Alegria

Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do evangelho são: primeiro fé no Senhor Jesus Cristo segundo arrependimento, terceiro batismo por imersão para remissão de pecados  e quarto imposição de mãos para o dom do Espírito Santo. (4ª regra de fé). E o que vem depois do recebimento do dom do Espírito Santo? Persevar até o fim.

Perserverar é uma palavra de origem latina, significa “manter-se firme”. Formada pelo prefixo “per” que indica totalmente, mais SEVERUS, estrito e sério. No grego, a palavra é usada como um substantivo. Perseverança é  a capacidade de aguentar ou manter-se firme em face de dificuldades.

Somando-se as  questões etmológicas apresentadas,  a vida tem alguma dor e sofrimento para  maioria, se não todas, as pessoas. Injustiças políticas, históricas, sociais. Morte de seres queridos. Solidão pela perda de um conjugê, ou filho. Tristeza por nunca haver se casado ou tido o filho tão sonhado. A lista poderia ser quase infinita se incluissemos nela, os sonhos que são roubados das crianças e nunca se convertem em realidade numa vida adulta. Traumas guardados nos reconditos da alma e que provocam dores que não se vê.

Ao aconselhar  Coriânton, que era um filho rebelde,  o profeta Alma indiretamente menciona o tema:

“E assim vemos que foi concedido um tempo ao homem para que se arrependesse, sim, um período probatório, um tempo para arrepender-se e servir a Deus.” (Alma 42:4)

Probatório boa coisa não pode ser. Quer dizer que um período pode ser usado como prova, após um estágio probatório uma pessoa pode tomar posse de um cargo ou função de forma definitiva. O que queria o profeta Alma ao  mencionar a vida como um estado probatório? Queria reafirmar a ideia de que é algo temporário. Existirão outras coisas após a morte e a  ressurreição.

alegria

Faça a alegria algo importante na sua vida

Que a vida é dura todo mundo já tinha percebido. Mas qual é a possível conecção entre perseverança e alegria? Em mensagem durante a Conferência Geral de Outubro de 2016, presidente Russell M. Nelson, ofereceu uma nova perspectiva para a maneira como os santos dos últimos dias podem escolher perseverar. Enfoque-se na alegria.

Ao mencionar o exemplo do profeta Leí, Élder Nelson ressalta:

Sem dúvida, Leí compreendia a oposição, a ansiedade, a dor, a decepção e a tristeza. Ainda assim, sem relutar, ele declarou com coragem um princípio conforme revelado pelo Senhor: “Os homens existem para que tenham alegria”(2Néfi 2:25). Pensem nisso! De todas as palavras que ele poderia ter usado para descrever a natureza e o propósito de nossa vida aqui na mortalidade, ele escolheu a palavra alegria!

Ver a perseverança como um exercício  alegre e não um trabalho de penitência pode te ajudar a construir momentos mais felizes e adotar uma postura mais suave mediante as provações. Enquanto você está passando pelas dificuldades você pode enforcar-se na alegria ao invés de pensar que ela é um troféu que será recebido somente ao fim da prova.

Alegria na vida diária

É necessário ter metas e focar sua vida em um futuro melhor. Pensar sobre o que  te falta e traçar planos de como poderá alcançar essas coisas. Porém, tão importante quanto isso é permitir que sua vida diária tenha atividades que te faça se sentir alegre e feliz.

O exercício da perseverança será mais suave e prazeroso se você agregar a sua rotina atividades que te  tragam prazer. Talvez seja nadar, dançar ou malhar. Ler, ir ao cinema ou assistir filmes em sua casa. Passar tempo com os amigos.

Nem toda atividade precisa ser altamente produtiva, algumas atividades podem ter como finalidade proporcionar um momento de descontração e fortalecimento de vínculos emocionais.

Pense na sua saúde emocional como algo tão importante quanto o seu testemunho. O invíduo emocionalmente saúdavel lida melhor com situações de irritação, estresse e baixa auto-estima. Estudiosos de psicologia gostam de comparar a saúde emocional com um jardim, precisa de pequenos cuidados diariamente.

Hábitos de saúde espiritual

alegria

Os valores que são cultuados pela sociedade do século XXI não trazem felicidade. A ideia de beleza não representa a maioria da população.

Existe uma concentração de renda numa minória social, o que significa que muitos são pobres e não tem acesso aos bens de consumo que gostariam. Alugns acreditam que trabalho é mais importante que família.

Desenvolver os atributos de Cristo pode te ajudar em sua meta de ser uma pessoa mais alegre. São eles: fé em Jesus Cristo, esperança, caridade e amor, virtude, conhecimento, paciência humildade, diligência e  obediência. Um caráter mais semelhante ao de Cristo, proporciona uma vida mais feliz.

A leitura diária das escrituras, meditação sobre os assuntos do Senhor e frequência ao templo; tem o poder de acalmar a alma e proporcionarem uma alegria duradoura aos indivíduos.

Alegria ao servir

Voluntário Mórmon

“E eis que vos digo estas coisas para que aprendaissabedoria; para que saibais que, quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus.” (Mosias 2:17)

Existem inúmeras formas de serviço disponibilizadas pela igreja. Chamados como professores, líderes em organizações auxiliares e tantos outros. Ao fortalecer espiritualmente outras pessoas você também será fortalecido. Não existe melhor exemplo disso do que os missionários de tempo integral.

Este não é entretanto todo o serviço que um membro da igreja pode realizar. A comunidade também é carente de serviço. O envolvimento em projetos sociais proporciona grande alegria. Azilos, creches e hospitais são exemplos de lugares abarrotados de pessoas que precisam de ajuda.

Ninguém é obrigado a fazer o que não gosta e se a atividade é vista como mera obrigação isso reduzirá sua alegria. O convite é que você possa encontrar algo de que gosta e dedicar algo de seu tempo aos seus semelhantes. A promessa é de que ao fazer isso sua alegria aumentará.

Você é parte de uma comunidade

Os santos dos últimos dias são um povo abençoado. Em cada Conferência Geral é possível aumentar seu conhecimento. Da mesma forma, a frequência as atividades da igreja promovem uma elevação do espírito. Você é parte de algo muito importante. Não seria isso motivo de grande alegria?

Conta as bênçãos, persevere com alegria. Você é um amado filho do Senhor. Ele conhece seus desafios. Em uma perpectiva secular o que se pode aconselhar é: “adote o diboismo”, fique “de boa”. Uma vez que tenha feito sua parte, encontre paz de consciência. Uma das maneiras que Satanás tem de tentar frustrar o plano do Senhor é fazendo com que as pessoas sejam infelizes por suas vidas.

Desfrute a sua trajetória confiando que o Pai Celestial é o escritor dos finais.


Bibliografia

Origem da palavra. Site sobre etmologia. (aqui)

Alegria e sobrevivência espiritual. (aqui)

Pregar meu evangelho. Capítulo 6: Como posso desenvolver atributos como os de Cristo? (aqui)

(Visited 599 times, 1 visits today)