fbpx

A História dos Santos dos Últimos Dias em Cabo Verde

[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Era Novembro de 1988, quando o então presidente da Missão Espanha Las Palmas, Marion H.Hamblin, visitou o arquipélago de Cabo Verde com o objetivo de enviar missionários para essas ilhas africanas e dar então início ao trabalho de pregação do Evangelho Restaurado.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://mormonsud.net/wp-content/uploads/2017/05/Missionarios-africa.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” sticky=”off” align=”left” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” force_fullwidth=”off” animation=”left” /][et_pb_text admin_label=”Texto Missionários” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” header_font=”|on|||”]

Primeiros Missionários

Dois meses depois dessa visita, em Janeiro de 1989, a Missão Espanha Las Palmas enviou os missionários Christopher Lee e Keneth C.Magetts para a cidade de Praia a fim de ali iniciarem as atividades de proselitismo da Igreja neste país.

Pouco tempo depois, Lino Paulo foi batizado, tornando-se assim o primeiro converso Santo dos Últimos Dias cabo-verdiano.

Em 1988 o Presidente McCook, líder da Missão Portugal Lisboa pediu ao irmão Luís Bernardo Silva que acompanhasse o Presidente da Missão Espanha Las Palmas a Cabo Verde. O Presidente da Missão Espanha Las Palmas era responsável pela Igreja nas ilhas atlânticas. O objetivo dessa ida a Cabo Verde, era formalizar junto das autoridades de Cabo Verde a legalização da Igreja.

Nesse período o regime pluripartidário ainda não estava instituído naquele país e existia um grande descontentamento. Havia também grande desconfiança com relação a Igreja.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto Oposição” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” header_font=”|on|||”]

Oposição

A primeira manifestação de má vontade contra a entrada da Igreja em Cabo Verde não surgiu de qualquer pessoa ou organismo estatal deste país, mas sim, de um alto funcionário da embaixada norte-americana. Esse funcionário era membro de outra Igreja já implantada no território há vários anos. Ele questionou de forma pouco correta sobre o porquê de a Igreja querer se instalar ali. Os representantes da Igreja tinham se dirigido aquele organismo a fim de saber o que deveriam fazer para que pudessem adquirir um visto temporário para residir legalmente em Cabo Verde. Ao invés de terem a ajuda que foram procurar, encontraram esse incidente. No entanto, tudo se resolveu e os missionários conseguiram seus vistos para entrar legalmente no país.

[/et_pb_text][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://mormonsud.net/wp-content/uploads/2017/05/Sol-e-nuvens.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” sticky=”off” align=”left” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” force_fullwidth=”off” animation=”left” /][et_pb_text admin_label=”O Primeiro Ramo” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” header_font=”|on|||”]

O Primeiro Ramo

Os batismos continuaram a acontecer e no dia 27 de Maio de 1989, foi organizada a primeira congregação local, o Ramo de Praia, contando na época com 27 membros. Os missionários Lee e Margetts tiveram que deixar o país em Julho daquele mesmo ano, uma vez que seus vistos não foram renovados pelas autoridades de Cabo Verde.

Alguns meses depois, os missionários foram novamente autorizados a regressar ao arquipélago.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Divisoes” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” header_font=”|on|||”]

Divisões

Em Maio de 1992 o Ramo de São Filipe, na Ilha do Fogo contava com 60 membros ativos, dois meses depois tinha o dobro e então houve a divisão da congregação. No final desse mesmo ano, após a nova divisão da congregação passou a existir três congregações.

No ano seguinte, em 1993, com o aumento constante de novos conversos, volta a crescer mais uma congregação passando a existir quatro Ramos nesta cidade num curto espaço de tempo. Quase simultaneamente, foram organizados outros dois Ramos – um na cidade de Mosteiros e outro na Cova Figueira.

Também em 1993, com o rápido e grande crescimento da Igreja foi construída a primeira capela, na Ilha do Fogo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://mormonsud.net/wp-content/uploads/2017/05/dalin.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” sticky=”off” align=”left” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” force_fullwidth=”off” animation=”left” /][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Uma benção apostólica

Em 14 de setembro de 1994, a Igreja em Cabo Verde já contava com 3 Distritos(Praia, Mindelo e Fogo). Nesse ano, o Elder Dallin H.Oaks do Quórum dos Doze Apóstolos chegou ao país a fim de dedicá-lo para a pregação do Evangelho. O cenário deste grandioso evento foi o Parque 5 de Julho, na cidade de Praia, um dos espaços mais emblemáticos da cidade, local que acolhia os grandes eventos culturais e de lazer da população praiense. Foi ali que o Élder Oaks proferiu a seguinte oração:

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_testimonial admin_label=”Depoimento” url_new_window=”off” quote_icon=”on” use_background_color=”on” background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

“Esta Terra está a lutar com muitas dificuldades – dificuldades no seu comércio e na umidade, e na esperança do seu povo, e em muitas outras coisas. Nós abençoamos esta terra para que possa trazer abundância para o seu povo. Nós abençoamos as nuvens para que possam produzir chuva. Nós abençoamos o mar para que possa produzir os seus frutos. Nós abençoamos as pessoas que trabalham aqui, que elas possam ter visão, energia e liberdade. Que saibam usar essas coisas para abençoar o povo, para que possa haver comida e água, luz e conhecimento, ambição e esperança e obediência aos convênios. Nós abençoamos as forças do comércio para que as pessoas possam ter condições de prosperar aqui e ver os frutos do seu trabalho e da Vossa bênção” .

[/et_pb_testimonial][et_pb_text admin_label=”Divisoes” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Visita do Presidente Hinckley

Mais tarde no dia 22 de fevereiro de 1998, no final de uma longa viagem que o levou a vários países do continente  Africano, o Presidente Gordon B. Hinckley visitou Cabo Verde e discursou para uma congregação de 780 membros.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Formação da Missão Cabo Verde Praia

No dia 09 de Março de 2002, a Primeira Presidência da Igreja anunciou a criação da Missão Cabo Verde Praia, que incluía os Distritos de Praia, Fogo e de Mindelo. Antes da criação da Missão Cabo Verde Praia todas as unidades do país faziam parte da Missão Portugal Lisboa Sul. O primeiro presidente da Missão Cabo Verde Praia foi Daryl K. Hobson que chegou ao país em Junho daquele ano. No dia 03 de Julho a Missão Cabo Verde Praia iniciou suas ações, substituindo assim a Missão Portugal Lisboa Sul.

Em Julho de 2006 chegaram a Cabo Verde o Presidente Piros e sua esposa, para assumir a presidência da Missão, em substituição ao Presidente Hobson.

Em 18 de novembro de 2006 foi dedicada mais uma capela, na cidade de Mindelo destinada a servir os Ramos de Mindelo 1 e Mindelo 3. A partir desse momento o Distrito de Mindelo passou a contar com três instalações próprias e seis Ramos.

O Presidente Hobson é substituído pelo Presidente Tolman em Julho de 2008. O Presidente Tolman foi o 3º Presidente da Missão Cabo Verde Praia.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Primeiro presidente de missão cabo-verdiano

O Presidente Joselito Neves, que servia como líder do Distrito de Mindelo, foi chamado para substituir o Presidente Tolman, na liderança da Missão Cabo Verde, tornando-se assim o primeiro cabo-verdiano a assumir a liderança da Missão em seu próprio país.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Crescimento

Em janeiro de 2011 a Igreja já contava com  8 mil membros em Cabo Verde, com tendência de crescimento. Estes Santos dos Últimos Dias estavam distribuídos por 18 congregações em 6 ilhas do país: Santo Antão, São Vicente, Sal, Santiago, Fogo e Brava, organizados em três distritos SUD sediados em Fogo, Mindelo e Praia, preparando-se nesta data para a formação de suas primeiras Estacas.  Nesse período, a Igreja dispunha no arquipélago de uma Missão e dois Centros de História da Família, devidamente equipados.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://mormonsud.net/wp-content/uploads/2017/05/Musica.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” sticky=”off” align=”left” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” force_fullwidth=”off” animation=”left” /][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Transmissão Radiofônica

No dia 07 de Janeiro de 2011, a Igreja em Cabo Verde iniciou a transmissão de um programa radiofônico com duração de 15 minutos, de periodicidade semanal, transmitido todas as sextas feiras na rádio Cabo Verde, podendo o mesmo ser escutado em todas as localidades do país e estando também igualmente acessível para todo o mundo, via Internet no endereço: http://www.rtc.cv/emissao.php

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Estabelecimento da Igreja

Em Junho de 2011 o Presidente Joselito Neves foi desobrigado de Presidente da Missão, tendo sido chamado para substituí-lo o brasileiro Roberto Florencio Oliveira. A partir de Julho de 2011 o Presidente Roberto Florencio Oliveira começou a presidir a Missão Cabo Verde Praia, com cerca de seis dezenas de missionários.

Quase todas as congregações religiosas santo dos últimos dias em Cabo Verde dispõem de capelas – modernos e funcionais edifícios. Estes edifícios são de grande qualidade, funcionalidade e de beleza sóbria, distinguindo-se das edificações envolventes, sendo em alguns casos os polos mais atrativos das zonas onde estão implantados.

Os membros da Igreja que vivem em Cabo Verde têm levado a efeito, nos últimos anos, variadas ações de apoio e solidariedade às comunidades onde se inserem, sobretudo através da realização de programa de ajuda humanitária e de voluntariado, tendo por objetivo apoiar os mais desfavorecidos. Estas iniciativas têm o expoente máximo no programa mundial de voluntariado mórmon “Mãos que Ajudam”, amplamente reconhecido. ¹

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Criação da Primeira Estaca

Em Abril de 2012 foi criada a primeira Estaca no País: Estaca Cabo Verde Praia, Ilha de Santiago.

No ano de 2013 a Estaca Do Mindelo foi criada, tornando-se assim a segunda do país. Ainda neste mesmo ano deu-se a criação do Distrito do Sal e da Estaca da Ilha do Fogo.

No ano seguinte, em 2014, outro distrito foi criado: Distrito de Assomada, Ilha de Santiago.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Uma oração respondida

Durante este período foram batizadas aproximadamente 3500 pessoas, aproximadamente 1200 foram reativados, 200 jovens foram enviados para missão, 250 indivíduos receberam suas Investiduras no Templo.

O Presidente Roberto Florencio Oliveira, presidiu a Missão Cabo Verde Praia até Junho de 2014.

Posterior ao Presidente Roberto Florencio Oliveira, a Missão Cabo Verde Praia foi Presidida pelo Presidente Robert Mathews e sua esposa Susan F. Mathews. A partir de Julho de 2017 a Missão terá como Presidente o irmão Julio de Amo e sua esposa Maria Cristina Cavalin de Amo, novamente um casal brasileiro. ²

A missão Cabo Verde Praia tem um número de 130 missionários aproximadamente, mais os missionários que servem enquanto esperam vistos. ³

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_number_counter admin_label=”Contador de Números” title=”Membros” number=”13,504″ percent_sign=”off” background_layout=”light” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” /][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Atualmente há em Cabo Verde 13.504 membros da Igreja. Espalhados por 42 congregações. O número de Centros de História da Família, passou de 3 em 2011 para 5 em 2017. [4]

A oração proferida pelo Elder Dallin H.Oaks em setembro de 1994 sem dúvida alguma foi ouvida. Esta Terra – Cabo Verde – tornou-se frutífera. Seus frutos são grandes e visíveis e o povo abençoado.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Agradecimentos

Este artigo foi produzido com a ajuda do irmão Rui Canas Gaspar que vive em Portugal. O irmão Rui é autor do livro África Mórmon, obra utilizada em boa parte deste escrito.

Também contamos com a ajuda do irmão Roberto Florencio Oliveira que presidiu a Missão Cabo Verde Praia, de Junho de 2011 a Junho de 2014.

Agradecemos a ajuda e esforços para a produção deste artigo.

 

____________________

 

¹ Transcrição do livro África Mórmon, de autoria de Rui Canas Gaspar.

² Novos presidentes de missão são chamados.

³ Informações concedidas pelo Presidente da Missão Cabo Verde Praia – Presidente Roberto Florencio Oliveira.

4 Sala de Imprensa Mórmon

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
O que acontece depois da morte?
Por que o Livro de Mórmon é considerado uma escritura sagrada?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *