fbpx

O que fazer quando você sente que não tem mais Fé

Já vi, como provavelmente você já viu, uma pessoa, antes firme na Igreja, fiel nas obrigações do discipulado, dedicada no serviço cristão e atenciosa com todos os assuntos do Evangelho – perder a fé, encher-se de duvidas e afastar-se do “primeiro amor” (Apocalipse 2:14). Por que isso acontece? Como uma pessoa perde a fé? Como podemos evitar perder a fé? Por qual motivo precisamos fazê-lo? Como voltar a ter fé? E finalmente: como ajudar as pessoas que são céticas e incrédulas?

 

Por que uma pessoa perde a fé?

A fé é intrínseca ao ser humano. Temos expectativas e esperanças sobre o futuro e vivemos com uma fé que nos leva a fazer planos e agir segundo cremos. Por exemplo: temos a fé natural de que amanhã acordaremos, de que o sol brilhará e teremos mais um dia pela frente. Esse tipo de fé simples, que é um princípio de ação em todo ser inteligente, não é a fé que tratamos aqui. Estamos falando do tipo de fé centralizada em Deus, e em Seu filho Jesus Cristo, que leva uma pessoa a agir como Eles desejam – e que gera poder espiritual.

Uma pessoa pode perder a fé em Cristo quando “não tem raiz em si mesmo” e “chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende” (Mateus 13:21). As escrituras revelam que o orgulho pode ter como desfecho a incredulidade. Depois de duzentos anos de paz, retidão e fé, o povo nefita “começaram a tornar-se orgulhosos, trajando roupas caras e usando toda sorte de pérolas finas e de coisas luxuosas do mundo”. Depois começaram a dividir-se em classes e criar Igrejas conforme seu entendimento, a fim de obter lucro (4 Néfi 1:24-27). É por isso que a incredulidade nas escrituras às vezes é chamada de “endurecimento do coração” ou “cegueira da mente” – e leva uma pessoa a racionalização, rebelião e desobediência.

Às vezes uma pessoa perde a fé quando enfrenta uma provação extrema – a morte de um ente querido, um divórcio, duvidas sobre o Evangelho e a História da Igreja, decepção com a liderança, medo do compromisso, etc. Ou às vezes uma pessoa perde a fé por negligencia (Alma 32:38-40) ou por amar o pecado e as coisas vãs do mundo (1 João 2:15). Entretanto, aquilo que leva uma pessoa a incredulidade pode ser a alavanca que produz um vigoroso testemunho e uma conversão duradoura. Isso ocorre porque ser fervoroso ou incrédulo é uma escolha. Portanto, uma pessoa se torna incrédula porque escolhe assim se tornar. O Elder Neil L. Andersen, dos Doze Apóstolos, explicou:

“A fé em Jesus Cristo é uma dádiva que recebemos do céu quando escolhemos acreditar, quando a buscamos e quando nos apegamos a ela. Sua fé ou está se fortalecendo ou se tornando mais fraca. (…) O futuro de sua fé não é obra do acaso, é uma escolha.” [1]

 

Como e por que evitar perder a Fé?

Alma parece ter dado a resposta ao dizer: “E agora, meu filho, todos os homens que estão num estado natural ou, em outras palavras, num estado carnal, encontram-se no fel da amargura e nos laços da iniquidade; vivem sem Deus no mundo e seguiram caminhos contrários à natureza de Deus; por conseguinte, estão num estado contrário à natureza da felicidade.” (Alma 41:11)

A incredulidade nos coloca no “estado natural”, ou seja, aflora em nós o “homem natural” que “não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porquanto se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14).

Alma e Paulo sabiam que a falta de fé levava a infelicidade e amargura. Morôni acrescentou que a falta de fé faz cessar os dons espirituais – e disse que onde há fé, há também esperança e caridade. Finalmente ele ensinou que a falta de fé (e, consequentemente de esperança e caridade) leva ao desespero e iniquidade – que resulta na condenação da alma dos homens (Morôni 10:20-25). Assim, é vital que nutramos a fé, para que não morra, e encontremos “aquela felicidade que está preparada para os santos” (2 Néfi 9:43).

Escolher nutrir a fé é vital. O Elder Andersen disse:

A fé no Senhor Jesus Cristo não é algo etéreo, que flutua solto no ar. A fé não recai sobre nós ao acaso nem permanece conosco de modo hereditário. Ela é, como dizem as escrituras, o “fundamento (…), a prova das coisas que não se veem” A fé emite uma luz espiritual, e essa luz é discernível. A fé em Jesus Cristo é uma dádiva que recebemos do céu quando escolhemos acreditar, quando a buscamos e quando nos apegamos a ela. Sua fé ou está se fortalecendo ou se tornando mais fraca. [2]

O Bispo Richard C. Edgley, acrescentou:

A clássica preleção de Alma sobre a fé, registrada no capítulo 32 de Alma, no Livro de Mórmon, é uma série de escolhas para garantir o desenvolvimento e a preservação de nossa fé. Alma admoestou-nos a escolher. Suas palavras descrevem ações iniciadas por escolhas. Ele usou as palavras despertar, exercitar, pôr à prova, exercer, desejar, operar e plantar. Depois, Alma explicou-nos que, se fizermos essas escolhas e não descartarmos a semente por descrença, então “ela começará a inchar em [nosso] peito” (Alma 32:28). Sim, a fé é uma escolha, e ela precisa ser buscada e desenvolvida. Portanto, somos responsáveis por nossa própria fé. Também somos responsáveis por nossa falta de fé. A escolha é sua. [3]

 

Como (re)descobrir a fé?

Caso você sinta que sua fé é fraca ou que esta morrendo, pode fazer como um aflito pai das escrituras, que rogou ao Senhor: “ajuda minha incredulidade” (Marcos 9:24). Esse pedido sincero e humilde abre as portas para o dom da fé.

Mais uma vez o Bispo Edgley ensinou:

Estejam cientes de que a fé não é um dom gratuito concedido sem que pensemos, desejemos ou nos esforcemos. Ela não nos chega como o orvalho que cai do céu. O Senhor disse: “Vinde a mim” (Mateus 11:28) e “Batei, e [dar]-se-vos-á” (Mateus 7:7). Esses verbos são de ação: “vir” e “bater”. Tratam-se de escolhas. Portanto, eu digo: escolham a fé. Escolham a fé em vez da dúvida, escolham a fé em vez do medo, escolham a fé em vez do desconhecido e do invisível e escolham a fé em vez do pessimismo. [4]

O Bispo Edgley passou então a listar ações que podem ser tomadas para evitar o perecimento da fé – ajudando-a a florescer forte:

  • Se a confusão e a desesperança pesarem em sua mente, escolham despertar e exercitar suas faculdades (ver Alma 32:27). Ao achegar-nos humildemente ao Senhor com um coração quebrantado e um espírito contrito, seguimos pelo caminho da verdade e pela senda do Senhor, de luz, conhecimento e paz.

  • Se seu testemunho for imaturo, não testado e inseguro, escolham “exercer ainda que seja uma partícula de fé”; escolham “[pôr] à prova [Suas] palavras” (Alma 32:27). O Salvador explicou: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo” (João 7:17).

  • Quando a lógica, a razão ou o intelecto pessoal entrarem em conflito com a doutrina e os ensinamentos sagrados, ou quando mensagens conflitantes atacarem suas crenças, como os dardos inflamados descritos pelo Apóstolo Paulo (ver Efésios 6:16), escolham não lançar a semente fora de seu coração por descrença. Lembrem-se de que não recebemos um testemunho até que nossa fé tenha sido provada (ver Éter 12:6).

  • Se sua fé for testada e amadurecida, escolham nutri-la “com muito cuidado” (Alma 32:37). Por mais forte que seja nossa fé, com todas as mensagens confusas que a atacam, ela também se pode tornar muito frágil. Precisa de nutrição contínua por meio de constante estudo das escrituras, oração e aplicação de Sua palavra.

Os frutos da fé são coragem, destemor, confiança em Deus, alegria, dons espirituais e conhecimento puro. Vale a pena guardar os mandamentos, mesmo quando “vemos em parte” (1 Coríntios 13:9, 12) – ou seja, não temos que ter todas as respostas, pois a fé, no princípio, “não é um perfeito conhecimento” (Alma 32:26).

Quando nos esforçamos para ser dignos, podemos agir com confiança, mesmo sem plena certeza. O Pai Celestial nos abençoou com o arbítrio e às vezes exige que façamos o que julgamos ser o certo, sem Sua orientação e intervenção. Ele deseja que usemos nosso arbítrio e colhamos os frutos de nossas escolhas (D&C 58:27). O Presidente Boyd K. Packer, ensinou:

“Em algum lugar de nossa jornada em busca de conhecimento espiritual, existe aquele ‘salto de fé’. (…) É o momento em que chegamos até o limiar da luz e damos um passo para dentro da escuridão, para naquele instante descobrirmos que o caminho está iluminado por apenas um ou dois passos à nossa frente” [5]

Se agirmos fielmente de acordo com o conhecimento que já possuímos, mesmo não tendo sempre certeza absoluta, o Pai Celestial não permitirá que nos desencaminhemos. Com o tempo veremos que fomos abençoados, conduzidos e guiados, “como os lamanitas que, por causa de sua fé [em Cristo] na época de sua conversão, foram batizados com fogo e com o Espírito Santo e não o souberam” (3 Néfi 9:20).

As dúvidas, temores e dificuldades serão gradualmente resolvidas se buscarmos orientação celeste, vivermos o evangelho e estudarmos as escrituras.

 

Como ajudar outros a encontrarem a fé?

Talvez você sinta segurança na fé que possui, mas conhece pessoas com desafios de fé. Elas tem perguntas, medos e dificuldades. Há duas coisas que sugiro para ajudar.

Primeiro, manter e aumentar sua própria fé em Deus e em Jesus Cristo, afinal Eles são os que mais desejam ajudar as pessoas a desenvolverem fé. É preciso estar sintonizado com as coisas de Deus para que você seja um instrumento eficaz para Ele socorrer outros.

Segundo, ajudar a pessoa incrédula a melhorar seu relacionamento com o Pai Celestial e Jesus Cristo por meio da oração e boas obras. A pregação da palavra, o convite para orar, ler as escrituras e ir para Igreja possibilitam que o coração “amoleça” e a semente da fé encontre um terreno propici.

Se as pessoas com fé fraca verem nosso exemplo e preocupação – e como a fé nos faz bem, poderão desejar desenvolverem seu próprio testemunho e buscarem, por si mesmas, o dom de uma forte fé em Cristo. Elas poderão nos perguntar como obtivemos a certeza das coisas que não se vem – e poderemos explicar-lhes que foi preciso pedir, buscar e bater (3 Néfi 27:29).

 

Conclusão

A melhor coisa para faze caso sua fé esteja definhando é escolher a fé. Escolha crer, escolha viver segundo a vontade de Deus. O Presidente Thomas S. Monson, deu este poderoso conselho:

Tomemos a decisão de edificar dentro de nós uma fé vigorosa que será nosso mais eficaz baluarte contra os desígnios do adversário — uma fé real, o tipo de fé que vai amparar-nos e reforçar nosso desejo de escolher o que é certo. Sem essa fé, não vamos a lugar algum. Com ela, podemos alcançar nossos objetivos.

Embora seja imperativo escolher com sabedoria, há momentos em que faremos escolhas insensatas. O dom do arrependimento, oferecido por nosso Salvador, permite-nos corrigir nosso curso, para que voltemos ao caminho que vai levar-nos à glória celestial que buscamos.

Tenhamos a coragem de contrariar o senso comum. Escolhamos sempre fazer o certo mais difícil em vez do errado mais fácil.

Ao ponderarmos as decisões que tomamos todos os dias em nossa vida — sejam elas quais forem —, se escolhermos a Cristo, vamos ter feito a escolha certa. [6]

 

___________

[1] “A Fé Não É Obra do Acaso, É uma Escolha“, Conferência Geral Outubro de 2015.

[2] Idem a nota anterior

[3] “Fé – a escolha é sua“, Conferência Geral Outubro de 2010.

[4] Idem a nota anterior

[5] “A Busca do Conhecimento Espiritual”, A Liahona, janeiro de 2007, p. 14)

[6] “Escolhas“, Conferência Geral Abril de 2016

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Mórmon e gay
Mórmons e Gays: Igreja SUD lançará novo site
#DiaDoSenhor
#DiaDoSenhor, lança novo vídeo com Élder Holland

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *