fbpx

Tudo sobre a Segunda Vinda de Jesus e como podemos nos preparar

Jesus Cristo está chegando pela segunda vez, trazendo muitas mudanças nesse mundo tão difícil que vivemos hoje. Para nos preparar para esse evento, vamos entender mais sobre a ocasião e como nos preparar?

Primeira Vinda de Jesus

Se teremos uma segunda vinda, significa que já tivemos a primeira. E a palavra de Deus nos ajuda a entender os detalhes.

Todas as escrituras que temos são sobre nosso Salvador Jesus Cristo. Desde Gênesis até Doutrina e Convênios, lemos as palavras de Cristo, ensinamentos sobre Sua personalidade e profecias sobre Sua vinda.

Além disso, todos os profetas chamados por Deus testificam de Sua divindade e de Sua missão especial na Terra, que aconteceria com sua primeira vinda.

Tanto no Velho Testamento quanto no Livro de Mórmon, lemos profecias sobre Seu nascimento, sobre quem seria Sua mãe, Seus feitos, Seu poder e ministério, assim como de Seu sacrifício, Sua morte e Sua ressurreição.

E no Novo Testamento conseguimos ver como tudo o que foi profetizado realmente aconteceu. Incrível, né?

Segunda Vinda de Jesus

Do mesmo jeito que Cristo veio para a Terra e cumpriu com as profecias feitas pelos profetas antigos, Ele virá novamente, agora pela Segunda Vez, para cumprir com as profecias que estão no Novo Testamento, no Livro de Mórmon e também em Doutrina e Convênios.

Sua Segunda Vinda será bem diferente da primeira. Desta vez, Ele virá com grande poder e glória e todo o mundo saberá que Ele é o Cristo, o Filho de Deus.

Outro detalhe importante é que a Segunda Vinda de Cristo marcará o início do Milênio.

segunda vinda de Cristo

Quando será a Segunda Vinda?

Okay, tudo bem. Cristo virá novamente, mas quando? Bom, infelizmente não sabemos. Só o Senhor sabe (ver Doutrina e Convênios 106:4).

Mas, mesmo que a gente não tenha essa informação agora, nosso Pai Celestial nos ensinou o que devemos fazer para nos prepararmos para essa ocasião tão especial e tão esperada, além de nos mostrar quais sinais apareceriam antes de Jesus vir novamente.

Sinais da Segunda Vinda

Jesus Cristo disse que viria pela segunda vez como um “ladrão na noite” (I Tessalonicenses 5:2), mas nos deu alguns sinais para que a gente pudesse saber que Ele está vindo.

Esses sinais da Segunda Vinda foram revelados aos profetas de Deus e registrados nas escrituras.
Confira essa listinha que fizemos e incluímos também as referências para que vocês possam estudar os detalhes.

A apostasia da verdade do evangelho

Apostasia significa afastamento, e esse afastamento da verdade aconteceria após o ministério terreno de Cristo. O mundo ficaria sem o evangelho verdadeiro de Jesus por um certo período de tempo (ver Mateus 24:9–12; II Tessalonicenses 2:1–3).

A restauração do evangelho

Deus prometeu que o afastamento da verdade do evangelho não duraria para sempre. Ele disse que a restauração de tudo aconteceria um dia, incluindo a restauração de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ver Atos 3:19–21; Apocalipse 14:6–7; D&C 45:28; 133:36).

Um ponto importante é lembrar que a restauração não é um evento isolado e sim um processo, portanto, a restauração do evangelho ainda está acontecendo.

A restauração das chaves do sacerdócio

Essa restauração inclui a vinda do profeta Elias, que possui as chaves do poder selador do Sacerdócio de Melquisedeque e era o último a ter esse poder antes da época de Jesus Cristo.

O profeta Elias apareceu a Joseph Smith em abril de 1836 e desde essa época temos o poder para realizar ordenanças de selamentos nos templos do Senhor (Ver Malaquias 4:5–6; D&C 2; D&C 110:11–16).

O aparecimento do Livro de Mórmon

No Velho Testamento, os profetas Isaías e Ezequiel receberam a revelação de que o Livro de Mórmon apareceria nos últimos dias (ver Isaías 29:4–18 e Ezequiel 37:16-29) e os nefitas também receberam a mesma revelação (ver 3 Néfi 21:1–11).

O Livro de Mórmon foi publicado em março de 1830, e essa primeira edição foi impressa em Palmyra, Nova Iorque.

Livro de Mórmon

A pregação do evangelho em todo o mundo

Antes de Cristo vir à Terra pela segunda vez, o Seu evangelho será conhecido por todas as pessoas do mundo (ver Mateus 24:14). Essas pessoas ouvirão as boas novas do evangelho em seu próprio idioma.
Vemos o cumprimento desse sinal atualmente com a obra missionária, onde milhares de jovens pregam o evangelho em muitos países e em diversas línguas.

Os descendentes de Leí se tornarão um grande povo

No Livro de Mórmon, aprendemos sobre Leí e sua família. Aprendemos também sobre a promessa do Senhor de que os lamanitas (descendentes de Lamã – filho de Leí) seriam numerosos (ver 3 Néfi 21:22-25 e D&C 49:24).

A construção da Nova Jerusalém

Quando a Segunda Vinda de Cristo estiver bem perto de acontecer, os santos fiéis construirão uma cidade de retidão, chamada Nova Jerusalém. Nesta cidade, Jesus Cristo governará pessoalmente (ver 3 Néfi 21:23–25; Moisés 7:62–64; Regras de Fé 1:10).

Aprendemos por revelação moderna que essa cidade será construída no estado do Missouri, nos Estados Unidos (D&C 84:2-3)

Coligação da Israel dispersa

Por causa da iniquidade, o Senhor dispersou a Casa de Israel há muitos anos (ver Deuteronômio 18:64). Mas, prometeu que todos seriam reunidos fisicamente e espiritualmente antes da Segunda Vinda de Cristo (ver Jeremias 23:3; D&C 45:24-25)

Iniquidades, guerras e turbulência

Além de todos esses sinais que listamos até agora, ainda ocorrerão muitos outros, que entram nessa categoria.

E esses são os sinais que podem fazer com que muitas pessoas considerem a Segunda Vinda como um evento terrível:

Os sinais nos céus

Quando Jesus estiver prestes a voltar, alguns últimos sinais aparecerão nos céus e na Terra, como por exemplo o sol que escurecerá, as estrelas que cairão dos céus e a lua que ficará vermelha como sangue.(ver Joel 2:30–31; Mateus 16:1-4, 24:29–30; D&C 29:14–16; 45:39–42; 49:23; 88:87–90.)

Every Knee Shall Bow Every Tongue Confess por J. Kirk Richards

Como podemos nos preparar?

Agora que já sabemos quais são os sinais da Segunda Vinda, pode parecer meio complicado nos preparar para esse grande evento.

Na verdade, não é bem assim. Os profetas e apóstolos têm nos ensinado que o segredo para que o dia da Segunda Vinda do Senhor seja grande para nós e não terrível é a diligência.

Podemos entender melhor sobre essa preparação quando lemos a parábola das dez virgens (ver Mateus 25).

As virgens prudentes haviam levado seu óleo e as loucas não. Como não era possível emprestar óleo, as loucas foram buscar mais, pensando que daria tempo de voltar antes do noivo chegar. Infelizmente, o noivo chegou e elas não conseguiram chegar a tempo, ficando do lado de fora. 

Relacionado: 5 coisas que precisamos fazer agora para nos prepararmos para a Segunda Vinda

Nessa parábola, o noivo é uma representação de Jesus Cristo e Sua Segunda Vinda. As 5 virgens prudentes representam todas as pessoas que foram diligentes em sua preparação, que foram obedientes e que fizeram pequenas coisas a cada dia para se aproximar de Cristo. As 5 virgens loucas representam aqueles que não se prepararam ou que deixaram o arrependimento e a obediência para o último dia.

Então nos prepararmos para a Segunda Vinda começa com a obediência e também com a diligência. O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou:

“Não precisamos preocupar-nos com qual será o momento exato da vinda de Cristo, o que precisamos fazer é vigiar, orar e estar preparados.”

Espero que esse artigo tenha te ajudado a compreender mais sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo, seus sinais e como podemos nos preparar melhor.

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *