Os membros adultos solteiros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são um grupo diversificado de indivíduos. Eles enfrentam os desafios da vida do mesmo modo que os membros casados da Igreja Mórmon, sendo que uma das principais diferenças é que muitas vezes eles enfrentam esses desafios sozinhos.

VOCÊ QUER CASAR EM 2016? LEIA UM ARTIGO PARA SABER COMO AQUI!

casal namoro - mórmon solteiroEm um discurso proferido no dia 22 de setembro de 1996, no Tabernáculo de Salt Lake, intitulado “Uma Conversa com os Adultos Solteiros”, o Presidente Gordon B. Hinckley, o 15 º Presidente de A Igreja de Jesus Cristo, fez estas declarações:

Vocês formam um grupo diverso Eu entendo que todos vocês tenham mais de 30 anos. Por um lado esta é a única coisa que vocês têm em comum, além da sua participação como membros na Igreja do Senhor.

Alguns de vocês nunca casaram. Alguns já se casaram e divorciaram, alguns com filhos, outros não. Muitos de vocês estão se esforçando para cuidar de seus filhos. Você veio a saber que o mundo lá fora é duro e cruel. Você anseia por ajuda. Você precisa de ajuda.

Outros são viúvos ou viúvas para quem a solidão é uma experiência incessante e constante.

Embora sejam de uma origem tão diversa, colocamos um distintivo em vocês como se fossem todos iguais. O distintivo está escrito S-O-L-T-E-I-R-O-S. Eu não gosto disso. Não gosto de categorizar as pessoas. Somos todos indivíduos vivendo juntos, espero que com respeito uns pelos outros, apesar de nossas situações individuais.

Muitos adultos solteiros anseiam por alguém com quem possam compartilhar suas vidas. Eles anseiam por aquela pessoa especial que vai ajudar a aliviar os encargos diários da vida. No entanto, eles se veem diante de um dilema a respeito de onde encontrar tal pessoa. A pessoa que estão procurando como companheiro não serão apenas seus companheiros para esta vida mortal, mas será alguém que possam levar à Santa Casa do Senhor – o Templo Sagrado – e ser selado como marido e mulher para o tempo e para a eternidade. No decorrer de sua busca sincera, frequentemente enfrentam sentimento de dúvida, preocupação, medo e ansiedade.

Em seu discurso, o Presidente Hinckley continuou dizendo:

Todos vocês provavelmente estão sem cônjuges. Muitos de vocês gostariam de se casar. Você acha que esta seria a resposta para todos os seus problemas. Embora um casamento feliz deva ser o objetivo de todos os santos dos últimos dias normal, deixe-me garantir-vos que para muitos que são casados, a vida é miserável e cheia de medos e ansiedade. A responsabilidade mais pesada que tenho é fazer julgamentos sobre os pedidos de cancelamento de selamento no templo após o divórcio civil. Cada caso é considerado em seu mérito individual. Eu oro por sabedoria, para a direção do Senhor em lidar com convênios sagrados feitos no ambiente mais consagrado e de uma natureza eterna.

As circunstâncias por trás do divórcio e por trás do pedido de cancelamento de um selamento no templo contém uma ladainha de egoísmo, ganância, comportamento às vezes até sádicos em sua natureza, de abuso, sofrimento e tragédia.

Eu digo isso apenas para lembrar que há aqueles que são casados, cujas vidas são extremamente infelizes e que você que está solteiro e experimenta uma preocupação profunda e consumidora,  não está sozinho em seus sentimentos.

Então, onde é que adultos solteiros da Igreja SUD começam suas buscas por um companheiro eterno? Alguns podem procurar nas Alas de Solteiros (congregações locais com foco em adultos solteiros) em suas áreas. Outros ainda podem ter interesse em reality shows como a série “The Mormon Bachelor / Bachelorette” para encontrar a sua alma gêmea. Este último, porém, pode não ser tão recompensador ou benéfico quanto o primeiro.

Cerca de dois anos atrás, Erin Elton e sua companheira de quarto, Aubrey Laidlaw, ambas com idade acima da média dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) solteiros, ficaram frustradas com seus namoros. Laidlaw até mesmo fez um teste para i,a vaga em um reality show popular na TV, chamado “The Bachelor” (Procura-se uma Noiva), mas não conseguiu a vaga. As duas amigas perceberam então que, mesmo se conseguissem um lugar no show, isso não iria necessariamente levá-las a um casamento eterno no templo que ambas desejavam. Foi quando vieram com a ideia de criar a série “Mormon Bachelor/Bachelorette”.

A quarta temporada do show online estava programado para começar com o estudante de odontologia Kent Tuttle, mas ele já encontrou o seu verdadeiro amor e desistiu do show. De acordo com seu blog, ele conheceu uma jovem de 25 anos de idade chamada Carlie Butler, também membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, perto de Venice Beach, em Los Angeles, enquanto fazia as filmagens de “The Mormon Bachelor”. Tuttle disse que ela imediatamente “deixou uma impressão”. [1]

Tuttle entrou em contato com Butler pelo Twitter e os dois logo se tornaram amigos deixando-o diante de um dilema, ele devia continuar com a mulher que “tem muito do que eu estou procurando em uma garota” ou que ele deveria manter o seu compromisso com o “The Mormon Bachelor”? Ele jejuou, orou, e ponderou sobre a sua decisão e escolheu a primeira. Tuttle disse mais tarde: “Se não fosse para o show, eu não teria conhecido Carlie em primeiro lugar. No entanto, a maior razão de o show obter crédito é porque através do processo de preparação, fui transformado em um homem melhor. Serei eternamente grato ao ‘The Mormon Bachelor’ pela transformação que fez em minha mente e em meu coração.” (Kent Tuttle steps down as the Mormon bachelor, em inglês)

The Mormon Bachelor” afirma que finais felizes podem resultar da televisão da realidade. Até agora o seu nível de  sucesso é de um a cada três. Aubrey Laidlaw, uma das produtoras do show, se ofereceu para ser a primeira solteira em “The Mormon Bachelor” (ela tinha 28 anos na época) e depois de 30 encontros, com 22 pretendentes, ela acabou escolhendo Matt Laidlaw, de 30 anos de idade. Eles se casaram no dia 19 de março de 2011 e ainda estão juntos. Depois de Aubrey, dois outros solteiros estrelaram a série de Laidlaw e Elton: O solteiro da 2ª temporada, Buck Rick, que não está mais com a mulher que conheceu nas filmagens e a solteira da 3ª temporada, Ashley Chapman, que não se envolveu com ninguém após o término do show. 

Concernente às garotas que foram entrevistadas para o show, Elton disse ao Deseret News: “Muitas das garotas que entrevistamos têm sido diferentes. Algumas servirão missão, outras não e outras tem carreiras muito sólidas e assim por diante.” Paul Raushenbush, Editor de Religião Sênior do Huffington Post escreveu em fevereiro:

Em última análise, a maioria das pessoas em sites de namoro religioso estão buscando as mesmas coisas que as pessoas em sites de namoro comuns – encontrar alguém a quem possam amar com todo o seu coração, mente e espírito e esperam que alguém da mesma religião aumente as chances de sucesso. (The Mormon Bachelor, em inglês)

Elton disse ao Deseret News que a meta principal do programa é ajudar as pessoas a encontrarem seu verdadeiro amor. “The Mormon Bachelor” continuará com a quarta temporada. Foi anunciado no site um novo Mormon Bachelor, Chris Barbour, que é um aluno de odontologia. O show está agendado para ir ao ar no dia 5 de julho de 2012.

Voltando à mensagem do Presidente Hinckley para os adultos solteiros de A Igreja de Jesus Cristo intitulado “Uma Conversa com os Adultos Solteiros”, ele ainda comentou:

Homens e mulheres como você têm grandes talentos e podem adicionar imensamente a qualidade do ensino e liderança em quase qualquer ala na Igreja. É uma responsabilidade geral da Igreja lembrar bispos e outros líderes da igreja de dar a cada membro uma recepção calorosa e fazer uso de seus talentos.

Pois depois que tudo tiver sido dito e feito, não devemos ser classificados como casados ou solteiros, mas como membros da Igreja, cada um dignos da mesma atenção, do mesmo cuidado, das mesmas oportunidades de prestar serviços.

Somos todos indivíduos, homens e mulheres, filhos e filhas de Deus, não uma massa de “sósias” ou “imitadores”. Todos nós somos muito semelhantes em nossa capacidade de pensar, raciocinar, ser miseráveis, se assim desejarem; em nossa necessidade de ser feliz, amar e ser amados. Somos sujeitos às mesmas dores, às mesmas sensibilidades, as mesmas emoções.

Nunca esqueça que há algo de divino em cada um de vocês. Vocês são filhos e filhas de Deus e tem uma herança maravilhosa. Espero que nunca menosprezem ou diminua a si mesmos.

As palavras a seguir que apareceram na coluna do jornal “Dear Abby” alguns anos atrás oferecem um bom conselho tanto para homens quanto para mulheres solteiros que estão em busca de sua metade eterna:

A chave para ser popular com ambos os sexos é: Ser gentil. Ser honesto. Seja discreto. Se você não é bonita (ou bonito), esteja bem vestido, com bom gosto, consciente de sua postura, e mantenha um sorriso em seu rosto.

Seja limpo de corpo e mente. Se você não é um “gênio”, dê o seu melhor. Se você não for um grande atleta, seja bom em um esporte. Tente ser destaque em alguma coisa. Se não puder dançar ou cantar, aprenda a tocar um instrumento.

Pense por você mesmo, mas respeite as regras. Seja generoso com palavras gentis e gestos de carinho, mas guarde a artilharia pesada. … Você será grato por isso” (reimpressa no Chicago Tribune, 17 de março de 1991, 6).

Não há espaço na vida de ninguém para ser arrogante e egoísta, e isso se aplica especialmente para adultos solteiros (solteiros e solteiras), que estão à procura de seu companheiro eterno. Talvez, uma palavra final de conselho esteja em ordem, conforme registrado nas palavras da revelação moderna em (Doutrina e Convênios) D & C 112:10:

“Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão e dará resposta a tuas orações.”

VOCÊ QUER CASAR EM 2016? LEIA UM ARTIGO PARA SABER COMO AQUI!

 

 

Recursos Adicionais:

VOCÊ QUER CASAR EM 2016? LEIA UM ARTIGO PARA SABER COMO AQUI!

Visite o site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Templos Mórmons

O Propósito da Vida

(Visited 7.715 times, 15 visits today)