fbpx

Por que decidi ficar na igreja?

ficar na igreja

Ficar na Igreja

Batizar-se é fácil, quero ver é ter coragem de ano após ano permanecer na igreja. É verdade que muitas são as alegrias por fazer parte deste evangelho. Realizações e bênçãos fazem parte da rotina dos santos dos últimos dias. Em contrapartida, muito desapontamentos também fazem parte da trajetória.

“Descobrir” que os missionários que te ensinaram não são perfeitos. Desapontar-se com os membros que as vezes fazem comentários ou tem atitudes que você jamais esperava. Conviver com o fato de que muitos dos seus problemas e desafios permanecerão em sua vida ainda que você seja um membro completamente fiel.

Que atire a primeira pedra aquela pessoa que está na igreja a mais de um ano e que nunca se sentiu um pouco desapontada. Te apresentamos a seguir, quatro motivos pelos quais você pode decidir ficar na igreja:

1.Leitura do Livro de Mórmon

ficar na igrejaA muitos anos atrás uma jovem que havia crescido na igreja se sentia um pouco desanimada com o rumo que as coisas estavam tomando. Sua família passava por um momento delicado e muitas das verdades que ela crescera acreditando não pareciam fazer sentido algum.

Não se sentia aceita e compreendida pelos membros de sua mesma idade e isso a motivava a buscar relacionamentos com pessoas que não fossem membros da igreja. Certo dia, esta jovem pensou: “vou orar e avisar a Deus que já não quero mais ser membro da igreja”. Atitude um pouco estranha mas que repercutiu em um resultado inesperado. Ao orar a jovem recebeu o seguinte sentimento em seu coração: “você vai deixar minha igreja sem nunca haver lido o Livro de Mórmon de capa a capa?”

A jovem aceitou o desafio e começou a ler o Livro de Mórmon para que depois disso ela pudesse ficar inativa. Claro que o resultado foi o oposto. A leitura diária do Livro de Mórmon, provocou sentimentos de aceitação e felicidade naquela jovem. Ao final de um ano de leitura seu coração estava tomado pela certeza que Deus a amava e que vale a pena ficar ativo na igreja.

A leitura do Livro de Mórmon impele o cristão a  ficar ativo na igreja.

2.Consolo no Espírito Santo

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Ele desempenha diversos papéis fundamentais no Plano de Salvação. É ele quem testifica do Pai e do Filho. Ele é responsável pela revelação pessoal, pois ele revela a verdade de todas as coisas. Ele é responsável pelo processo de santificação de todas as pessoas que foram batizadas (por isso na confirmação como membro se diz que a pessoa recebe o Espírito Santo). Ele é o santo espírito da promessa.

Todas as funções que o Espírito Santo desempenha são muito importantes e especiais. Além de tudo isso que já foi mencinado, ele é o consolador. Encontrar consolo por meio do Espírito Santo em momentos de provação renova as forças do “viajante” cansado. Quando o Espírito Santo atua é possível sentir o amor que Deus tem por você. Sentir esse amor certamente é uma razão para ficar na igreja.

3.Bênçãos de ser membro

Você tem certeza que se deixasse a igreja sua vida seria mais fácil? É a igreja a causadora dos problemas e desafios que está vivendo em sua vida agora? O evangelho de Jesus Cristo existe para tornar o fardo das provações mais leve. Esta vida é um tempo de provações e cada dia as pessoas precisam enfrentar várias, sejam elas de natureza: financeira, física ou espiritual.

Falando sobre o tema, presidente Dieter F. Uchtdorf ensinou uma frase que se tornou “clássica” para os membros da igreja:

“Não me julgue só porque o meu pecado é diferente do seu”.

A natureza das provações que as pessoas vivem é  diferente. Os sentimentos desencadeados por elas são muito parecidos. Angústia, sofrimento, tristeza e frustração. Coisas que levam as pessoas a desistirem e serem tentadas a não acreditar em Deus e em seu poder.

Uma reflexão mais profunda sobre os mandamentos irá te ajudar a perceber que ainda que algumas bênçãos desejadas não foram alcansadas, muitas outras foram. Ainda que você esteja com câncer ter vivido a Palavra de Sabedoria foi em bênção em sua vida. Ainda que nunca tenha se casado, desejar um casamento no templo foi uma bênção. Guardar o dia do Senhor é uma bênçãos ainda que você tenha perdido o trabalho do seus sonhos por isso.

O evangelho enche a alma de esperança e por meio do Espírito Santo a pessoa pode encontrar forças e ficar ativa na igreja.

4.Um testemunho restaurado

ficar na igreja

Seu testemunho pode ser restaurado se voê decidir ficar na igreja

O testemunho é uma certeza que se obtém através do Espírito Santo. Ao aprender sobre uma doutrina verdadeira o espírito testifica e a pessoa pode saber por ela mesma se a doutrina é verdadeira ou não. Ao iniciar a jornada na igreja, usualmente as pessoas não tem um testemunho pessoal tão forte.

A medida que continuam perseverando, indo a igreja e aprendendo mais sobre o evangelho de Jesus Cristo elas crescem em seu testemunho pessoal e se tornam mais fortes em sua fé. O Élder Robert D. Hales, disse o seguinte sobre o assunto:

Obtemos um testemunho pelo dom e poder do Espírito Santo. Este testemunho permite-nos permanecer fiéis em épocas de prosperidade e sobrepujar a dúvida e o medo em tempos difíceis. Todos nós precisamos saber o que é um testemunho, como obtê-lo e quais as responsabilidades que o acompanham. (Élder Robert D. Hales)

Por meio da expiação de Jesus Cristo todas as coisas podem ser restauradas. O mestre dos mestres é capaz coligar e restaurar tudo, inclusive coraçãoes que foram despedaçados. Procurar a Jesus Cristo nos momentos difíceis torna possível que a pessoa decida ficar na igreja, aconteça o que aconteça em sua vida.

 


Bibliografia

Os misericordiosos receberão misericórdia. Dieter F. Uchtdorf Conferência Geral, Abril 2012. (aqui)

A importância de receber um testemunho pessoal. Robert D. Hales. Conferência Geral, Abril 1994.(aqui)

| Para refletir
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
Pessoas da área médica precisam muitas vezes trabalhar no domingo
10 formas de sentir o Espírito quando precisamos trabalhar no Domingo
mormonismo
O que seria da minha vida sem o mormonismo?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *