fbpx

Exorcismo e o Evangelho de Jesus Cristo

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não costumamos usar a palavra “exorcismo”, preferindo a expressão “expulsão de demônios”, conforme as escrituras.

Este é um resumo de um artigo escrito no Teologia Mórmon. Para acessar o texto completo e as notas de rodapé clique aqui.

 

INTRODUÇÃO

Preliminarmente devo dizer que em nossas aulas dominicais não falamos muito sobre este assunto, os oradores da Reunião Sacramental não o abordam – e não há expulsão de demônios como parte das cerimonias da Igreja – como ocorre em algumas igrejas evangélicas. De fato, temos muito coisa boa para falar e tratar. Sabemos que aqueles que se aprofundam em estudar o mal acabam se apegando a ele. O Élder James E. Faust disse:

“Não é uma coisa boa interessar-se por Satanás e seus mistérios. Nada de bom pode resultar de aproximar-nos do mal. Tal como quando brincamos com fogo, é muito fácil nos queimar: “O conhecimento do pecado induz à sua prática” (Joseph F. Smith, Gospel Doctrine, 5ª ed., 1939, p. 373). O único caminho seguro é manter-nos bem distante dele e de quaisquer de suas atividades iníquas e práticas depravadas. Os males do culto ao diabo, da feitiçaria, da bruxaria, do ocultismo, dos encantamentos, da magia negra e todas as outras formas de demonismo devem ser evitados como praga.

No entanto, o Presidente Brigham Young (1801–1877) disse ser importante “estudar (…) o mal e suas consequências” (Discourses of Brigham Young, sel. John A. Widtsoe, 1941, p. 257). Sendo Satanás o autor de todo o mal no mundo, é essencial, portanto, dar-nos conta de que ele é a influência por trás da oposição à obra de Deus. Alma declarou esse ponto sucintamente: ‘Tudo que é bom vem de Deus e tudo que é mau vem do diabo’ (Alma 5:40)” [1]

 

EXPULSÃO DE DEMÔNIOS NAS ESCRITURAS

jesus expulsa um demonioÉ inegável para o estudioso das escrituras que possessões e expulsões de espíritos malignos acontecem. O Rei Benjamim profetizou, séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, que o Salvador “expulsará demônios, ou seja, os espíritos malignos que habitam no coração dos filhos dos homens.” (Mosias 3:6). Enquanto estava na Terra, realmente Cristo expulsou muitos espíritos malignos. Por exemplo: “E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios (…) E pregava nas sinagogas deles por toda a Galileia, e expulsava os demônios” (Marcos 1:34, 39).

Cristo disse que o fato Dele expulsar demônios era um sinal da chegada do Reino de Deus para os incrédulos (Lucas 11:20) [2]. Ele também deu poder a seu apóstolos para que expulsassem espíritos malignos (Marcos 3:14-15). Ele disse que este seria uma sinal para os que cressem (Mórmon 9:24). De fato, em muitas passagens Cristo promete: “os que pedirem em meu nome, com fé, expulsarão demônios” (D&C 35:9). Seus apóstolos antigos realizaram este tipo de milagre  (Marcos 6:13, Atos 16:16-18). Quando o Salvador estava entre os nefitas realizou este tipo de milagre (3 Néfi 17:6-10), que também havia sido realizado por seus discípulos (3 Néfi 7:22).

 

QUEM PODE EXPULSAR DEMÔNIOS?

Em nossa dispensação o Senhor disse que seus servos teriam poder para expulsar demônios (D&C 124:98). Este é um poder inerente ao Sacerdócio de Melquisedeque. Somente portadores do Sacerdócio maior podem verdadeiramente expulsar demônios.

Os portadores do sacerdócio não buscam essas experiências. Mas devem estar preparados para elas. Em Doutrina e Convênios lemos:

“Portanto acontecerá que, se virdes manifestado um espírito que não podeis compreender e não conhecerdes esse espírito, perguntareis ao Pai em nome de Jesus; e se ele não vos der a conhecer, então sabereis que não é de Deus. E ser-vos-á dado poder sobre esse espírito; e proclamareis contra esse espírito, em alta voz, que ele não é de Deus — Não com acusações injuriosas, para que não sejais vencidos, nem com jactância ou regozijo, para que não sejais por ele apanhados. Aquele que recebe de Deus, reconheça que é de Deus; e que se regozije por Deus considerá-lo digno de receber. E dando ouvidos e fazendo essas coisas que recebestes e que mais adiante recebereis — e o reino vos é dado pelo Pai, assim como o poder para vencer todas as coisas que não são por ele ordenadas” (D&C 50:31-35).

 

Satanás é “um ser real do mundo invisível” (JS-H 1:16). Ele se seus seguidores estão constantemente procurando nossa destruição. Eles não possuem um corpo, e em certas ocasiões conseguem se apossar de corpos mortais. Porém, Satanás e seus servos não podem entrar em nosso corpo a menos que os permitamos. Isso acontece quando preferimos trevas em vez de luz, quando pecamos e persistimos no pecado.

O Sacerdócio de Melquisedeque tem o poder de expulsar dêmonios. Isso aconteceu no passado e acontece hoje. Porém, o Senhor não deseja que falemos sobre esse tipo de experiência [13].

Não devemos subestimar Satanás [14]. Precisamos confiar em Deus. O diabo não precisa adentrar em nosso corpo para fazermos mal. Élder ElRay L. Christiansen disse:

“Satanás conhece todos os ardis. Ele sabe onde somos suscetíveis às tentações e como nos incitar a fazer o mal. Ele e seus anjos nos sugerem o mal, diminuem a gravidade do pecado e o tornam convidativo” [15]

Não precisamos temer. Deus esta no controle e nos protegerá. Se Satanás nos tentar ou se nos vermos em um condição rara de possessão demoníaca, devemos confiar em Deus, estar armados com retidão – tendo jejuado e orado. Os portadores do sacerdócio terão, então, autoridade para expulsar o demônio, em nome de Jesus Cristo. Temos a seguinte garantia:

“Quando desafiado, Satanás se zanga, como fez com Moisés. Ele gritou, tremeu e afastou-se de Moisés, que permaneceu inflexível (…). Não havia mais nada que ele pudesse fazer. Ele tem de partir quando dizeis: ‘Afasta-te de mim, Satanás.’ Toda alma mortal é mais forte que Satanás, se essa alma for resoluta.” [16]

Para continuar lendo o texto e acessar as notas de rodapé clique aqui.

 

 

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Missionário no Ataque em Bruxelas abençoou o companheiro após a...
Irmã Neill F. Marriott Fala do Papel da Mulher nas Nações Unidas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *