fbpx

Os mórmons acreditam em exorcismo?

Claro que sim! Se os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não cressem em exorcismo (ou expulsão de demônios), não creriam na Bíblia, como Palavra de Deus (Regra de Fé nº 8) – pois lá é claramente ensinado que Satanás e seus seguidores procuram se apossar do corpo das pessoas – mas o servos de Deus tem o poder para expulsá-los.

 

Satanás é real e deseja apossar-se de nossos corpos

Satanás é “um ser real do mundo invisível” (JS-H 1:16). Ele se seus seguidores estão constantemente procurando nossa destruição. Eles não tem um corpo, e em certas ocasiões conseguem se apossar de corpos mortais. Porém, Satanás e seus servos não podem entrar em nosso corpo a menos que os permitamos. E nos o permitimos quando preferimos trevas em vez de luz, quando pecamos e persistimos no pecado.
O profeta Joseph Smith ensinou:

“Viemos a este mundo com o objetivo de obter um corpo e poder apresentá-lo puro diante de Deus no reino celestial. O grande plano de felicidade consiste em ter um corpo. O diabo não tem corpo, e esse é seu castigo. Ele fica contente quando pode obter o tabernáculo de um homem e, quando foi expulso pelo Salvador, pediu para entrar numa manada de porcos, mostrando que preferia o corpo de um suíno a não ter corpo algum. Todos os seres com corpos possuem domínio sobre os que não os têm.” [1]

Os portadores do Sacerdócio podem expulsar demônios

O Sacerdócio de Melquisedeque tem o poder de expulsar dêmonios. Uma pessoa que não tenha o sacerdócio maior não pode expulsar Satanás definitivamente. Isso aconteceu no passado e acontece hoje. Porém, o Senhor não deseja que falemos muito sobre esse tipo de experiência com Satanás. Não devemos subestimar Satanás. Precisamos confiar em Deus e nos manter puros.~Doutrina e Convênios é esclarecedor:
“Portanto acontecerá que, se virdes manifestado um espírito que não podeis compreender e não conhecerdes esse espírito, perguntareis ao Pai em nome de Jesus; e se ele não vos der a conhecer, então sabereis que não é de Deus. E ser-vos-á dado poder sobre esse espírito; e proclamareis contra esse espírito, em alta voz, que ele não é de Deus — Não com acusações injuriosas, para que não sejais vencidos, nem com jactância ou regozijo, para que não sejais por ele apanhados. Aquele que recebe de Deus, reconheça que é de Deus; e que se regozije por Deus considerá-lo digno de receber. E dando ouvidos e fazendo essas coisas que recebestes e que mais adiante recebereis — e o reino vos é dado pelo Pai, assim como o poder para vencer todas as coisas que não são por ele ordenadas” (D&C 50:31-35).

Satanás nos tentará, mas podemos vencê-lo

Devemos lembrar também que na maior parte das vezes o diabo não precisa adentrar o corpo de uma pessoa para lhe fazer mal. Élder ElRay L. Christiansen explicou:
“Satanás conhece todos os ardis. Ele sabe onde somos suscetíveis às tentações e como nos incitar a fazer o mal. Ele e seus anjos nos sugerem o mal, diminuem a gravidade do pecado e o tornam convidativo” [15]
Deus esta no controle e nos protegerá. Não precisamos temer. Se Satanás nos tentar ou se presenciarmos uma possessão demoníaca, devemos confiar em Deus, estar armados com retidão – tendo jejuado e orado. Os portadores do sacerdócio terão, então, autoridade para expulsar o demônio, em nome de Jesus Cristo (Mateus 17:21). Temos a seguinte garantia:
“Quando desafiado, Satanás se zanga, como fez com Moisés. Ele gritou, tremeu e afastou-se de Moisés, que permaneceu inflexível (…). Não havia mais nada que ele pudesse fazer. Ele tem de partir quando dizeis: ‘Afasta-te de mim, Satanás.’ Toda alma mortal é mais forte que Satanás, se essa alma for resoluta.” [2]
Que sejamos retos para vencer Satanás pela fé no sangue do Cordeiro.
Abaixo separamos um vídeo preparado pela Igreja que mostra a ocasião em que o Senhor expulsa um demônio:
Para ler mais sobre esse tema sugerimos um outro artigo, aqui no mormonsud.net: Exorcismo e Evangelho de Jesus Cristo.
________________
[1] Citado por William Clayton, relatando um discurso não datado proferido por Joseph Smith em Nauvoo, Illinois; L. John Nuttall, “Extracts from William Clayton’s Private Book”, p. 7, Diários de L. John Nuttall, 1857–1904, L. Tom Perry Special Collections, Universidade Brigham Young, Provo, Utah; cópia nos Arquivos da Igreja.
[2] Spencer W. Kimball, “The Blessings and Responsibilities of Womanhood”,Ensign, março de 1976, p. 71
| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
namorar
Mórmons podem namorar não mórmons?
jesus cristo
A Quantos Mundos Se Aplicam a Expiação de Jesus Cristo?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *