fbpx

7 Fatos Engraçados Sobre a Sociedade de Socorro

Criação da Sociedade de Socorro

Retrato da criação da Sociedade de Socorro. Imagem via utahvalley360.com.

Este artigo foi escrito no site utahvalley360.com e traduzido para o mormonsud.net por Esdras Kutomi.

Por Breanna Olaveson

A Sociedade de Socorro, a organização de A Igreja de Jesus Cristo dos organização Santos dos Últimos Dias para as mulheres, começou em Nauvoo depois que as mulheres procuraram a aprovação de Joseph Smith para organizarem-se em um grupo de mulheres semelhante a outros da época. Joseph Smith disse que Deus tinha algo melhor em mente.

Hoje, mais de 5,5 milhões de mulheres em 170 países afirmam filiação na Sociedade de Socorro, que é uma das mais antigas e maiores organizações do mundo para mulheres. Para comemorar o 174º aniversário da Sociedade de Socorro e a Sessão Geral das Mulheres num sábado próximo, aqui estão sete fatos interessantes sobre a Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo.

1. Começou como uma sociedade de costura

As mulheres de Nauvoo procuraram organizar-se primeiramente porque observaram que os homens que estavam trabalhando no Templo de Nauvoo precisavam de provisões. Sarah M. Kimball e Margaret Cook discutiram o assunto e decidiram organizar uma sociedade de costura para “ajudar na construção do templo”.

Cerca de uma dúzia de mulheres chegaram a participar da sociedade. Elas estabeleceram uma constituição e estatutos, que, em seguida, apresentaram à Joseph Smith. Ele respondeu que elas eram “o melhor que ele já tinha visto”. “Mas”, ele disse, “não é isso que vocês querem. Diga às irmãs que sua oferta foi aceita pelo Senhor, e ele tem algo melhor para elas do que uma constituição escrita. Convido todos a encontrarem-se comigo e alguns dos irmãos … na próxima quinta-feira de tarde, e eu organizarei as mulheres sob o sacerdócio, segundo o padrão do sacerdócio”.

2. 27 mulheres foram inicialmente admitidas como membros

Eliza R. Snow tomou notas nas primeiras reuniões da Sociedade de Socorro. Suas notas são agora conhecidas como o Nauvoo Relief Society Minute Book e estão disponíveis on-line como parte da coleção de Joseph Smith Papers.

Na primeira reunião da Sociedade de Socorro em 17 de Março de 1842, 27 mulheres (listadas abaixo) foram admitidas como membros. Em agosto do mesmo ano, a adesão chegou a mais de 1.100.

Os primeiros membros foram registrados como Emma Smith, Sarah M. Cleveland, Phebe Ann Hawkes, Elizabeth Jones, Sophia Packard, Philinda Merrick, Martha Knights, Desdemona Fulmer, Elizabeth Ann [Smith] Whitney, Leonora Taylor, Sophia R. Marks, Bathsheba W. Smith, Phebe M. Wheeler, Elvira A. Coles, Margaret A Cook, Athalia Robinson, Sarah M. Kimball, Eliza R. Snow, Sophia Robinson, Nancy Rigdon, Mrs. Sarah [Ward] Higbee, Thirza [Stiles] Cahoon, Kezia A. Morrison, Miranda N. [Marinda Nancy Johnson] Hyde, Abigail Allred, Mary Snider e Sarah Granger.

3. Emma Smith foi eleita “Presidenta”

Hoje, os presidentes da Sociedade de Socorro são chamados e designados pelos líderes do sacerdócio. Mas, na primeira reunião da Sociedade de Socorro, as mulheres presentes nomearam e votaram na eleição em Emma Smith como “presidenta”, como Snow registrou:

“Foi sugerido pela irmã Whitney e apoiado pela Irmã Packard que a Sra Emma Smith fosse escolhida como Presidente – apoiada unanimemente – para presidenta Smith, que a Sra Smith procedesse à escolha de suas conselheiras, para que possam ser ordenadas para presidir esta sociedade, para cuidar da administração aos pobres – administrar às suas necessidades e participar dos vários assuntos da instituição. A Presidenta Eleita, em seguida, escolheu a senhora Sarah M. Cleveland e a Sra Elizabeth Ann Whitney como conselheiras”.

4. Quase foi chamada de “Sociedade Benevolente Feminina de Nauvoo”

Naquela primeira reunião da Sociedade de Socorro, o Élder John Taylor propôs que o nome da sociedade fosse alterado de “Sociedade de Socorro” para “Sociedade Benevolente.” Argumentos a favor da mudança incluíam pontos como que “Benevolente” é uma palavra mais popular – e a palavra “Socorro” não é um termo conhecido entre sociedades populares – Socorro é mais extenso em seu significado do que benevolente e pode estender-se à libertação do culpado – e pode ser erroneamente interpretado por nossos inimigos como se a Sociedade fosse para aliviar os criminosos da punição – para aliviar um assassino, que não seria um ato benevolente”.

Emma Smith, em seguida, argumentou que “a popularidade da palavra benevolente é uma grande objeção – nenhuma pessoa podia pensar na palavra associada com as instituições públicas, sem pensar no Washingtonian Benevolent Society (Sociedade Benevolente de Washington) que foi uma das instituições mais corruptas daqueles dias – não desejo chamá-la semelhantemente a outras sociedades no mundo … Nós faremos algo extraordinário – quando um barco está preso nas corredeiras com uma multidão de mórmons a bordo ouviremos o alto chamado de socorro- esperamos ocasiões extraordinárias e chamados urgentes”.

Elder Taylor depois aceitou o ponto e concordou que “Socorro” seria melhor.

5. A primeira doação para a Sociedade foi de 5 dólares, dada por Joseph Smith

Por muitos anos, os membros da Sociedade de Socorro pagaram valores para manter a organização funcionando. A primeira doação registrada no Nauvoo Relief Society Minute Book foi dada por Joseph Smith. Ele “ofereceu 5 dólares em peças de ouro para começar os fundos da instituição”.

6. Lucy Mack Smith chorou de alegria em sua primeira reunião

Lucy Mack Smith, aparentemente, não estava presente na primeira reunião da Sociedade de Socorro, mas ela se tornou um membro pouco depois. Quando ela entrou no quarto e viu as irmãs reunidas, ela chorou de alegria.

Ela então disse às mulheres que “esta instituição é boa – devemos cuidar de nós mesmos – que ela veio para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para fazer bem – para melhorar, e para entrar no reino celestial”. Ela disse que devemos valorizar umas às outras, cuidar umas das outras, consolar umas às outras e adquirir instrução, para que todas nos sentemos juntas no céu.

7. Joseph Smith ensinou em muitas das suas reuniões

As reuniões da Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo incluiam tempo para o recebimento de instrução. O Profeta Joseph Smith ensinou em seis dessas reuniões. Seus ensinamentos nessas reuniões orientaram o trabalho da Sociedade de Socorro e ainda tem grande influência na Igreja de hoje.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Conheça Emma Smith: Primeira Presidente Geral da Sociedade de Socorro
mórmon solteiro
Pare de Ficar Obcecado com o Casamento

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *