fbpx

Somente Homens seguiram Lúcifer na Rebelião nos Céus?

vida pré mortal

via pre mortalFrancamente eu me pergunto de onde tiram algumas ideias… Mas, como a pergunta não é exclusiva de uma ou outra pessoa – mas tomou um certo volume – fazendo com que alguns até acreditem nela, escrevi o que se segue:

Lemos Apocalipse o seguinte: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12:7-9)

Em Abraão aprendemos o motivo dessa batalha: “E o Senhor disse: Quem enviarei? E um semelhante ao Filho do Homem respondeu: Eis-me aqui, envia-me. E outro respondeu e disse: Eis-me aqui, envia-me. E o Senhor disse: Enviarei o primeiro. E o segundo irou-se e não guardou seu primeiro estado; e, naquele dia, muitos o seguiram.” (Abraão 3:27-28)

As revelações modernas ampliam nosso entendimento, explicando que “o diabo existiu antes de Adão, pois rebelou-se contra [Deus, o Pai], dizendo: Dá-me a tua honra, a qual é o meu poder; e também uma terça parte das hostes do céu ele afastou [do Senhor] por causa do arbítrio que possuíam. E eles foram lançados abaixo e assim surgiram o diabo e seus anjos” (D&CC 29:36-37; ver também DC 76:25-27).

Esse evento pré-mortal é sumamente importe. Isaías também o mencionou (Isaías 14:12-15). Mas a pergunta não é sobre a batalha dos céus, mas sim, sobre os participantes da batalha. De fato, quer-se saber sobre “o sexo dos anjos!

Preliminarmente esclareço que os anjos (sejam anjos da esfera pré-mortal, mortal ou pós-mortal) são entidade femininas ou masculinas, tal como nós. Isso difere drasticamente da crença de várias igrejas, tal como a Igreja Católica, que acredita que os anjos não possuem sexo.

Na “Proclamação ao Mundo” sobre A Família, a Primeira Presidência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o Quorum dos Doze Apóstolos escreveram: “O sexo (masculino ou feminino) é uma característica essencial da identidade e do propósito pré-mortal, mortal e eterno de cada um. Na esfera pré-mortal, os filhos e filhas que foram gerados em espírito conheciam e adoravam a Deus como seu Pai Eterno e aceitaram Seu plano, segundo o qual Seus filhos poderiam obter um corpo físico e adquirir experiência terrena a fim de progredirem rumo à perfeição, terminando por alcançar seu destino divino como herdeiros da vida eterna.” (1o e 2o parágrafos, itálicos adicionados. Ver proclamação inteira).

Lúcifer, Jeová, Miguel, etc – todos eram do sexo masculino. Mas havia espíritos do sexo feminino também. Eva certamente foi preordenada para ser a mãe da humanidade na vida pré-mortal. Assim como Ester para salvar seu povo (Éster 4:14) – ambas eram entidades femininas, mesmo antes de nascerem.

Depois que morremos continuamos a ser indivíduos masculinos ou femininos. Lemos que quando o profeta Joseph Fielding Smith viu o mundo dos mortos em visão observou “nossa gloriosa mãe Eva; com muitas de suas filhas fiéis que viveram através das eras e adoraram o Deus verdadeiro e vivo” (D&C 138:39). Ele viu também vários profetas e servos de Deus que haviam morrido – todos, evidentemente, conservando sua identidade masculina (D&C 138: 38, 40-49).

Sabemos, também, que os anjos são filhos de Deus – tanto como nós. Escreveremos sobre anjos em breve neste site. Acompanhe!

Agora, a questão central é se na batalha dos céus, aqueles muitos espíritos que foram expulsos (1/3 dos filhos de Deus que viriam a esta Terra) eram compostos de apenas (ou na grande maioria) de entidades masculinas. Alguns credos (como o das Testemunhas de Jeová) afirmam que os seguidores de Satanás eram apenas espíritos masculinos porque crerem na doutrina dos nefilins. Essa doutrina, que é falsa, digo logo, usa algumas passagens do Velho Testamento para construir a ideia de que anjos copularam com as belas filhas dos homens mortais e engendraram uma raça híbrida de gigantes. As passagens usadas para tal afirmação  são Gênesis 6:4 e Números 13:22 e 33. Essas passagens, todavia, não mencionam diretamente, nem dão a entender, pelo contexto, que anjos copularam com mortais. dizem somente que os “filhos de Deus” casaram-se com “as filhas dos homens”. O Manual do Aluno da Pérola de Grande Valor explica: “Os filhos dos homens eram os iníquos, em contraste com os filhos de Deus, que eram os seguidores do convênio feito com Deus.” (Ver também Moisés 8:13–15.)” (pg. 19)

Muitas pessoas justificam sua crença de que mais homens seguiram Lúcifer porque “há mais mulheres que homens neste mundo”. Creio, porém, que isso é falacia. Basta pensar um pouco para verificar que os homens vão mais a guerra que as mulheres; os homens são mais aventureiros – e por isso a taxa acidentes e mortes deve ser muito maior para os homens; há, sem dúvida, mais homens alcoólicos do que mulheres. Uma reportagem afirma que “Brasil tem quase 4 milhões de mulheres a mais que homens”. Todavia a mesma reportagem diz que A diferença entre homens e mulheres, no entanto, não reflete o número de nascimentos. Hoje, nascem mais meninos que meninas nas maternidades. Essa relação, entretanto, muda na faixa dos 25 anos. A explicação: os homens estão mais expostos à violência e morrem mais jovens. “Nascem mais homens que mulheres, mas a mortalidade entre os homens, mesmo a natural, é maior que entre as mulheres. A diferença da expectativa de vida ultrapassa seis anos. Contribui para essa distância a violência nos grandes centros urbanos brasileiros”, disse o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.” (fonte: Último Segundo, Daniel Torres, iG São Paulo; Veja a reportagem completa em cliqueaqui)

É difícil, impossível para nós, saber quantos filhos masculinos e femininos Deus teve. E é difícil também fazer um levantamento geral, universal e atemporal de todos os filhos de Deus para saber se há mais homens ou mulheres. Assim é impossível usar esse argumento para mostrar que, havendo mais mulheres na Terra, mais homens seguirem Satanás. Até porque não sabemos se Deus teve 50% de filhos e 50% de filhas!

É provável que assim como há homens bons e homens maus, e há mulheres boas e mulheres más aqui na mortalidade – tenha havido, igualmente, espíritos masculinos e espíritos femininos bons e maus nos céus. Afinal “o que é espiritual sendo à semelhança daquilo que é material; e aquilo que é material, à semelhança do que é espiritual” (D&C 77:2). Entendo isso porque, como mencionam as escrituras que citei no começo do texto, tínhamos o arbítrio na pré-mortalidade. Assim, penso, ser muito razoável supor que alguns espíritos femininos seguiram Satanás, tal como alguns espíritos masculinos. Ou seja, entre aquele 1/3 – havia tanto homens como mulheres.

Alguns dirão: mas as mulheres são mais fiéis aqui na Terra, são mais espirituais – deveriam sê-lo nos céus. Talvez. Mas há como precisar que 100% das mulheres foram fiéis durante a batalha dos céus? Não conheço escritura ou declaração dos profetas que ensine tal coisa. E, portanto, não podemos aceitar essa ideia como plausível.

Sou grato pelas mulheres sei que, quando conhecem a verdade, são muito valentes – talvez muito mais que os homens. Mas as escrituras mencionam mulheres que fizeram coisas terríveis. Por exemplo: as filhas de Noé que casaram fora do convênio com os filhos dos homens[1] fazendo a ira do Senhor se acender de tal forma a trazer o dilúvio sobre a Terra (Moisés 8:14-15); a filha de Jarede que tornou possível a destruição de todos os jareditas ao lembrar seu pai sobre as combinações secretas; a terrível Jezabel que matou muitos profetas (I Reis 18:4), etc.

Se há mulheres que usam seu arbítrio para pecar aqui, porque que não fariam o mesmo nos céus, antes de nascer? Isso devemos pensar, como já mencionei.

Finalmente, não nos foi revelado detalhes sobre a batalha nos céus e nem dá vida pré-mortal. O que sabemos e o que cremos esta nas escrituras. Sabemos que vivíamos com Deus, que escolhemos o Salvador Jesus Cristo. Que Lúcifer se rebelou e que 1/3 o seguiu. E a menos que tenhamos uma revelação, o resto é especulação sem base segura.

 

________

NOTAS

[1] O Presidente Joseph F. Smith explicou: “Pelo fato de as filhas de Noé terem-se casado com os filhos dos homens, contrariando os ensinamentos do Senhor, a Sua ira se acendeu, e essa ofensa foi uma das causas do dilúvio universal (…). As filhas que tinham evidentemente nascido sob convênio e que eram as filhas dos filhos de Deus, ou seja, as filhas daqueles que possuíam o sacerdócio, estavam transgredindo os mandamentos de Deus e se estavam casando fora da Igreja. Assim, estavam impedindo a si mesmas de receberem as bênçãos do sacerdócio, contrariando dessa forma os ensinamentos de Noé e a vontade de Deus (…). Hoje existem filhas insensatas daqueles que possuem esse mesmo sacerdócio que estão violando esse mandamento e casando-se com os filhos dos homens. Há também alguns filhos daqueles que possuem o sacerdócio que estão casando-se com as filhas dos homens. Tudo isso é contrário à vontade de Deus, tanto quanto era nos dias de Noé.” (Answers to Gospel Questions, 1:136–137.)

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Carnaval e Viver Cristão - Combinam?
Rio Verde
Organizada a primeira Estaca do Sudoeste Goiano

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *