fbpx

7 Dicas para Aproveitar ao Máximo a Conferência Geral

Para aqueles que não são membros da Igreja, a expressão “conferência geral”, parece muito estranha para uma organização religiosa. Portanto, é necessário uma breve explicação de nossas crenças para entender o significado dessa belíssima reunião. Nós, como membros de  A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, “acreditamos na mesma organização que existia na Igreja Primitiva, isto é,apóstolos, profetas,pastores, mestres, evangelistas,etc.” [1]

E a exemplo disso, nosso Mestre Jesus  reunia multidões para ensinar[2]. Nós também nos reunimos como irmãos para aprendemos com nossos líderes. As conferências gerais, acontecem duas vezes ao ano e consistem em duas sessões no sábado e duas no domingo. Nas conferências, ouvimos nosso profeta atual, os apóstolos e vários outros líderes do mundo todo. É uma oportunidade de aprendizado, renovação e acima de tudo, de revelação pessoal.

Assim como ir para uma palestra exige preparação, se quisermos ter bastante proveito, assistir as conferências gerais requerem de nós uma preparação pessoal. Como podemos nos preparar?

A conferência geral é como uma das partes de um velcro: a outra parte é nossa preparação. Se estivemos preparados, a conferência será muito mais valiosa e as duas partes de nosso velcro vão se encontrar. Entretanto, se não estivermos receptivos e bem preparados, a conferência passará, mas nosso velcro estará virado para baixo e não grudará com a outra metade, ou seja, não cumprirá seu papel.

Como estão podemos estar preparados para a conferência? Como nosso velcro pode ficar em atitude de total receptividade? Listamos 7 dicas que, se seguidas, poderão ajudar-nos a aproveitar ao máximo e sermos mais edificados durante a Conferência.

1)      Tenha uma pergunta em mente.

Uma pergunta? Sim. Sabe aquela questão que tanto pensa? Sabe aquela incerteza que tanto lhe incomoda? Leve-a com você para a conferência. Ela sem dúvida será respondida!

2)     Ore para que reconheça as respostas para você.

Mais importante que ter perguntas, é saber quando elas foram respondidas. E para estar atento às respostas dadas, ore para que o Espírito possa estar presente, mostrando-lhe as respostas personalizadas.

3)      Adquira um testemunho dos líderes da Igreja, em especial, do Profeta atual.

Ter uma pergunta é muito importante. Será nosso foco naquela atividade. Ter nosso foco alcançado é ainda melhor, mas, como confiar na resposta recebida, se não teres certeza do chamado divino de nossos líderes, que são os intermediários das respostas espirituais?  Para poder confiar 100% nas palavras de nossos líderes, precisamos saber por quem eles foram chamados. Eestude sobre a Restauração, sobre os antigos profetas. Leia sobre os profetas que antecederam ao atual e ore a respeito da liderança geral – e então os observe: pelos seus furtos os conhecereis [3].

4)      Programe-se.

Nada pior que ter um evento interrompido! E ter uma sessão da conferência interrompida, é ainda pior. É como se o próprio Deus falasse a nós, afinal, seja através de sua voz ou da voz de seus servos os profetas, é o mesmo[4]. Então, imagine, se fosse o próprio Deus, em pessoa, falando com você, gostaria de ser interrompido? Eu acredito que não. Para evitar tais interrupções, planeje as refeições, acorde mais cedo, organize as demais atividades, avise os amigos e familiares que não estará disponível em determinados horários. Desconecte-se pelo menos um pouco, das mídias sociais e aparelhos eletrônicos.

5)      Seja reverente.

Reverência é uma atitude de profundo respeito. Poderíamos outra vez pensar como se o próprio Deus, estive ao nosso lado… E então? Como nos comportaríamos? São seus servos, nossos líderes, logo, precisamos da melhor reverência possível. Do máximo respeito possível. Essa reverência, inclui, usar roupas adequadas, ter um comportamento  adequado e principalmente criar um ambiente onde o Espírito possa estar. E essas recomendações valem principalmente, para aqueles de nós que vão assistir à conferência em casa. Conferência Geral, não é um filme, que podemos ver deitados, desleixados e descuidados. O mesmo respeito e reverência são necessários para aqueles que não estarão em uma unidade da Igreja.

6)     Faça anotações.

Fazer anotações é muito importante: além de poder guardá-las como um registro para as próximas gerações, elas poderão nos lembrar das coisas que aprendemos e nos ajudarão a aplicar em nossa vida. O Élder Richard G.Scott ensinou: “O conhecimento cuidadosamente registrado é um conhecimento disponível nos momentos de necessidade. As informações relacionadas às coisas espirituais devem ser guardadas em um lugar sagrado que mostre ao Senhor como as valorizamos. Essa prática aumenta a possibilidade de recebermos mais luz”[5]. Ouviu uma frase interesse? Um pensamento edificante? Tome nota! Releia depois. As anotações mais importantes são as mensagens espirituais personalizadas que o Espírito Santo lhe transmitirá.

7)      Assuma um compromisso de mudança.

Ninguém é perfeito na mortalidade, logo, todos nós precisamos mudar algo em nossa conduta. Comprometa-se a mudar imediatamente. Faça as correções que precisa fazer. Confesse, perdoe, se torne melhor. Faça metas para melhorar.  “Decidam agora fazer da conferência geral uma prioridade em sua vida. Decidam ouvir com atenção e seguir os ensinamentos transmitidos. Ouçam ou leiam os discursos mais de uma vez para entenderem e seguirem melhor os conselhos dados. Assim fazendo, as portas do inferno não prevalecerão contra vocês, os poderes das trevas serão afastados e os céus estremecerão para o seu bem.” [6]

 

________________

REFERÊNCIAS:

[1] 6ª REGRA DE FÉ

[2] Sermão da Montanha, Mateus capítulo 5

[3] Série de manuais: Ensinamentos dos Presidentes da Igreja

[4] Amós 3:7

[5] Como Obter Conhecimento Espiritual”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 93

[6] (Paul V. Johnson, “As bênçãos da Conferência Geral”, A Liahona, Novembro de 2005, pág 50).

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Amanhã será a Segunda Vinda!
A Sequência Épica do Studio C do Melhor Goleiro de Todos os Tempos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *