fbpx

Como minhas ações impactam o mundo?

Jovem rapaz ponderando - o significado da vida

Sendo um exemplo para os demais

Em um mundo cada vez mais complicado, onde tudo parece ser aceitável e correto, nós podemos nos erguer e brilhar para que nossa luz seja um exemplo para os demais. [1]

Vivemos momentos conturbados, foi nos ensinado que os corações dos homens falhariam [2] e eles estão falhando. Presidente Monson nos advertiu a cerca de nossas escolhas e nos ensinou que o certo continuará a ser certo por mais que POUCOS façam e o errado continuará a ser errado por mais que MUITOS o façam [3].

Como então podemos escolher o certo, permanecer ao lado do Salvador e ainda sermos um exemplo digno a ser seguido?

1º ) Lembre-se que nem tudo que você falar será ouvido, mas tudo que você fizer será observado.

É como aquela velha expressão: “suas ações falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz”. Ensine pelo exemplo. Em todo instante, as coisas que fazemos estão sendo observadas por todos, principalmente, por aqueles que menos esperamos.

2º) Não ser áspero com as pessoas.

Há um famoso hino que nos traz uma grandiosa mensagem: “Frases ásperas ou frias,gestos cheios de rancor. Matam nossas alegrias, nossa amizade e amor.”[4] As palavras que falamos podem elevar e edificar, como também diminuir e destruir. Pensar antes de dizer, pode mostrar aos outros, como nos preocupamos com eles.

3º) Evitar palavras e ações que provam o contrário do que queremos transmitir.

Se quisermos transmitir paz, não vamos iniciar uma discussão. Se quisermos amizades, não vamos gerar inimizades.

4º) Ser agradável.

Já notou que há pessoas que sentimos uma paz tão grande quanto estamos perto delas? E contrário já percebeu também? Ouse se perguntar: Será que as pessoas se sentem bem quando estão perto de mim? Seja sincero consigo mesmo, vale a pena.

5º) Ajudar aos que precisam.

Muitos imaginam que ajudar aos necessitados é apenas reunir alimentos em uma doação no Natal ou em alguma outra data. Isso é louvável e bom, todavia, ajudar pode ser um verbo usado em todos os dias, em todos os lugares. Ajudar pode ser dividir as tarefas em casa, contribuir com a limpeza da capela, ouvir alguém que está com algum problema ou simplesmente orar por aqueles que necessitam de consolo.

6º) “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo”. [5]

Gandhi foi sábio ao nos deixar a verdade de que primeiro eu sou a mudança e depois ela acontecerá no mundo. A mudança pela qual trabalhamos, só irá acontecer, se ela se iniciar conosco. A mudança eficaz não vem de fora para dentro e sim, de dentro para fora. Nós precisamos urgentemente ser aquilo que queremos que os outros sejam. Ao fazermos isso, vamos nos tornar um exemplo e uma luz, como nos ensinou Presidente Monson [6].


Referências

[1] D&C 115:5

[2]https://www.lds.org/media-library/video/2011-11-020-mens-hearts-shall-fail-them?lang=por&country=br

[3] https://www.lds.org/general-conference/2016/04/choices?lang=por

[4] Hinos 138

[5] Gandhi- Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano.

[6] https://www.lds.org/general-conference/2015/10/be-an-example-and-a-light?lang=por

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Incêndio em Oregon, missionárias resgataram mulheres
Missionárias resgatam duas mulheres em incêndio
Starway to Heaven, de Jim Warren
O caminho da exaltação

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *