fbpx

Estudante Universitário Recebe Incrível Resposta de Acadêmico Mórmon

Sabemos que fé é o primeiro princípio do Evangelho (Regras de Fé 4). No entanto, em nosso mundo saturado com “evidência primeiro,” o chamado para agir com fé parece ser difícil, senão totalmente estranho. Em um episódio interessante, um Acadêmico Mórmon compartilhou uma perspectiva importante em uma apresentação sobre religião, como relatou:

Quando eu estava completando minha graduação em estudos bíblicos na Yale University, eu dei uma apresentação para estudantes do Mormonismo. Expliquei as origens do Livro de Mórmon e compartilhei perspectivas sobre sua incrível mensagem.

Ao fim da apresentação, um estudante pensativo levantou sua mão com uma questão. Antes que eu compartilhe o diálogo ocorrido, proverei algum contexto.

Como estudante em estudos bíblicos, despendemos meses pesquisando cuidadosamente manuscritos bíblicos antigos para identificar a leitura mais autêntica e as melhores traduções. Tínhamos a nossa disposição milhares de manuscritos bíblicos antigos para guiar nossos esforços. Sem documentos antigos tangíveis para guiar nosso trabalho, tomar decisões sobre o que era preciso e válido na Bíblia seria quase impossível. Com este plano de fundo, este foi o diálogo que tive com o estudante em questão.

Estudante: Onde está o Livro de Mórmon original atualmente? Onde estão as placas de ouro?

Taylor: Não mais as possuímos.

Estudante: Como assim vocês não mais as possuem?

Taylor: Quando Joseph completou a tradução das placas no Livro de Mórmon, ele retornou as placas para o anjo Moroni. Dessa forma, nós não mais temos acesso a elas. Tudo o que resta é a tradução de Joseph Smith das placas.

Estudante: Eu não tenho intenção em desrespeitar, mas isto soa tanto incrível como conveniente para a história do Livro de Mórmon. Não temos nenhum meio de verificar a história de Joseph Smith porque as placas que ele alegou ter utilizado não estão mais disponíveis. Como alguém pode acreditar em Joseph Smith ou no Livro de Mórmon?

Taylor: Excelentes questões. Eu tenho algumas questões para você.

Estudante: Certo.

Taylor: Você é Cristão?

Estudante: Sim.

Taylor: Você acredita na ressurreição corpórea de Jesus Cristo?

Estudante: Claro. Isto é o fundamento básico do Cristianismo! Sem a crença na ressurreição corpórea de Jesus Cristo não há nada mais de Cristianismo.

Taylor: Ok, então me mostre o corpo de Jesus.

Estudante: (Pausando para pensar com visível compreensão) Hmm, compreendo.

Taylor: O que é mais implausível: Que alguém alega ter traduzido um livro e agora o original está desaparecido, ou que um corpo inanimado e morto agore vive novamente? Assim como Cristãos no decorrer dos séculos tem exercido fé na afirmação de que Jesus Cristo morreu e renasceu, assim também membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias exercem fé naquela afirmação original, e também na de que Deus nos trouxe testemunhas escriturísticas adicionais, como o Livro de Mórmon, com a missão de Jesus Cristo.

Aquele foi um momento de aprendizado para todos nós na apresentação.

O Evangelho Restaurado requer ações de fé. Deus jamais diz, “espere até que você possua um perfeito conhecimento de todas as coisas e depois aja.” Ao invés disso, e isso é muito desafiador, Deus nos chama a, “Acredite em mim. Confie em minha palavra. E ao fazer isso, seu conhecimento irá crescer e brilhar mais e mais até o dia perfeito.”

Conhecimento perfeito não pode ser alcançadoa menos que experimentemos a crise de ter que agir com fé. Se pudéssemos ganhar conhecimento perfeito sem fé, esforço ou sacrifício, jamais seríamos capazes de apreciar o conhecimento ou possuir o contexto para o porque daquele conhecimento ser importante. Conhecimento perfeito não pode ser separado do processo de fé.

Por exemplo, alguns desejam a evidência final e indisputável da realidade da autenticidade do Livro de Mórmon antes de estarem dispostos a acreditar em suas palavras e mensagem. Ainda assim, sem fé nosso arbítrio pode estar comprometido.

Ao agirmos em fé, evidências se acumulam proporcionalmente à verdade de nossas crenças e ações.

Finalmente, a palavra “evidência” é, baseada no Grego, na palavra em latim “video”, que significa ver. A humanidade tem por muito tempo valorizado evidência visual para a tomada de decisões e ações, e de fato precisamos agir assim. Algumas vezes, entretanto, precisamos tomar decisões e agir com fé, sem totalmente tudo ver. Ao agirmos em fé, nosso conhecimento cresce e nossa visão aumenta. Nossa fé é confirmada ao nos achegarmos a um conhecimento perfeito das coisas.

Taylor Halverson (Ph.D em Biblical Studies) é um consultor de ensino e aprendizado da BYU; fundador do grupo “Creativity, Innovation & Design”; Suas visões são pessoais.
Fonte: Ldsliving.com

| Inspiração
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
NOVOS FILTROS DA CONFERÊNCIA GERAL AGORA NO SNAPCHAT
Caso Watergate, Juiz John J. Sirica e D. Todd Christofferson
Dias de Loucura: D. Todd Christofferson e a Crise de Watergate

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *