fbpx

6 mitos sobre os mórmons

mitos sobre os mórmons

Mitos sobre os mórmons

Muito se fala sobre “os mórmons”.  Algumas informações sobre eles, no entanto, não são verdadeiras, a começar pelo nome da Igreja.  A Igreja não se chama a “Igreja Mórmon” e sim, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Muitos equívocos surgem no que diz respeito aos membros e aos nossos costumes e práticas. O que você sabe sobre “os mórmons”? O que falaram para você sobre nós? Você já perguntou para algum membro se essas informações procedem? Se ainda não perguntou, esse artigo pode ajudar você a identificar alguns mitos sobre quem são os mórmons.

1. Os mórmons têm mais de uma esposa

mitos sobre os mórmons

Existem muitos mitos sobre os mórmons

Muitos sites trazem a informação de que os mórmons têm mais de uma esposa. Muitas pessoas divulgam essa informação e ela é FALSA. Atualmente, os membros da Igreja acreditam e praticam o casamento monogâmico, ou seja, o homem tem apenas uma esposa (e vice-versa).

Durante a história da Igreja, no entanto, o casamento plural foi praticado pelos membros[1]. Tal prática foi extinta no ano de 1890 sobre a Presidência do então Profeta Wilford Woodruff [2].

Ainda há grupos que se denominam mórmons e que praticam a poligamia. Tais grupos são mais comuns nos EUA. Gostaríamos de lembrar que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não tem ligação com esses grupos, não os apoia e não promove tais práticas nos dias de hoje.

2. Os mórmons têm outra Bíblia

Talvez você tenha lido sobre isso. Talvez alguém tenha dito isso a você e talvez, tenha parado seus estudos da Igreja exatamente por isso, por pensar que os mórmons têm outra Bíblia, o que também é FALSO.

O que os críticos e opositores se referem a “outra Bíblia” é o que nós conhecemos por O Livro de Mórmon- Outro Testamento de Jesus Cristo.

Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que Ele ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus[3]. E uma dessas coisas, é o Livro de Mórmon. O Livro de Mórmon é um livro de Escrituras Sagradas semelhante à Bíblia.  O Livro de Mórmon é outro testamento e entendemos como testamento, um acordo/convênio/aliança, entre duas partes. Nesse caso, um convênio entre Deus e o povo que vivia na América há muitos anos atrás.  É fácil processar essa informação, quando nos lembramos que temos O Velho e o Novo Testamento juntos.

3. Os mórmons não acreditam na Bíblia

mitos sobre os mórmons

Um dos mitos sobre os mórmons é que de eles não acreditam na Bíblia.

Nada melhor para desmistificar isso, que ver com seus próprios olhos e ouvir com seus próprios ouvidos. Para tal, basta ir a uma de nossas reuniões e verá muitas Bíblias. Sim, muitas. Em nossas aulas e discursos citações bíblicas são feitas, o tempo todo. Estudamos a Bíblia em nossas reuniões, em nossas capelas locais e em nosso estudo diário.

Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus [4]. Acreditamos que seguindo o que a Bíblia diz, podemos progredir, aprender e nos achegar cada vez mais ao nosso Pai Celestial.

4. Os mórmons não acreditam em Jesus Cristo

Talvez não tenham notado bem o nome da Igreja, que traz em seu letreiro: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Como levaríamos o nome de Jesus Cristo se Nele nós não acreditássemos?

Não só acreditamos e levamos o nome de Cristo, como também, esforçamo-nos para viver como Ele viveu.  Seguimos seus passos e espelhamo-nos em seu exemplo, em todas as coisas.

Todos os nossos discursos, nossas aulas e estudos, focam em Jesus Cristo e nossa meta é ser perfeito como Ele foi.

Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo [5].

5. Os templos mórmons são secretos

Há uma diferença entre secreto e sagrado e acreditamos que essa diferença cabe nessa questão.  Há uma diferença também, entre nossos templos e nossas capelas.

Em frente a nossas capelas poderá ler:  A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. E logo depois- Visitantes são bem-vindos.

E de fato, todos os visitantes são bem-vindos em nossas capelas.

No entanto, há uma diferenciação entre os templos e capelas. Para saber um pouco mais sobre essa diferença, você pode ler : Templos e capelas mórmons, têm diferença? (aqui).

Assim como para frequentar os templos mencionados na Bíblia, exigia-se preparação, para estar nos templos atualmente, também é necessário que nos preparemos. Essa preparação, envolve muitos aspectos, tanto espirituais como de conduta de vida. É necessário que estejamos nos esforçando para guardar os mandamentos e estejamos vivendo retamente. É preciso estarmos dignos.

Todos os membros a partir de certa idade, podem frequentar o templo, no entanto, não são todos que estão aptos para tal.

Um dos mitos sobre os mórmons é de que os templos são secretos. Todas as pessoas são bem-vindas nos templos do Senhor, desde que sejam membros fiéis e dignos.

As coisas feitas nos templos, não são de natureza secreta e sim Sagrada.

6. Os mórmons usam roupas mágicas

mitos sobre os mórmonsAs roupas mágicas são parte dos mitos sobre os mórmons. Roupas mágicas a que se referem muitos críticos, são o que chamamos de garments. Traduzindo a palavra garments para o português, teríamos vestimenta e é exatamente isso: vestimentas.

Os garments são roupas Sagradas usadas por aqueles que já foram ao templo. São lembretes de convênios feitos lá. Não há nada de místico ou supersticioso com os garments(ou roupas do templo).

Assim como em muitas religiões, as roupas que usam têm um significado, as roupas do templo ou garments têm um significado profundo e sagrado para os membros da Igreja.  Para algumas religiões, essas roupas são visíveis, para nós não. Os membros da Igreja as usam por debaixo de suas roupas normais.

Para assistir a um pequeno vídeo e ler um pouco mais sobre os garments, clique (aqui).

Infelizmente há muitas informações erradas na internet, estas informações aumentam os mitos sobre os mórmons. Infelizmente, muitos são os que espalham informações falsas sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.  A melhor forma de saber se a informação que você leu, ouviu, escutou ou assistiu é verdadeira, é perguntar para um membro da Igreja. Você pode ainda acessar o site oficial da Igreja para saber mais sobre qualquer assunto(aqui). E também caso tenha alguma dúvida e não conheça um membro da Igreja, você pode entrar em contato com membros através do site mormon.org (aqui)


Referências:

[1]Casamento Plural: (aqui)

[2] Fim do casamento Plural: (aqui)

[3] 9ª Regra de Fé : (aqui)

[4] 8ª Regra de Fé:(aqui)

[5] 1ª Regra de Fé: (aqui)

| Para refletir
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Doutrina e Convênios - escrituras
Dois versículos de Doutrina e Convênios que podem melhorar o seu dia
Revelações em Contexto
Igreja libera contexto histórico de Doutrina e Convênios,...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *