fbpx

A maternidade e a Expiação me ajudaram a superar a anorexia

Jardim

” Quando terminei a oração, levantei minha cabeça e vi outra vez as flores amarelas. Essas flores foram a resposta da minha oração. “

Escrito por Eve Harper

Nunca fui uma pessoa pequena. Eu sempre era mais alta que todos, incluindo mais alta que os meninos, e a puberdade precoce, me ajudou a não passar pelos “anos incômodos”.

Com todas as lembranças felizes da minha infância, também tenho lembranças não tão felizes, das quais nunca poderei deixar completamente; quando me fizeram bully na escola porque parecia grávida, quando me lembravam que tinha que perder a barriga, ou quando ia as compras com as minhas amigas e a vergonha que sentia porque precisava de um tamanho maior. Estas lembranças e todas as coisas que me diziam sobre a dieta e sobre a imagem do meu corpo era  um triste começo de um transtorno alimentício.

Peso saúde

” Comecei a me afastar da comida que gostava e a comparar a comida que comia com a das outras pessoas. “

Perdendo peso e o controle

De repente queria comer de forma mais saudável também. Em poucos anos e depois de ter procurado muitas dietas que estavam na moda, comecei a contar calorias, eliminar gordura e deixar de comer carboidratos porque pensei que isso me ajudaria a ser saudável e a continuar perdendo peso. Na verdade, aproveitava muito quando contava todas as calorias que queimava depois de fazer exercícios de manhã e logo procurava comer menos dessa quantidade no café da manhã e no almoço. comecei a me afastar da comida que gostava e a comparar a comida que comia com a das outras pessoas. Eu pensava que para estar mais magra que outras pessoas, tinha que comer menos que elas.

Quando me casei, também me mudei para outro estado, longe de minha família e comecei um novo trabalho que era menos que ideal para mim. Em meu trabalho as pessoas falavam de mim constantemente e eu pesava que para poder ser uma boa esposa tinha que viver uma vida perfeita. Eu tinha que ter uma casa impecável, jantares extravagantes todas as noites, cumprir com todos os desejos dos convidados e ter a mão na massa para fazer biscoitos no forno.

peso saúde

” Minha obsessão de estar “saudável” me levou a estar perigosamente abaixo do peso e pouco saudável. “

Com o caos do meu trabalho e a pressão de ser perfeita, a comida chegou a ser a única coisa em minha vida que eu podia controlar. Continuei aumentando meus exercícios e comia menos. As vezes quando tinha muita fome durante a noite, me enchia das coisas que não comia durante o dia. Me sentia tão mal no dia seguinte que sentia a necessidade de me castigar por o que havia feito. Chegou a ser um ciclo muito feio de passar forme, me empanturrar e passar fome outra vez.

Estava esgotada emocionalmente e fisicamente e nesse momento não me dei conta de como isso tudo afetava a relação com meu esposo. Estava me convertendo em uma escrava dos meus pensamentos sobre os alimentos e sobre o exercício. Minha obsessão de estar “saudável” me levou a estar perigosamente abaixo do peso e pouco saudável.

Incluindo quando mudei de trabalho e estava em um ambiente mais agradável, continuava presa a minha perigosa mentalidade e não podia superar completamente minha obsessão. Eu sabia que não podia viver assim e que tinha que tomar controle da minha vida outra vez para ser verdadeiramente feliz.

Tentando mudar

Quando estava em minha situação difícil do trabalho, lembro estar dirigindo para minha casa um dia e ver milhões de flores amarelas pelo caminho. Foi um pequeno sinal para que continuasse lutando com os desafios do meu trabalho. Este pequeno milagre chegou outra vez a minha vida quando mais precisava.

Quando perdi o controle do meu transtorno alimentício e tudo parecia obscuro e me sentia só, lembro que rogava ao meu Pai Celestial de dia e de noite por sua ajuda. Durante um tempo pensei que Ele não me escutava e que estava mais só do que pensava. Um dia fui correr em um caminho que gostava muito e orei outra vez a meu Pai Celestial e o perguntei se Ele se preocupava comigo. Quando terminei a oração, levantei minha cabeça e vi outra vez as flores amarelas. Essas flores foram a resposta da minha oração. Era uma maneira sincera em que meu Pai Celestial me dizia que me amava e que estava respondendo minhas orações.

Sincere Prayer

” Quando perdi o controle do meu transtorno alimentício e tudo parecia obscuro e me sentia só, lembro que rogava ao meu Pai Celestial de dia e de noite por sua ajuda “

Eu cheguei a saber, entender e ter um testemunho de que a Expiação não é somente para as pessoas que pecaram mas também é para as pessoas que estão tristes e estão passando por dificuldades. Decidi dar-lhe todo meu fardo ao Salvador Jesus Cristo e permitir que Ele me ajudasse. Depois de orar muito mais, de falar com conselheiros e receber o apoio dos outros, comecei a progredir.

Gradualmente e com muita dor comecei a subir meu peso. Isso foi muito difícil mas tinha a meu esposo me ajudando e me dizendo que eu estava bem e que gostava ainda mais do meu corpo. Todas as pessoas que me rodeavam me diziam que eu parecia mais saudável e feliz.

Além do meu corpo e saúde estarem mudando o meu testemunho estava crescendo através da Expiação, entretanto era difícil mudar minha perspectiva. Encontrei uma história que me ajudou a me dar conta dos momentos e anos que estava perdendo pensando tanto em algo que na realidade não era tão importante. E foi então quando me fiz a promessa de que nunca mais perderia tempo pensando nas coisas que não tinham sentido.

Eu escrevi a seguinte carta para que me ajudasse a aceitar a verdade:

Mude o hábito e seja mais saudável e feliz!

Você realmente é uma mulher linda e é uma filha de Deus que pode fazer muitas coisas maravilhosas! Você tem visto que é um exemplo para as moças que tem ensinado, para suas irmãs, para as moças de sua ala e para outras que você nem conhece. Pense também em suas futuras filhas e no exemplo que as pode dar. Lembra quando saiu para correr com sua irmã, chorando porque não queria que ninguém se sentisse da maneira que você se sentia? Bom, essa é sua oportunidade de ser forte e feliz.

A comida não é o inimigo! A comida sempre tem sido uma das suas melhores amigas. Sim, aproveite o cereal, o sorvete e as sobremesas. Não se prive da comida que você gosta, nem permita que depois ela se faça sentir doente, decepcionada, sem confiança e menos bonita.  Essa é a pessoa que conheço!

A pessoa que conheço é auto-disciplinada, saudável, tem confiança, se preocupa com as demais, é organizada, dedicada e verdadeiramente linda por dentro e por fora. Lembre-se do olhar do seu esposo, como ele não podia tirar seus olhos de você, como parecia que ele nunca havia visto alguém tão linda no mundo? Ele não podia esconder seus olhos ou o sorriso que tinha quando te olhava. Isso aconteceu quando olhava seu corpo ou quando pensava e sentia que tinha uma barriga reta? Não! Foi depois de te ver servindo aos outros. Foi quando você deixou de pensar em si mesma e começou a pensar nos demais e ser verdadeiramente feliz.

Com o ano novo há coisas que precisa mudar. Precisamos mudar o hábito emocional de se empanturrar para que possamos aproveitar a vida e as oportunidades que temos e ser verdadeiramente feliz. Comecemos aqui e agora o caminho para mudar esse hábito!

Você sabe que se ama e que é grata pelo corpo que tem e pelo apoio de todas as pessoas que te rodeiam. Em cinco anos, conhecerá alguém que se lembre do seu tamanho ou seu peso? Você se lembrará? Como você quer que te lembrem e o que você quer lembrar e se aproveitar?

Não espere até que esteja pronta para morrer para realmente aprender a viver!

bebê

” Imediatamente deixei de colocar foco em mim e no que comia e comecei a me focar em fazer todo o possível para estar saudável e ajudar a meus futuros filhos a serem felizes e saudáveis também “

Encontrando perspectiva

Depois de escrever a carta, finalmente me lembrei de quando meu esposo e eu começamos a falar seriamente sobre o assunto de ter filhos. Me dei conta do que estava fazendo com meu corpo, não somente estava me afetando mas também estava impedindo a minha oportunidade de ter um bebê.

Imediatamente deixei de colocar foco em mim e no que comia e comecei a me focar em fazer todo o possível para estar saudável e ajudar a meus futuros filhos a serem felizes e saudáveis também. Deixei de fazer tantos exercícios, comecei a comer porém dei a meu corpo o necessário para continuar saudável. Depois de tudo cheguei a me dar conta que não era “gorda” como sempre temi. Cheguei a ser muito mais feliz, a ter mais segurança no meu corpo e me converti na pessoa que meu Pai Celestial e Salvador sabiam que eu podia ser.

Depois de muitos meses de me preocupar se queria engravidar ou não, percebi que estava grávida. Meu coração estava cheio de alegria e amor por esse pequeno ser humano dentro de mim.

Se no passado me houvessem dito que iria ter que subir entre 10-15 quilos durante a gravidez e pesar mais que meu esposo, eu ficaria louca. Foi um milagre na minha vida saber que meus próprios valores e os da vida que levava significavam a mim muito mais que um número na balança. Meu bebê tem sido mais que uma bênção na minha vida.

Quando eu verdadeiramente entendi o que estava fazendo com meu corpo não somente afetava a mim, TUDO MUDOU! Somente lembre-se que não pode controlar o que as outras pessoas pensam, mas pode ser a melhor e mais feliz versão de si mesma. Disso sim você tem o controle.

ano04

” Quase todos, em algum momento, querem ser o que não são “

Alcançando o alto

Durante esse tempo li um discurso do Elder Jeffrey R. Holland chamado ” Para as mulheres jovens ” que me ajudou a entender melhor a minha determinação para me amar e ajudar outras pessoas que passavam pelas mesmas coisas que eu passei. No discurso o Elder Holland disse:  “Suplico-lhes, jovens, que por favor aceitem a si mesmas, incluindo a forma do seu corpo, com menos desejo de se parecer com outra pessoa.Todos somos diferentes;alguns são altos e outros baixos;alguns são fortes e outros magros, e quase todos, em algum momento, querem ser o que não são.”

A atenção excessiva ao pessoal e a ênfase no físico é mais que demência social; é espiritualmente destrutivo e é responsável pela grande parte da tristeza que as mulheres, entre elas as mais jovens, enfrentam no mundo de hoje. E se os adultos se preocupam com a aparência–de esticar ou cortar a pele ou de colocar objetos no corpo, ou modificar tudo o que pode ter uma nova forma–essas preocupações e angústias seguramente tendem a ter efeito nos filhos…

Verdadeiramente entender e saber que sou uma filha de Deus com um potencial divino para a maternidade me ajudou a vencer meu transtorno alimentício, através do poder da Expiação e do amor do meu Salvador. Devido a isso e a toda a experiência, sei que tenho o poder para superar qualquer obstáculo, incluindo os que se encontram dentro de mim.

Escrito por Eve Harper, traduzido por Viccenzo Benatti.

 

| Para refletir
Publicado por: Viccenzo Benatti
Mórmon, marido e pai, Viccenzo serviu na Missão Brasil Goiânia e isso mudou sua vida completamente. É especialista em marketing digital e é apaixonado por aprender e ensinar.
Cara a Cara com o Élder Rasband, a irmã Oscarson e o irmão Owen
7 Citações sobre o tema "Mulheres e Sacerdócio"

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *