fbpx

5 Dicas para dar um excelente discurso na Reunião Sacramental

Foi chamado para ser o orador em uma reunião sacramental? Vai participar de um concurso de oratória? Vai dar discurso na Conferência da Estaca? Reunimos 5 dicas simples que farão grande diferença na sua apresentação – e tornarão seu discurso excelente. Confira:

 

1º Fique Calmo

Ser chamado para falar em um reunião da Igreja é comum – e mais cedo ou mais tarde, todo membro acaba sendo convidado a dar um discurso, prestar um testemunho ou ministrar uma aula. É normal sentir um pouco de ansiosidade ou hesitação. Alguns minutos antes da apresentação aquele frio na barriga pode surgir e o nervosismo imperar.

Se isso acontecer com você, lembre-se de algumas coisas:

(1) você foi chamado por Deus, através dos líderes, para ministrar – isso significa que terá a ajuda Dele.

(2) Os outros membros da Igreja já passaram pela mesma situação – ou passarão em breve – e portanto, eles tem empatia por você. Eles estarão orando para que você seja bem-sucedido.

Você precisa se preparar da melhor forma possivel para discursar. Normalmente você tem uma semana para preparar-se. Estude o tema designado ou, caso não tenha um tema, procure saber o que o Senhor deseja que você ensine. Leia as escrituras e as palavras dos profetas, especialmente das últimas Conferências Gerais. Se você estiver bem preparado, estará mais seguro – e ficará calmo. Se ficar calmo vai conseguir encarar os ouvintes com confiança.

Essa confiança não deve te levar ao orgulho. Talvez você esteja acostumado a falar para muitas pessoas – mas ensinar o evangelho difere de tudo. Não confie no braço na carne. Sua eloquência será maior se você confiar em Deus como uma criancinha confia em seu pai.

 

2º Olhe para o público

É muito importante olhar para a congregação ao dar um discurso. Eles estarão mais atentos se fizer isso. E você poderá adaptar a mensagem de acordo com as necessidades do publico, e segundo a orientação do Senhor.

Discursos na Reunião Sacramental não permitem a interação entre orador e ouvintes, tal como ocorre num devocional ou palestra – pois trata-se de uma reunião solene com um protocolo a ser seguido. Não obstante, ao discursar, encare as pessoas sem medo, e confiante de que esta ensinando a verdade. O Espírito poderá abençoar a congregação através de você, e você notará isso ao olhar para as pessoas. De fato, o Senhor pode, em uma reunião com muitas pessoas, tocar um por um (3 Néfi 11:15).

Não leia seu discurso inteiro. Se tiver que ler alguma citação ou escritura seja breve, e volte seus olhos para congregação. Também não recite um discurso decorado. Não obstante, é adequado levar algumas anotações, com tópicos sobre os temas que você abordará. E se você esta dando seu primeiro discurso pode decorar algumas partes dele.

 

3º Pregue o Evangelho

Você pode dar mais um discurso – ou pode pregar o evangelho. Pregar o Evangelho é ensinar com autoridade as verdades do Plan ode Salvação de Deus. Quando você prega o Evangelho evita histórias sensacionalistas, enfoque em filosofias dos homens ou experiências que visam apenas entreter – e não elevar.

Evidentemente você pode usar muitos recursos ao discursar: parábolas, experiências pessoais, auxílios visuais, etc. – mas seu maior desejo deve ser o de declarar o evangelho – e ajudar as pessoas a se converterem mais ao Senhor Jesus Cristo.

Se você utilizar o humor – e isso é ótimo – não torne o discurso uma apresentação de humor. Seja autentico e alegre – mas não perca o foco!

Quando você prega o evangelho, não necessariamente estará sempre admoestando e exortando com vigor. A abordagem pode ser mansa e delicada – mas mais extremamente poderosa. Não necessariamente precisa ser emotiva – mas certamente precisa ser espiritual.

 

4º Procure fazer a vontade de Deus

Pode parecer uma dica muito simplória, mas não o é. Trata-se da principal: em um discurso, ou em qualquer momento de ministração, precisamos procurar saber qual a vontade de Deus – e agir conforme a mesma.

Quando damos um discurso procurando cumprir a vontade de Deus, seguimos o tema determinado por nossos líderes, oramos durante nossa preparação e oramos enquanto estamos ensinando. Nosso desejo não é o de ser elogiado pelos ouvintes – mas de ter a aprovação divina.

Em suma, precisamos ser humildes. Portanto, é sábio evitar centralizar todo discurso em realizações pessoais. Devemos seguir o exemplo de João Batista, quando disse, se referindo a Cristo: “A ele convém crescer, porém a mim, diminuir” (João 3:30). As pessoas devem se lembrar mais de Cristo e de Seu Evangelho, não na desenvoltura e retórica do orador.

 

5º Aprenda com grandes oradores

conferencia das mulheres

Presidente Dieter F. Uchtdorf discursando na Conferência das Mulheres

Você pode aprender como dar um grande discurso observando grandes oradores. Certamente, na sua ala e ramo há pessoas que receberam o dom da “palavra de conhecimento, para que todos possam ser ensinados a serem sábios e a terem conhecimento” (D&C 46:18).

Você também pode aprender com os lideres gerais da Igreja. Em poucos minutos – geralmente 15 minutos – eles dão sermões poderosos. Siga o exemplo deles, sendo pontual, amoroso, fiel e usando as escrituras.

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Eclipse solar Anjo Morôni - construção de templo ao lado da Basílica de São Pedro
Um Templo Mórmon se Eleva ao lado da Basílica de São Pedro
4 Fatores Físicos que Afetam sua Capacidade de Receber Revelação

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *