fbpx

5 religiosos que mais influenciaram o mundo até hoje

religiosos que influenciaram o mundo

Religiosos que mais influenciaram o mundo

“Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos” (13ª Regra de fé)

É impossível contar a história da humanidade sem perpassar pela história das religiões, é impossível falar da história das religiões sem mencionar seus líderes. Se bem é verdade que se tornaram conhecidos por representar uma determinada facção religiosa foram muito mais além do feito de representar uma ou outra religião. Se destacam porque representam um conjunto de valores e ações que sensibilizam a sociedade. Veja a seguir os 5 personagens religiosos que mais influenciaram o mundo até hoje:

1.Jesus Cristo

religiosos que mais influenciaram o mundo

Jesus Cristo é um dos religiosos que mais influenciaram o mundo.

Se você vive no Ocidente a história da sua vida foi influenciada por Ele no mínimo porque o calendário é dividido em Antes e Depois de Cristo. É isso aí, Ele é o maior marco referencial da linha de tempo.

Quantas igrejas denominadas cristãs existem no mundo? É difícil precisar um número mas  sem dúvida são muitas. Jesus Cristo, teve uma vida exemplar para toda a humanidade, aliás, o conjunto de sua doutrina é baseada no exemplo. Difundiu a ideia de que os Homens serão julgados por seus pensamentos, palavras e ações. Uma religião fundamentada em uma prática interna era algo novo para o Ocidente, as religiões existentes antes dele pregavam sobre uma atitude externa. Seu exemplo de bondade, amor e não julgamento aos demais o deixa em primeiro lugar nesta lista.

2. Madre Teresa

Madre Teresa

Entre o religiosos que mais influenciaram o mundo está a Madre Teresa de Calcuta.

Madre Teresa foi beatificada pela Igreja Católica em 2003, recebeu o prêmio Nobel da paz em 1979.  Chama a atenção em sua história o envolvimento com uma rotina diária de serviço que durou 30 anos. Calcutá, a cidade que se tornou parte de seu sobrenome era uma das regiões símbolo da pobreza no nordeste da Índia. Sua obra assistencial chegou aos cinco continentes. No Brasil foi responsável pela implementação de 10 casas de assistência mantidas pelas Missionárias de Caridade. Levou a mensagem da solidariedade cristão aos mais pobres.

3.Mahatma Ghandi

Ghandi também é um dos religiosos que mais influenciaram o mundo. (imagem via infoescola.com)

Ghandi também é um dos religiosos que mais influenciaram o mundo. (imagem via infoescola.com)

Pacificista e líder mundial indiano foi educado no Índia mas terminou sua escolarização na Inglaterra onde se tornou advogado. Em 1893 mudou-se para a África do Sul e neste país atuou em sua profissão defendendo a minoria hindu que aí vivia. Em 1914 enquanto o mundo realizava a Primeira Guerra Mundial, Ghandi iniciou uma campanha pela paz entre hindus e mulçumanos que viviam em conflito. Lutou também pela liberdade política da Índia que era uma colônia britânica.

Talvez o ponto mais interessante de sua história de lutas foi que era um pacificista. Utilizou como “armas”: passeatas, jejuns e retiros espirituais. Ele foi uma das principais personalidades na luta de independência da Índia.

Maomé

religiosos que influenciaram o mundo

Mesquita em Meca (imagem via: missaoatenas.com).

Na primeira parte de sua vida Maomé foi um comerciante que vivia na região de Meca. Sua figura é interessante levando-se em consideração o fato que viveu em uma região com forte presença das duas religiões monoteístas de sua época: o judaísmo e o cristianismo. A região do Islã onde viveu ainda é marcada por muitos conflitos e disputas mas conseguiu de certa modo promover uma unificação do território. A religião do islã criada por ele, é uma das principais no Ocidente atualmente.

5. Martin Lhuter King

regiliosos que influenciaram o mundo

“Eu tenho um sonho!” Luther King.

Martin Lhuter King foi um pastor da igreja batista e viveu nos Estados Unidos. Em 1955 envolveu-se na luta pelos direitos humano. Defendia que todos deveriam ter os mesmos direitos civis independente de sua raça ou condição social. Sua filosofia de “luta” era baseada em Ghandi, executava uma resistência pacífica. Conseguiu notável influencia sobre os afrodescentes norte americanos e em 1963 realizou uma marcha histórica sobre Washington onde participaram 250.000 manifestantes.

Em 1964 recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate a desigualdade racial através da não violência. No últimos anos de sua vida também lutou contra a pobreza produzida no Vietnã pela guerra.


Bibliografia

Guia de estudo das escrituras – Jesus Cristo.

Madre Teresa de Calcutá – Wikipedia (aqui).

Mahatma Ghandi – (aqui)

Maomé – (aqui)

Martin Luther King – (aqui)

 

| Para refletir
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
membros
Mórmons, Eleições e Política
Teâncum - soldado nefita
Por que Teâncum foi capturado e morto?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *