fbpx

Por que os Mórmons precisam e acreditam na ciência ?

Como muitas crianças, sonhava em ser cientista quando “crescesse”.Na época da escola, simplesmente amava as aulas de química e física, onde estudávamos as partículas, a matéria os elementos e tantas outras coisas.Nessa época, minha família conheceu os missionários e sem demora todos fomos batizados.Alguns anos depois, meu irmão mais velho se afastou da Igreja, pois por dúvidas comuns, não acreditava mais em Deus ou em qualquer religião.Procurando respostas descobri algo maravilhoso; A fé e a ciência podem e precisam caminhar juntas.

O que é ciência?

ciência

“Fica claro que a ciência é necessária, porém, a ciência não possui todas as respostas”

Ciência[1] é uma palavra que deriva do termo latino “scientia” cujo significado é conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática¹.A ciência, ou seja, o conhecimento nos traz incontáveis privilégios e bênçãos.Todos os procedimentos médicos foram desenvolvidos após pesquisas e experimentos científicos e o mesmo ocorre com toda tecnologia que é desenvolvida após uma “descoberta” científica.Em 2010, o Elder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos ensinou[2]: “Os santos dos últimos dias acreditam em aplicar as melhores técnicas e conhecimentos científicos disponíveis. Usamos a nutrição, os exercícios e outras práticas para preservar a saúde e recrutar a ajuda de profissionais da saúde, como médicos e cirurgiões, para restaurá-la.”

Fica claro que a ciência é necessária, porém, a ciência não possui todas as respostas.Durante séculos cientistas procuram respostas para verdades absolutas, para as perguntas da alma.Qual é o propósito da vida? Há vida após a morte? Há um Deus? Como tudo começou?

Como encontrar respostas?

ciência dna

“Por mais criteriosos que sejamos na aplicação do método, podemos ainda obter a resposta errada”

O querido e falecido Apóstolo Elder Richard G. Scott ensinou[3] em 2007 que há duas maneiras de encontrar respostas: “Existem duas maneiras de encontrarmos a verdade—ambas úteis, desde que respeitemos as leis nas quais se baseiam. A primeira é o método científico. Ele pode exigir a análise de dados para confirmar uma teoria ou, como alternativa, pode comprovar se um princípio é válido através da experimentação. O método científico é uma maneira válida de buscar a verdade; entretanto, tem duas limitações: Primeira, nunca podemos ter a certeza de ter identificado uma verdade absoluta, embora nos aproximemos dela cada vez mais. Segunda, às vezes, por mais criteriosos que sejamos na aplicação do método, podemos ainda obter a resposta errada.A melhor maneira de encontrarmos a verdade é simplesmente ir à fonte de toda a verdade e pedir inspiração ou seguir a inspiração que recebemos.”

“Não recebi minha fé por meio da ciência e não permitirei que a assim chamada ciência a destrua”

Não podemos recorrer a métodos científicos para responder as perguntas da alma, sobre as verdades absolutas.O Presidente Monson aconselhou[4]: Lembrem-se de que a fé e a dúvida não podem coexistir na mente ao mesmo tempo, porque uma repele a outra. Se a dúvida vier bater à nossa porta, simplesmente digam àqueles pensamentos céticos, perturbadores e rebeldes: “Quero ficar com minha fé, com a fé do meu povo. Sei que nela há felicidade e contentamento, por isso proíbo vocês, pensamentos agnósticos e céticos, de destruírem a morada de minha fé. Reconheço que não compreendo o processo da criação, mas aceito sua realidade. Concordo que não posso explicar os milagres da Bíblia, tampouco me proponho a fazê-lo, mas aceito a palavra de Deus. Não conheci Joseph pessoalmente, mas creio nele. Não recebi minha fé por meio da ciência e não permitirei que a assim chamada ciência a destrua

Ok, tendo os profetas e apóstolos ensinado que não devemos recorrer a ciência para encontrar as respostas da alma, quando devemos recorrer a ciência?

Aprender e aplicar

“Não desenvolveremos todo conhecimento que necessitamos durante essa vida, mas precisamos buscar ao máximo entender o plano e a criação do Senhor e isso é uma verdade absoluta”

Durante o ministério sagrado do Salvador, Ele frequentemente convidava as pessoas para o seguirem, e para que todos fossemos perfeitos assim como Ele e Nosso Pai são[5].Ele criou a terra, o céu, o mar e tudo neles há.As escrituras ensinam que Ele criou mundos incontáveis[6].Em minha compreensão das escrituras, Ele deseja que todos nós tenhamos o conhecimento que Ele tem, por essa razão ele ordenou que buscássemos conhecimento nos melhores livros e aprendêssemos pelo estudo e pela fé[7].Não desenvolveremos todo conhecimento que necessitamos durante essa vida, mas precisamos buscar ao máximo entender o plano e a criação do Senhor e isso é uma verdade absoluta.Além de procurar conhecimento, devemos aplicar o conhecimento que temos e que já foi revelado a outras pessoas, como citei anteriormente, o Elder Oaks foi claro quando disse: ” Os santos dos últimos dias acreditam em aplicar as melhores técnicas e conhecimentos científicos disponíveis.” No mesmo discurso o Elder Oaks cita que quando alguém pedia uma bênção do sacerdócio ao profeta Brigham Young ele respondia[8]: “Você já usou qualquer tipo de remédio?”  e quando a resposta era negativa ele dizia: “Isso seria incoerente de acordo com minha fé. Se estivermos enfermos e pedirmos ao Senhor que nos cure, e

bebê nascimento

“Parece-me mais razoável aplicar todos os remédios que vierem ao alcance de meu conhecimento e pedir ao Pai Celestial que santifique aquela aplicação para a cura de meu corpo”

faça tudo o que nos é necessário, de acordo com o meu entendimento do evangelho da salvação, eu poderia também pedir ao Senhor que fizesse crescer o trigo e o milho em meus campos, sem que eu tivesse o trabalho de ará-los e lançar a semente. Parece-me mais razoável aplicar todos os remédios que vierem ao alcance de meu conhecimento e pedir ao Pai Celestial (…) que santifique aquela aplicação para a cura de meu corpo

 

Estive doente nos últimos dias e sou grato a ciência e a tecnologia por ter os medicamentos que me ajudaram, porém, sou ainda mais grato ao Senhor por Ele ter permitido aos homens que “descobrissem” a ciência e por ter me abençoado depois de eu ter feito tudo que podia para ter saúde.Não tenho todas as respostas mas sei que Ele tem e que está disposto a compartilhar comigo, tudo que preciso fazer é pedir com fé[9].Testifico que os mórmons são um povo que acredita e precisa da ciência e que enfrenta suas dúvidas.

________

REFERÊNCIAS

[1]  Significado da palavra ciência

[2] Curar os Enfermos – Elder Oaks

[3] A Verdade: Alicerce das Decisões Corretas – Elder Scott

[4] O Farol do Senhor – Presidente Monson

[5] 3 Néfi12:48 – O Livro de Mórmon

[6] Moisés 1:33 – Pérola de Grande Valor

[7] D&C 88:118 – Doutrina e Convênios

[8] Discursos de Brigham Young, Pág 163 – John A. Widtsoe

[9] Tiago 1:5 – Bíblia Sagrada, Novo Testamento

Caso queiram buscar mais conhecimento sobre o assunto, recomendo em primeiro lugar que busque o Senhor, seus líderes e recomendo também o site oficial da Igreja: mormon.org

| Para refletir
Publicado por: Viccenzo Benatti
Mórmon, marido e pai, Viccenzo serviu na Missão Brasil Goiânia e isso mudou sua vida completamente. É especialista em marketing digital e é apaixonado por aprender e ensinar.
blog
Como traduzir o Livro de Mórmon convenceu um não-membro que Joseph...
coisas edificantes para fazer durante o carnaval
10 coisas edificantes para fazer durante o feriado de carnaval

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *