fbpx

Quem são os Anjos? – Parte 1

anjosAnjos, na maioria das vezes referem-se a seres espirituais ou celestiais, que não pertencem ao mundo dos mortais, embora interajam com esses.

Tipos de anjos

Os anjos podem ser classificados de muitas maneiras. Optei por classificá-los: quanto ao estado; quanto ao ofício ou a função; e quanto ao reino. Aqui estou falando dos anjos de Deus, e não dos de Satanás. Os filhos da perdição às vezes são chamados de “anjos de um diabo” (2 Néfi 9:9) – mas deixarei esse assunto para mais adiante. Tratarei primeiro dos anjos de Deus.

Quanto ao estado há cinco espécies de anjos: (1) os seres espirituais, (2) os seres mortais, (3) os seres ressurretos, (4) os seres transladados e (5) transfigurados.

(1) Os seres espirituais podem ser divididos em: seres pré-mortais e seres pós-mortais. Ambos são inteligências geradas por Deus, que possuem um corpo de espírito, e não de carnes e ossos. Os seres pré-mortais são espíritos que ainda não nasceram na Terra. Os pós-mortais já tiveram uma experiência na Terra, tendo nascido e morrido. Ao perderem o corpo com a morte, entram em uma realidade conhecida como “mudos espiritual”.

Há várias passagens que referem-se aos seres pré-mortais. No livro de Jó lemos que quando Deus criou a Terra “as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam” (Jó 38:7). Lemos que um anjo apareceu a Adão e Eva para ensiná-los após muitos dias que eles haviam sido expulsos do Jardim do Éden (Moisés 5:6-7). O Profeta Joseph F. Smith viu que os servos de Deus nesta Terra “mesmo antes de nascerem (…) receberam suas primeiras lições no mundo dos espíritos e foram preparados para nascer no devido tempo do Senhor, a fim de trabalharem em sua vinha para a salvação da alma dos homens” (D&C 128:56). Esse treinamento e experiências pré-terrenas ajuda-nos a compreender como foi possível preordenações [1] fossem feitas Abraão nos ensina “as inteligências que foram organizadas antes de o mundo existir; e entre todas essas havia muitas das nobres e grandes; E Deus viu que essas almas eram boas; e ele estava no meio delas e disse: A estes farei meus governantes” (Abraão 3:22-23).Um dos filhos de Deus que foi pré-ordenado foi Miguel. Ele, como um espírito valente, comandou a luta contra Lúcifer e os outros rebeldes (Ver comentários na página 286).

O seres pós-mortais também servem como anjos. Eles já tiveram um experiência com um corpo, e até que ressuscitem pelo poder da Expiação, mantém-se ativos no mundo espiritual de Deus. Em algumas ocasiões eles interagem com os homens no mundo mortal. O Presidente Joseph F. Smith disse que viu “que os Élderes fiéis desta dispensação, quando deixam a vida mortal, continuam seus labores na pregação do evangelho do arrependimento e da redenção, por meio do sacrifício do Filho Unigênito de Deus, entre aqueles que estão nas trevas e sob a servidão do pecado no grande mundo dos espíritos dos mortos.” (D&C 138:57).

Os seres pós-mortais se encontram no mundo espiritual. Lá há dois estados básicos em que os espíritos podem se encontrar: paraíso ou inferno (chamado também de prisão). O mundo espiritual é uma outra dimensão desta Terra em que vivemos. Satanás e seus servos também estão lá. Mas isso é assunto para outra oportunidade.

Esses seres sem um corpo físico podem ser chamados de anjos, exatamente porque cumprem missões divinas. Mas há uma diferença entre eles e os seres corpóreos – há certas missões que sem um corpo são impossíveis de serem executadas, como explicarei mais adiante.

O Profeta Joseph Smith disse: “Os espíritos [que não tem corpo físico] só podem revelar-se em fogo ardente ou em glória. Os anjos [que possuem um corpo de carne e ossos] avançaram mais, porque sua luz e glória estão encerradas dentro de um corpo, e por isso aparecem em forma corporal. Os espíritos dos justos tornaram-se servos ministradores a favor daqueles que são selados para vida eterna, e é por meio deles que descende o poder de selar ou ligar. (…)

Os espíritos dos justos são exaltados para realizar uma obra maior e mais gloriosa; por conseguinte são abençoados, quando a sua partida para o mundo dos espíritos. Envoltos em chamas de fogo, não se encontram longe de nós e talvez conhecem e entendam nossos pensamentos, sensações e movimentos e, às vezes afligem-se com eles.

Um corpo de carne e sangue não pode ir lá; mas o corpo de carne e ossos, vivificado pelo Espírito de Deus, pode.” (“Anjos e Espíritos”, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 317)

Escrituras: Jeremias 1:5, Jó 4:7, Alma 13:3-5, Abraão 3:22-23, Isaías 14:12-20, Apocalipse 12:7-9.

Anjo Pastor(2) Os mortais, quando cumprem missões divinas são identificados como anjos. Os lamanitas que se arrependeram pelas pregações da Amon e seus irmãos os consideravam “como anjos enviados por Deus para salvá-los da destruição eterna” (Alma 27:4). De fato, Amon e seus irmãos haviam sido “transformados em instrumentos nas mãos de Deus para realizar [a] grande obra” de converter os lamanitas (Alma 26:3).O Élder Jeffrey R. Holland comentou em um discurso na conferência geral: “Mas quando falamos daqueles que são instrumentos na mão de Deus, lembramo-nos de que nem todos os anjos vêm do outro lado do véu. Alguns deles caminham conosco e falam conosco — aqui, agora e todos os dias. Alguns deles moram em nossa própria vizinhança. Alguns deles nos trouxeram ao mundo e, no meu caso, um deles concordou em casar-se comigo. De fato, o céu não pode parecer mais próximo do que quando vemos o amor de Deus manifestado na bondade e na devoção de pessoas tão boas e tão puras, que “anjo” é a única palavra que nos vem à mente. O Élder James Dunn, neste púlpito há poucos momentos, usou essa palavra em sua oração de abertura para descrever este coro da Primária — e por que não?” (“O Ministério de Anjos”, Sessão da tarde de sábado, Conferência Geral, outubro de 2008).

(3) Os seres ressurretos são anjos que ” avançaram mais, porque sua luz e glória estão encerradas dentro de um corpo, e por isso aparecem em forma corporal.” (“Anjos e Espíritos”, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 317). Esse anjos obtiveram um corpo de glória depois que Cristo levantou-se da Tumba. Um dos anjos ressurretos mais conhecidos é Morôni (ver comentário na pg. 314). O corpo físico permite que algumas missões sejam realizadas que de outra forma não seriam possíveis.

(4) Os seres transladados possuem um corpo físico em uma condição especial. A transladação é uma mudança física realizada no corpo daqueles que são designados para missões especiais (como Elias e Moises) ou receberam uma dádiva sagrada (como Enoque e sua cidade). Seres transladados não sofrem dores e tristezas, excetos pelos pecados do mundo. Eles não morrerão, mas serão transformados, no tempo determinado, num abrir e fechar de olhos, em seres ressurretos. É verdade que alguns chama isso de morte, porque a morte é algo que todos os que nascem devem passar – mas os seres transladados não precisarão ir ao mundo espiritual sem um corpo físico, como a maioria de nós precisa. Quando o Senhor determinar, eles passarão de seres transladados a seres ressurretos num instante.

A transladação difere da transfiguração. Isso porque a transfiguração é uma mudança temporária no corpo mortal, para suportar as visões da eternidade. Os seres transfigurados brilham e são elevados a uma glória superior, como no caso de Moisés e Abinádi. Uma segunda espécie de transfiguração é a mudança na aparência física para transmitir ou endossar uma mensagem de Deus, como no caso de Brigham Young ao transfigurar-se diante da multidão e aparentar ser Joseph Smith. Assim a grande diferença entre transladação e transfiguração é o tempo em que se permanece transformado – a primeira transformação é permanente e dura até a ressurreição, que é uma mudança maior (3 Néfi 28:40), e a segunda transformação permanece pelo tempo necessário para concessão da revelação ou manifestação do milagre.

 

Ofícios dos anjos

Anjo Gabriel MariaAgora vejamos os tipos de anjos quanto ao ofício ou a função  que desempenham no Plano de Salvação.

O ofício ou função dos anjos é a ocupação deles – o que eles foram chamados a realizar, o que realizam sob a direção de Deus para os homens; e também refere-se a um chamado especifico – como por exemplo, o de querubins, que devem guardar lugares santos.

O Élder Holland explicou: “Em épocas de maior necessidade, Ele [Deus] enviava também anjos, mensageiros divinos, para abençoar Seus filhos e lhes reassegurar que o céu estava sempre perto e que Sua ajuda estaria sempre próxima. (…) Desde o princípio até o decorrer das dispensações, Deus tem usado anjos como emissários para transmitir amor e interesse por Seus filhos.

Em geral, tais seres não são vistos. Às vezes, são. Porém, visíveis ou não, eles estão sempre próximos. Por vezes, seu papel é de enorme importância e tem significado para o mundo como um todo. De vez em quando, as mensagens são mais pessoais. Ocasionalmente, o objetivo angélico é alertar. Mais comumente, no entanto, é de consolar, prover algum tipo de atenção misericordiosa ou orientação em épocas difíceis. Quando Leí, em seu sonho, encontrou-se em um lugar tenebroso, um deserto “escuro e triste”, como o descreveu, um anjo o visitou, “um homem (…) vestido com um manto branco; (…) [ele] me falou”, disse Leí, “e ordenou-me que o seguisse”. Leí o seguiu para um lugar seguro e, por fim, pelo caminho da salvação” (“O Ministério de Anjos”, Sessão da tarde de sábado, Conferência Geral, outubro de 2008).

Aprendemos mais sobre os anjos com as palavras de Morôni: “os anjos [não] cessaram de exercer seu ministério junto aos filhos dos homens.Pois eis que a ele [Deus] estão sujeitos, para exercerem o ministério de acordo com a palavra de sua ordem, manifestando-se aos que têm uma fé vigorosa e uma mente firme em toda forma de santidade.E o ofício de seu ministério é chamar os homens ao arrependimento e cumprir e realizar a obra dos convênios que o Pai fez com os filhos dos homens, a fim de preparar o caminho entre os filhos dos homens, declarando a palavra de Cristo aos vasos escolhidos do Senhor, para que dêem testemunho dele. E, assim fazendo, o Senhor Deus prepara o caminho para que o resto dos homens tenham fé em Cristo, a fim de que o Espírito Santo tenha lugar em seus corações segundo seu poder; e, desta maneira, cumpre o Pai os convênios que fez com os filhos dos homens.” (Morôni 7:29-32)

O seguinte quadro pretende apontar alguns dos atributos angelicais quanto a seu ofício:

Função ou Atributo Passagem explicativa Outras escrituras
Consolar e Confortar, Suster, preparar o caminho Quando o diabo deixou o Salvador, depois de tentá-lo duramente “e eis que vieram os anjos e o serviram (Mateus 4:11); e um durante a agonizante e terrível expiação, “apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.” (Lucas 22:43) Gênesis 32:1, Marcos 1:13; 2 Néfi 4:24; D&C 84:88; D&C 103:20; Gênesis 24:40; II Reis 19:5-8; Mateus 28:2-7; Alma 8:14-15
Alertar; Chamar ao Arrependimento; e Salvar e Guardar Alma, o filho, e os filhos de Mosias saíram procurando destruir a Igreja. Por causa da oração dos justos um anjo foi enviado para alertar os rapazes e convencê-los do poder de Deus:

“E, como vos disse, enquanto se rebelavam contra Deus, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhes; e desceu como se fosse numa nuvem; e falou como se fosse com voz de trovão, fazendo com que tremesse o solo onde estavam.

E tão grande foi o seu assombro que caíram por terra e não entenderam as palavras que ele lhes disse.

Não obstante, ele clamou outra vez, dizendo: Alma, levanta-te e aproxima-te, pois por que persegues a igreja de Deus? Porquanto o Senhor disse: Esta é a minha igreja e eu a estabelecerei; e nada a destruirá, a não ser a transgressão do meu povo.

E disse mais o anjo: Eis que o Senhor ouviu as orações de seu povo e também as orações de seu servo Alma, que é teu pai; porque ele tem orado com muita fé a teu respeito, para que tu sejas levado a conhecer a verdade; portanto vim com o propósito de convencer-te do poder e autoridade de Deus, para que as orações de seus servos possam ser respondidas de acordo com sua fé.

E agora, eis que podes duvidar do poder de Deus? Pois minha voz não faz tremer a terra? Não me podes também ver na tua frente? E fui enviado por Deus. Agora te digo: Vai e lembra-te do cativeiro de teus pais na terra de Helã e na terra de Néfi; e recorda-te de que grandes foram as coisas que Deus fez por eles; pois estavam em cativeiro e ele libertou-os. E agora te digo, Alma: Segue teu caminho e não procures mais destruir a igreja, para que as orações deles sejam respondidas; e isto ainda que tu mesmo prefiras ser lançado fora.  Ora, aconteceu que estas foram as últimas palavras que o anjo disse a Alma; e partiu.” (Mosias 27:11-17)

Números 22:21-34; Mateus 2:13;  Alma 10:20-21; Helamã 5:11, Gênesis 22:11-12; Juízes 2:4; Salmos 34:7; Isaías 63:9; Daniel 3:28; Daniel  6:22; 1 Néfi 3:29-30; Alma 9:25; Abraão 2:13
Testificar e Ensinar; Convocar e chamar para se servir na obra de Deus Logo no inicio da vida mortal os anjos foram enviados para ensinar a humanidade.”E após muitos dias” que Adão e Eva haviam sido expulsos do Jardim do Éden, “um anjo do Senhor apareceu a Adão, dizendo: Por que ofereces sacrifícios ao Senhor? E Adão respondeu-lhe: Eu não sei, exceto que o Senhor me mandou.

E então o anjo falou, dizendo: Isso é à semelhança do sacrifício do Unigênito do Pai que é cheio de graça e verdade.

Portanto farás tudo o que fizeres em nome do Filho; e arrepender-te-ás e invocarás a Deus em nome do Filho para todo o sempre. (Moisés 5:6-8)

Lucas 24:22-23, Hebreus 2:2-3, Apocalipse 17:1, 1 Néfi 11:30. Jacó 7:5, Alma 9:21, Alma 12:28-30; Alma 13:22-26; Alma 24:14, Alma 32:23; 3 Néfi 19-14-15; Morôni 7:22, 25, 29, 37; D&C 29:42; D&C 23:25; D&C 121:27; D&C 136:37; Moisés 5:58; Moisés 7:27; Zacarias 1:14, 19; Apocalipse 10:7; 1 Néfi 11:14-15; Mosias 3:2; Mosias 5:5; Alma 10:9; Alma 36:5; Alma 39:19; Alma 40:11; Helamã 14:9
Abençoar com dons e com o Espírito Santo O Salvador, quando esteve entre os nefitas, orou com eles, e em determinada ocasião “dirigindo-se à multidão, disse-lhes: Olhai para vossas criancinhas. E, ao olharem, lançaram o olhar ao céu e viram os céus abertos e anjos descendo dos céus, como se estivessem no meio de fogo; e eles desceram e cercaram aqueles pequeninos e eles foram rodeados por fogo; e os anjos exerceram seu ministério junto a eles.” (3 Néfi 17:23-24) Helamã 5:48, Helamã 15, 18; Gênesis 22:15-18; Juízes 6:11-12; Juízes 13:3; D&C 84:28
Profetizar, Anunciar e Comunicar Maria ouviu a profecia do anjo Gabriel: “E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. (Lucas 1:26-33)

Lembremo-nos também dos simples pastores: “eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

(Lucas 2:9-11)

Gênesis 16:7-11, Lucas 1:11-13; Atos 7:23-24; Apocalipse 11:15; João 20:11-13; Alma 19:34; Helamã 5:39; Helamã 16:14; D&C 88:92; II Reis 1:15; Mateus 2:19; Atos 10:22; Apocalipse 1:1; Apocalipse 5:2; D&C 45:45
Guiar, Proteger (pessoas, coisas e lugares), lutar contra o mal, libertar Leí que estava perdido em um escuro e triste deserto, foi guiado por um anjo e achou a Árvore da Vida: “E aconteceu que vi um homem e ele estava vestido com um manto branco; e ele pôs-se à minha frente. E aconteceu que me falou e ordenou-me que o seguisse. E aconteceu que, enquanto o seguia, vi que eu estava num escuro e triste deserto.

E, depois de haver caminhado pelo espaço de muitas horas na escuridão, comecei a orar ao Senhor para que tivesse compaixão de mim segundo sua terna e infinita misericórdia. E aconteceu que, depois de orar ao Senhor, vi um campo largo e espaçoso. E aconteceu que vi uma árvore cujo fruto faria uma pessoa feliz.

E aconteceu que me aproximei e comi de seu fruto; e vi que era o mais doce de todos os que já havia provado. Sim, e vi que o fruto era branco, excedendo toda brancura que eu já vira.” (1 Néfi 8:5-11)

Genesis 19:1-17, Salmos 91:11, Lucas 16:22, Apocalipse 12:7; D&C 84:42; D&C 132:18; Êxodo 14:19; Êxodo 23:20-23, Atos 5:19-20; Atos 12:7-11
Louvar e Adorar Na ocasião do nascimento do Senhor Jesus Cristo “apareceu (…)uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” (Lucas 2:13-14)

Salmos 148:2, Hebreus 1:4, Apocalipse 5:11-12, Apocalipse 7:11-12, 1 Néfi 1:8; Alma 36:22; D&C 76:21
Restaurar chaves ou conceder poderes Joseph Smith foi visitado por muitos mensageiros celestiais. Ele citou alguns nesta passagem: “Agora, o que ouvimos no evangelho que recebemos? Uma voz de alegria! Uma voz de misericórdia do céu (…) E a voz de Miguel, o arcanjo, e a voz de Gabriel e de Rafael e de diversos anjos, de Miguel, ou seja, Adão, até o tempo atual, todos anunciando sua dispensação, seus direitos, suas chaves, suas honras, sua majestade e glória e o poder de seu sacerdócio; dando linha sobre linha, preceito sobre preceito; um pouco aqui, um pouco ali; dando-nos consolação pela proclamação do que está para vir, confirmando nossa esperança!” (D&C 128:19, 21) D&C 27:16; Apocalipse 14:6-7; D&C 133:37
Servir a Deus, Ser testemunhas de Deus Jacó teve uma revelação Então na qual “sonhou” que “estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência” (Gênesis 28:12-13) Salmos 103:20, Mateus 25:31, Mateus 26:53, João 1:51, II Tessalonicenses 1:7; Alma 18:30; Helamã 10:6; D&C  76:67; D&C 132:20; Moisés 7:25; Apocalipse 22:16
Condenar, Julgar, Amaldiçoar e Separar os bons dos maus O Senhor ensinou: “Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mateus 13:41-42) Mateus 13:49; Mateus 24:31, Marcos 13:27, Apocalipse 8:6, Apocalipse 9:14-15; Apocalipse 15:1, 16:1; D&C 38:12; D&C 63:54; D&C 77:8-9; D&C 86:5; Juízes 5:23; II Samuel 24:16; II Reis 19:35; Isaías 37:36; Zacarias 3:2; Atos 12:23; D&C 88:112-115; D&C 89:21

PARA LER A SEGUNDA PARTE DESTE ARTIGO CLIQUE AQUI.

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Presidente Uchtdorf Mórmon
Presidente Uchtdorf incentiva membros a compartilhar experiências...
A Nova Jerusalém

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *