Dia de Conferência

O Centro de Conferências de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias encontra-se em Salt Lake City -Utah. O Centro possui capacidade para 21.000 pessoas e está lotado em cada uma das 6 sessões que compõem as Conferências. Vem gente de todos os Estados dos Estados Unidos e de outros países. Este é sem dúvida o maior evento da igreja.

A praça do Templo é um centro turístico, porém um local tranquilo. Isso muda completamente no final de semana da Conferência Geral. Veja com fotos exclusivas da mormonsud.net, o que acontece na praça do templo em um dia de Conferência:

1.Agitação

dia de Conferência

Centro de Conferências em dia de Conferência (imagem by Leilyanna da Penha)

O fluxo de veículos e pedestres ao redor do templo de Salt Lake e do Centro de Conferências é incrível. Isso provoca uma grande alteração na rotina da cidade. Os santos sempre festejam que, o profeta Brigham Young tenha tido a visão de projetar a cidade com avenidas muito largas para o padrão de sua época. É admirável como é possível que tudo esteja cheio e tão rápidamente vazio.

Os visitantes podem chegar ao Centro de Conferências usando transporte próprio, ou público. O trem passa literalmente ao lado da praça do templo. Tem muita gente e fiscais de trânsito estão por todas as partes tentando organizar a situação. Estacionar não é uma tarefa simples. Se você for com o seu carro, chegue cedo e esteja disposto a caminhar algumas quadras.

2. Ingresso

dia de Conferência

Pedir convite em dia de Conferência pode funcionar (imagem by Leilyanna da Penha)

Caso seu passaporte tenha um carimbo de entrada nos Estados Unidos, num prazo inferior a 6 meses, você pode se dirigir a uma entrada especial do Centro de Conferências e pedir ingresso. Cada visitante tem direito a dois ingressos em uma sessão, ou um ingresso em duas sessões diferentes.

As pessoas que moram nas imediações de Salt Lake recebem ingressos através de suas alas. Uma ala de solteiros com uma frequência de 180 pessoas ganha em média uns 4 ingressos. Isso mesmo, 180 pessoas e apenas 4 convites. É impossível para os membros da região assistirem todas as sessões diretamente do Centro de Conferências. Você não gostaria de ser o bispo que vai ter que decidir quem ficará com os ingressos, verdade né? Felizmente, com a periodicidade das Conferências é raro alguém que viva próximo de Salt Lake nunca ter ido ao Centro de Conferências.

Nenhum ingresso para assistir a Conferência é cobrado, eles são muito valiosos porque todo mundo quer ir  e não existe espaço para todos. A igreja absolutamente não vende ingressos para o evento. Os oradores também não recebem nada para falar na Conferência.

O que fazer se você não tem ingresso e quer assistir a Conferência? Uma saída é ter fé e ir pedir ingressos na praça do templo. Parece mentira? Mas é verdade e funciona, muitas pessoas doam seus ingressos para outras que nunca tiveram a oportunidade de estar no Centro de Conferências antes. Isso não é incrível?

3.Protesto

dia de conferência

Protestos na praça do templo são registrados em dia de Conferência (imagem by Leilyanna da Penha)

O que acontece na praça do templo em um dia de Conferências? Acontecem protestos. No Brasil muitas vezes quando você diz que é membro da igreja sud, ou simplesmente mórmon, as pessoas não fazem ideia do que seja a religião. Quase sempre esta é uma oportunidade missionária. Em Utah isso é completamente diferente.

É raro encontrar alguém vivendo no Oeste dos Estados Unidos que não tenha uma ideia formada sobre o que são os mórmons e nem todos gostam da igreja. As acusações já são conhecidas dos membros: não são cristãos, tem outra Bíblia, Joseph Smith não foi um profeta… O Livro de mórmon é falso.

Onde você poderia encontrar um monte de mórmons para dizer a eles que suas crenças são falsas? Na Conferência Geral! Faz anos que manifestações pacíficas vem sendo registradas na praça do templo. Nunca existiu até hoje um confronto entre as partes. Alas de solteiros organizam corais e geralmente ficam ao lado dos manifestantes cantando hinos da igreja.

4.Comer no City Creek

Dia de Conferência

“Amigos se reúnem para comer nos intervalos das sessões em dia de Conferência” (imgem by Luiz Botelho)

Paciência é a palavra do dia. Vai ter fila pra comer em qualquer estabelecimento comercial que você escolher. Ao lado do templo de Salt Lake existe um shopping center de propriedade da igreja. Além das lojas, que arrasam em promoções para mulheres durante a sessão do sacerdócio, existe uma praça de alimentação com várias opções de comida. Não é nem mais caro, ou mais barato do que se vê em outros dias.

Aos domingos, atualmente o shopping fica fechado, mas existem food trucks em que as pessoas podem comprar comida. Este é um dos motivos de polêmica, pois como se sabe os mórmons não compram no dia do Senhor. O problema é que muitas pessoas se deslocaram por longas distância com toda a família para estar na Conferência. Vale a pena julgar estes irmãos?

Em dia de Conferência você pode encontrar aquele amigo que não via há anos e que nem sabia que estava nos EUA. Isso acontece naturalmente enquanto você está se deslocando pela praça do templo. Dia de Conferência é sem dúvida um dia memorável na história dos mórmons.

dia de Conferência

Multidão de gente em dia de Conferência (imagem by Leilyanna da Penha)

5.Missionários

Mas o que fazer se você está visitando a praça do templo pela primeira vez e sente perdido em meio a  todos os prédios? Para tornar a situação mais difícil você não fala inglês, a quem poderia pedir ajuda? Quem poderá te salvar? Eles: os missionários. Sisteres e élderes estão em todas as partes.

O Brasil marca presença com sua beleza e alegria, as sisteres estão aí para ajudar, sejam membros ou não membros. Você não havia pensado sobre isso? Sim, existem muitos não membros que vão ao centro de Conferências . O evento é grande e algumas pessoas ficam curiosas. Os missionários estão aí para aproveitar esta oportunidade.

dia de conferência

Os missionários fazem toda a diferença em dia de Conferência (imagem by Leilyanna da Penha)


Informações oficiais (aqui). O que mais você gostaria de saber sobre um dia de Conferência em Salt Lake City? Deixe seu comentário abaixo

(Visited 286 times, 1 visits today)