É sabido de muitas pessoas que sou apaixonado por filmes e cinema. Assim como eu, existe muitos membros da igreja que também tem essa mesma paixão. Por isso muitas vezes precisamos tomar muito cuidado com o tipo de filme que assistimos. O livreto Para o Vigor da Juventude diz o seguinte na sessão Diversão e Mídia: (…) algumas informações e diversões podem desviar você de um viver reto. Escolha sabiamente as mídias que usa, porque tudo o que ler, ouvir ou vir exercerá influência sobre você. Escolha apenas mídias que sejam edificantes. [1]

Tendo isto em mente, alguns produtores e diretores membros da Igreja, resolveram produzir filmes sobre o universo Mórmon; o que é uma ótima maneira de não somente espalhar pelo mundo afora a forma como realmente somos, mas também de prover para todos uma diversão sadia com uma mensagem edificante.

Fiz uma lista dos top 10 filmes Mórmons que eu considero os melhores. A lista inclui também alguns filmes que não foram produzidos por membros da Igreja, mas fazem parte do rol por ser baseado em um fato real acontecido com um Santo dos Últimos dias, o que o torna parte do conjunto. A lista não contém todos os filmes produzidos pelo universo SUD, obviamente, mas foi baseada na minha preferência pessoal.

10º The RM (O Missionário Retornado)

The R.M. - o missionário retornado

Ano de lançamento: 2003

Muitos jovens rapazes da Igreja saem para servir como missionários de tempo integral; são ótimos missionários e esperam receber todas as bênçãos prometidas quando retornar. Principalmente quando todos te apoiam quando você deixa o lar. Mas imagine se quando você retorna, sua namorada noivou com outro, seu emprego prometido não existe mais, e seus pais se mudaram e esqueceram da data do seu retorno? Jared Phelps precisa vencer esses e outros desafios para continuar perseverando no pós-missão. Um destaque especial para a trilha sonora do filme.

O filme pode ser encontrado para venda (Em Inglês) clicando aqui

9º The Best Two Years (Os Melhores Dois Anos)

best two years

Ano de Lançamento: 2003

Este filme relata a história de quatro Élderes servindo missão na Holanda. Elder Rogers, um missionário que costumava ser um bom missionário e ao passar por problemas pessoais, passa a ter dificuldades em viver seus propósitos como missionário. Recebe então um companheiro recém-chegado do Centro de Treinamento Missionário (CTM) para treiná-lo agora no campo de trabalho. Porém este novo companheiro é exatamente o tipo de pessoa de quem ele sempre faz piada. Em um tom de comédia, como sempre presente nos filmes mórmon, este é uma emocionante história recomentada principalmente para quem está se preparando e deseja servir um dia como missionário.

O filme pode ser encontrado para venda (em Português) clicando aqui

8º The Home Teachers (Os Mestres Familiares)

The home teachers

Ano de lançamento: 2004

Greg Braze é o famoso SUD “fubeca” que vai à Igreja todos os domingos com sua esposa e filhos, mas não vive estritamente os ensinamentos. Quando membro o recém mudado para a ala e “crentão”, Nelson Parker, é designado seu companheiro de mestre-familiar mudando seus planos. Dois comportamentos distintos são retratados nesta comédia e nos leva a questionar o que é certo e o que é errado ao realizar nossas obrigações e responsabilidades como membros da Igreja e como tratar nossos irmãos da fé.

O filme pode ser encontrado para venda (em Português) clicando aqui

7º Reféns em Saratov

reféns em saratov

Ano de Lançamento: 2013

Baseado em uma história real de1998 quando dois missionários de tempo integral foram sequestrados na Rússia. Eles e suas famílias acabam ficando numa real situação de teste de fé, compaixão, perdão e perseverança. Este filme possui algumas cenas de muita tensão e senti-me profundamente tocado. Creio que todos os que também já foram missionários de tempo integram podem tentar se imaginar na situação dos Élderes retratados nesta história.

O filme pode ser encontrado para venda (em Português) clicando aqui.

6º The Singles Ward (A Ala dos Solteiros)

sigles wards

Ano de Lançamento: 2002

Escrito e Produzido por Kurt Hale, este filme Conta a História de Jonathan Jordan, missionário retornado e divorciado que se afasta da Igreja. Vivendo de Shows Stand Up Comedy que faz sobre o estilo mórmon de vida, ele volta a frequentar a Igreja novamente após se apaixonar por Cammie Giles, uma membro da Ala dos Solteiros da região. Outra comédia romântica que nos leva a refletir sobre julgamentos que fazemos a respeito das outras pessoas.

O filme pode ser encontrado para venda (Em Inglês) clicando aqui

5º Orgulho e Preconceito

 

Orgulho e preconceito

Ano de Lançamento: 2003

Este filme é uma releitura do livro homônimo de romance da escritora britânica Jane Austen.
Ambientado em Provo, Utah, nos dias atuais e com aspectos mórmons, esta comédia romântica conta a história de Elizabeth Bennet, uma aspirante a escritora, que com suas colegas de quarto tentam tocar suas vidas amorosas, ela então conhece o Fritzwilliam Darcy, um britânico arrogante e milionário. Com aspectos e referências à obra original, mesmo quem não é conhecedor do livro de Austen ou da cultura mórmon vai gostar deste filme. Um destaque para os mais atentos: este filme tem um “easteregg” relacionado a outro filme mórmon.

O filme pode ser encontrado para venda (em Inglês) clicando aqui

4º Mobsters and Mormons (Mafiosos e Mórmons)

mobsters and mormons

Ano de lançamento: 2005

Produzido também pela Halestorm, este filme chegou até mim sob o título de tradução livre (creio eu) “monstros e mórmons”, e conta a história de Carmine, um membro de uma máfia da Filadélfia, em sátira da máfia italiana, que é pego pela polícia em uma emboscada malsucedida e decide cooperar com a polícia e acaba entrando para o programa de proteção à testemunha.

Ironicamente eles são alocados em Utah, sob nova identidade, onde encontram todo o tipo de estereótipo mórmon. Com uma mensagem que nos leva a refletir sobre nossa condição como membros da Igreja, esta comédia não só arranca boas risadas, mas nos mostra como podemos realmente estarmos sendo vistos pelos não mórmons mundo afora.

O filme pode ser encontrado para venda (Em inglês) clicando aqui

3º Brigham City

brigham city

Ano de lançamento: 2001

Diferente da maioria dos filmes mórmons, se trata de um mistério policial. Ambientado na pequena e fictícia Brigham City, que possui o mesmo nome de uma cidade real também em Utah. Uma cidade pacata tão tranquila que os moradores sequer trancam suas portas, tem sua realidade alterada pelo medo e desconfiança, enquanto Wes Clayton o Xerife da cidade, que também possui o chamado de bispo em sua ala, tenta proteger os cidadãos e conciliar o trabalho com seu chamado eclesiástico.

Um suspense muito bom, que nos faz ficar tentando deduzir quem é o vilão no final da história. Um detalhe interessante, o filme foi produzido, dirigido e estrelado por Richard Dutcher no papel do Xerife Clayton.

O filme pode ser encontrado para venda (em Inglês) clicando aqui

2º Charly

charly

Ano de lançamento: 2002

Baseado no livro homônimo do escritor Mórmon, Jack Weyland, este filme conta a história de Sam, um estudante da BYU que mora em Utah, missionário retornado e membro modelo, tem sua vida transformada quando vai receber no aeroporto conhece a Nova Iorquina Charlene Riley, chamada de Charlie, a pedido de seu pai por ocasião de negócios. Charlie acaba virando sua vida de cabeça para baixo, onde Adam descobre que muitas vezes nossa vida não é como planejamos. Esta história emocionante vai causar risos, e choros até em marmanjões, que não podem deixar de ver esse filme, antes que o mundo acabe.

O filme pode ser encontrado para venda (Em Inglês) clicando aqui

1º Do outro lado do Céu

o-outro-lado-do-ceu

Ano de Lançamento: 2001

Baseado em fatos reais, este filme conta a história de John Gorberg, que serviu missão na década de 1950 em Tonga, quando a Igreja se iniciava naquele país arquipélago. Baseado no livro de lembranças da época da missão que o próprio Groberg escreveu. O filme possui um tom de comédia bem no estilo Mórmon, apesar de ter sido produzido pela Europa Filmes o diretor captou bem o espirito e a mensagem do livro. É uma história emocionante de muita fé, e perseverança mostrando um verdadeiro serviço de amor a Cristo e ao próximo.

O filme pode ser encontrado para venda (em Português) clicando aqui

Referências:

[1] Para o vigor da Juventude: página 13

(Visited 27.020 times, 1 visits today)