Em muitos momentos de nossa vida tudo parece dar errado. A família não está tão bem. No trabalho também não. Outras vezes, não há trabalho. Há dificuldades financeiras e de saúde. Problemas de relacionamentos entre amigos e cônjuges. Definitivamente, algumas vezes nossa única vontade é desistir.

Talvez você já tenha passado por momentos como esses. Momentos tristes e conturbados que duraram meses ou até mesmo anos. E talvez, você esteja passando por isso agora. A verdade, é que todos passarão por momentos de dificuldades assim.

Nas palavras do grande Mestre encontramos auxílio: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”. (João 16:33)

Ele sabia que aqui teríamos aflições. Aliás, nós próprios sabíamos disso quando aceitamos o grande plano.  Contudo, Ele nos dá um conselho: tenhamos ânimo! É como se o Salvador estivesse a secar cada lágrima e falasse: vamos você conseguirá.

Mas não é tão fácil assim seguir adiante.  Como encontrar forças quando tudo parece dar errado?

1)   Pense em tudo que já superou

As dores de hoje parecem insuportáveis. Os choros parecem não ter fim. Incessantemente podemos pensar que a luz no final do túnel não vai chegar… Mas lembra-se daquele grande problema lá atrás? O que é ele hoje? Pense em tudo o que um dia foi difícil de suportar e hoje é apenas uma lembrança. Um dia também, tudo isso de hoje será assim: lembrança.

2)   O passado não volta, o presente nós moldamos e o futuro ainda não existe

As palavras de Mateus nesse contexto, têm grande peso para nós: “Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.”   (Mateus 6:34)

Obviamente é necessário que façamos planos para nosso futuro. Todo membro da Igreja é incentivado a fazer isso.

No entanto, muito de nosso sofrimento atual, pode se dar devido aos pensamentos com o futuro. E esse o conselho do Senhor para nós: planejar sim, desesperar não.

3)   Tenhamos fé

“Mas o justo viverá pela fé” (Hebreus 10:38). Algumas coisas podem não estar indo bem, mas se tivermos fé Nele, tudo ficará bem. Pode ser inclusive, que nem tudo fique bem a nossa maneira, mas sem dúvida Ele fará o melhor para nós! O que ele nos pede? Que tenhamos fé!

4)   Continuemos a amá-lo e aguardar os Seus mandamentos

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”. (Romanos 8:28) e “Se me amais, guardai os meus mandamentos”. (João 14:15).  [1]

O primeiro pensamento que temos quando tudo parece dar errado é questionar Deus. Com frequência nos perguntamos: “Por que comigo? O que eu fiz de errado? Eu estou guardando os mandamentos, tenho ido a Igreja e orado. Por que o Senhor não me ajuda?”

Perguntas como essa fazem parte de nossas lamentações quando as coisas não dão certo. E talvez nossa vontade seja pular fora do barco. Mas não há nada melhor fora do barco, fiquem no Barco e Segurem-se! [2]

5)   Nós crescemos com os desafios

Como seria uma vida sem desafios? Será que teríamos aprendido tanto? Será que teríamos progredido tanto?

Os desafios que nos trouxeram até aqui, não foram doces ou agradáveis. Os desafios de hoje também não o são. Todavia, eles nos levarão a um progresso maior. Progresso esse que não seria possível se tivéssemos uma vida 100% boa em todas as áreas.

Às vezes a vida fecha algumas portas, mas somente porque é hora de seguir em frente. E isso é uma coisa boa, porque, muitas vezes, não seguimos em frente a menos que as circunstâncias nos obriguem. Em momentos de dificuldade, lembremo-nos de que nenhuma dor vem sem um propósito. Só porque estamos lutando, enfrentando algo, não significa que estamos falhando na vida. Todo grande sucesso requer algum tipo de luta digna para se conquistar. Boas coisas levam tempo. Devemos ser pacientes e manter o pensamento positivo. Tudo vai ficar bem, talvez não imediatamente, mas eventualmente. [3]  “O futuro é tão brilhante quanto a sua fé” (Thomas S. Monson)

E acima de tudo nunca devemos nos esquecer de que: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmos 30:5)

___________

[1] Se me amais guardareis meus mandamentos

[2] Fiquem no Barco e Segurem-se, Élder M. Russell Ballard

[3] Viva mais

(Visited 1.154 times, 2 visits today)