fbpx

4 Coisas para Saber Antes de Ir para Missão

Mulheres mórmons conversando sobre trabalho missionário

Jovem mórmon se preparando para ser um missionárioO que devo saber antes de ir para a missão? Missão de tempo-integral é uma experiência única e maravilhosa. Se você está se preparando para partir em missão provavelmente ouviu muitos conselhos de amigos e parentes. Esperamos acrescentar alguns conselhos a sua lista! Não é nada como decorar o Velho Testamento ou aprender 3 idiomas. Então confira sem medo:

1º O CTM (Centro de Treinamento Missionário) é um lugar maravilhoso, mas você pode tornar-se um missionário antes de entrar lá!

No CTM estuda-se muito e diverte-se muito. Há comida boa, amigos de várias partes do país e do mundo e instrutores atenciosos. Além disso, as Autoridades Gerais da Igreja visitam frequentemente o CTM – e sentimos um Espírito vibrante e sagrado, confirmando que a obra é verdadeira. Mas alguns missionários tem dificuldades no CTM. Você pode evitar isso aplicando o conselho do Elder David A. Bednar: “Ao entrarem no CTM, vocês naturalmente sentirão saudades da família, e muitos aspectos de sua rotina diária serão novos e difíceis. Porém, para um rapaz que se preparou bem para se tornar um missionário, o ajuste básico aos rigores da obra e ao estilo de vida missionária não será opressivo nem constrangedor. Assim, um elemento-chave para se elevar o nível de preparo inclui o esforço para tornar-se um missionário antes de ir para a missão.” [1] Tornar-se um missionário é compreender e viver padrões elevados de retidão e convidar as pessoas a conhecerem o Salvador.

2º A missão é uma oportunidade de consagrar seu tempo e talento – e você pode começar a fazer isso já!

Você não precisa esperar estar usando uma plaqueta preta para começar a consagrar sua vida ao Senhor. O Élder David A. Bednar ensinou: “Obviamente o processo de tornar-se um missionário não exige que o rapaz use camisa branca e gravata para ir à escola todos os dias, ou que siga as regras de horário dos missionários para deitar-se e levantar-se, embora a maioria dos pais certamente apoiasse essa ideia. Mas vocês podem desenvolver o desejo de servir a Deus (ver D&C 4:3), e podem começar a pensar como pensam os missionários, ler o que os missionários leem, orar como os missionários oram e sentir o que os missionários sentem. Podem evitar as influências mundanas que fazem o Espírito Santo Se afastar, e podem ganhar confiança em reconhecer e responder aos sussurros do espírito. Linha sobre linha e preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali, vocês podem se tornar gradativamente o missionário que desejam ser e o missionário que o Salvador espera que sejam.” [2]

3º Deus espera que você use sua retidão, seus dons e seu testemunho – antes e durante a missão.

O Elder M. Russell Ballard ensinou: “Precisamos de missionários vibrantes, criativos, entusiasmados, que saibam ouvir e responder aos sussurros do Espírito Santo. Não é hora de ter fraqueza espiritual. Não podemos enviar vocês em missão para que sejam reativados, reformados, ou para receber um testemunho. Não há tempo para isso. Precisamos de que estejam cheios de “fé, esperança, caridade e amor, com os olhos fitos na glória de Deus”. (D&C 4:5). Depois, o Elder Balalrd sugeriu “coisas simples” que os jovens que estão se preparando podem fazer, tais como: Desenvolver um significativo relacionamento com seu Pai Celestial, por meio da oração, Santificar o Dia do Senhor; Trabalhar e reservar parte das economias em uma poupança; Pagar integral e honestamente seu dízimo; Limitar o tempo gasto com jogos no computador (e redes sociais), e Estudar as escrituras e Servir o próximo. [3]

4º Você amará mais o Salvador e as pessoas que encontrar na missão, e elas serão uma bênção em sua vida.

Seu presidente de missão e a esposa dele, seus companheiros, os membros da igreja, os pesquisadores e todas as pessoas que encontrar nos 18 ou 24 meses que servir serão uma bênção em toda a sua vida, especialmente se você se empenhar ao máximo para ajudá-las a ir à Cristo. Se tiver esse desejo – e se esse for seu maior desejo – dons espirituais sagrados serão manifestados através de ti. Você também conhecerá melhor o Salvador Jesus Cristo e o Pai Celestial, e os amará mais intensamente. Você pode começar hoje mesmo a orar pelas pessoas que encontrará em sua missão e buscar desenvolver maior caridade. A oração, o estudo diário das escrituras, frequentar a Igreja, ir no Templo, participar do Seminário e do Instituto – são ações que contribuirão enormemente na sua missão.

__________

Saiba mais sobre o tema.

NOTAS

[1] BEDNAR, David A, “Tornar-se um Missionário”, Conferência Geral, Outubro de 2005.

[2] Idem ao anterior.

[3] BALLARD, M. Russell, “A Melhor de Todas as Gerações de Missionários”, Conferência Geral, Outubro de 2002.

| Missão
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Setenta mórmon Elder Claudio R M Costa
Nosso Presidente de Área: Claudio R. M. Costa
Lições inspiradoras de histórias das mulheres pioneiras

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *