fbpx

Uma coisa que todos os membros da Igreja deviam entender antes que fiquem menos ativos

menos ativos

Menos Ativos

Eu vivi em seis estados e frequentei 16 diferentes Alas ou Ramos, apenas nos últimos seis anos! Eu amo conhecer novas pessoas. Por causa disso eu frequentemente saio com os missionários e visito os membros. Eu encontrei ótimos membros em todo o EUA. E, infelizmente, conheço muitos que são, ou que foram menos ativos. E é porque se esqueceram dessa simples verdade:

A Igreja é verdadeira, apesar dos membros

Na maioria das igrejas cristãs, você só vai por causa dos membros. A Igreja é menos uma instituição e mais uma reunião social. Se você não gosta dos membros ou do pastor você simplesmente encontra uma nova igreja ou para de ir completamente. Para a maioria dos cristãos, os membros de sua igreja são “A igreja”.

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias esse NÃO é o caso. Na Igreja há uma estrutura de doutrina, ordenanças do sacerdócio e convênios. O próprio Senhor Jesus Cristo declarou que a Igreja de Jesus Cristo é “a única Igreja verdadeira e viva sobre a face de toda a terra” (D&C 1:30). Isso é a verdade porque essa fundação não são as pessoas, mas as doutrinas e princípios sendo Jesus Cristo a pedra angular. Cada um de nós pode e deve ganhar um testemunho da veracidade do Livro de Mórmon. E assim ganhar um testemunho do chamado profético de Joseph Smith e da realidade da Igreja Restaurada.

menos ativos

O problema vem quando nós equiparamos a “igreja” com os membros da igreja ou a cultura. Claro que muitas pessoas fazem parte da igreja, mas isso não as torna a igreja. Se erroneamente pensarmos que a verdadeira Igreja estará cheia de pessoas verdadeiras e perfeitas, estaremos rapidamente decepcionados. Seremos ainda mais decepcionados se assumirmos que cada líder da Igreja é perfeito.

Sobre este assunto o Élder Jeffrey R. Holland, um apóstolo do Senhor, ensina: “Exceto no caso de Seu único Filho Unigênito perfeito, as pessoas imperfeitas são tudo o que Deus sempre teve que trabalhar. Isso deve ser terrivelmente frustrante para Ele, mas Ele lida com isso. Assim devemos nós também lidar. “(Abril de 2013, Senhor, eu acredito.)

Manter a ofensa X Manter convênios

Quando compreendemos que a Igreja não é a cultura ou o povo, mas a estrutura de doutrinas, ordenanças do Sacerdócio e convênios, não deixaremos que uma ofensa ultrapasse uma aliança. Uma das coisas mais tristes que eu já testemunhei é alguém que abandona seus convênios porque um líder ou membro foi ofensivo.

Eu testemunhei líderes e membros disserem e fizeram coisas horríveis. Eles fizeram isso comigo e com minha família. As ações de um bispo puseram meu pai na prisão! Mas, não deixarei que as ações do homem compensem os convênios que fiz com Deus. Ou minha mãe, por exemplo. Quando ela estava estudando sobre a Igreja, ela recebeu um testemunho de que era verdade. Em seu primeiro domingo na Igreja, ela descobriu que a filha do bispo era a garota que sempre a estava incomodando no colégio! Em vez de deixar que isso se tornasse um obstáculo ou uma razão para não ser batizada, ela manteve a verdade e foi batizada. E eu sou eternamente grato por isso!

menos ativos

Os menos ativos são pessoas preciosas para o Senhor.

A escolha é simples, eu escolho ser ofendido? Ou eu vou escolher manter meus convênios? É um ou outro. Não podemos ficar ofendidos com os líderes do Sacerdócio e manter nossos convênios.

Sobre o tema de se ofender, eu me refiro a Brigham Young, que ensinou. “Aquele que se ofende quando nenhuma ofensa é intencionada é um tolo, e aquele que se ofende quando a ofensa é intencionada é um tolo maior”.

Por que se ofender faria você tolo? Porque você se ofende ou mantém seus convênios. Eu nunca encontrei alguém que escolheu permanecer ofendido e ativo, quer no seu testemunho, ou na Igreja. Com esse conhecimento, tomar ofensa é sempre tolo.

Experimente e deixe os outros tentarem

O propósito da Igreja é ajudar a converter-nos ao Evangelho de Jesus Cristo. E David O. McKay ensinou: “O propósito do evangelho é tornar homens ruins em homens bons e homens bons em melhores ainda”. Entender que um santo é apenas um pecador que continua tentando é a chave. Enquanto tentamos, devemos deixar os outros tentarem também.

Também pode ser interessante: Como voltar a confiar nos líderes da Igreja quando suas palavras nos ferem?

menos ativos

“Se não tentarmos, somos apenas os últimos pecadores. Se não perseverarmos, somos despedidos dos últimos dias. E se não permitimos que outros tentem, somos apenas hipócritas dos últimos dias”. [1]

Porque todos nós somos pecadores, a Igreja estará sempre cheia de pecadores. Mas vamos continuar tentando para que possamos nos tornar santos! Verdadeiramente a Igreja é um hospital para os pecadores. E assim como você não vai ao hospital à procura de pessoas saudáveis, não espere que todos na Igreja sejam perfeitos. Vamos alcançar o amor para aqueles que são menos ativos e trazê-los para casa. 

menos ativos

Aprenda a acolher os que estão menos ativos.


Referências

[1] Santos dos Últimos Dias, continuem tentando fazer o melhor, aqui.

Esse artigo foi traduzido do inglês  

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
ler a bíblia
Por que ler a Bíblia? 7 maneiras para ter sucesso nesse estudo
Edifício Mórmon
A verdade sobre os mórmons. Expectativa vs Realidade

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *