fbpx

O melhor conselho sobre casamento que eu já recebi

Greg Trimble e Kris. Imagem via gregtrimble.com.

O melhor conselho sobre casamento que já recebi

Eu conheci a mulher dos meus sonhos cerca de 14 anos atrás. Eu a vi pela primeira vez na igreja e disse a mim mesma que eu me casaria com ela. Parece muito superficial de minha parte … mas essa é a verdade. Hey … eu tinha 21 anos. O que mais posso dizer?

Quanto mais saíamos, mais eu queria casar com ela. Ela era inteligente, engraçada, espiritual e tinha uma ótima família.

Então, um dia, nos sentamos com um senhor mais velho sem nenhuma relação conosco que queria nos dar um conselho sobre casamento. Minha esposa, sendo infinitamente mais humilde do que eu, escutou ansiosamente a este velho excêntrico enquanto ele nos dava o que ele considerava “o melhor conselho sobre casamento”. Sentei-me ali como aquele jovem de 21 anos que sabe de tudo e apenas “aguentei”, sem dar muita atenção ao que ele dizia.

Como eu poderia saber o quão verdadeiras eram aquelas palavras? E ainda assim aqui estou eu, 14 anos mais tarde, concordando com “o melhor conselho sobre casamento que já recebi.”

E aqui vai:

Quando você se casar … não tente transformar a outra pessoa em você.

As pessoas têm uma tendência natural de pensar que todos deveriam ver as coisas da maneira que elas veem. Ficamos inconformados e perplexos quando alguém discorda de nós. Pensamos que a pessoa que discorda de nós deve estar louca. Fazemos isso mais vezes com a pessoa com quem nos casamos.

Muitas vezes não conseguimos entender porque a outra pessoa não gosta das mesmas coisas que gostamos ou porque ela não “entende o nosso ponto de vista” sobre determinados assuntos.

No outro dia eu perguntei a minha esposa se ela gostaria de fazer uma caminhada no frio e na chuva. Eu, pessoalmente, adoro a chuva, então achei que ela gostaria de andar na chuva também. Não. De jeito nenhum. Quando está chovendo … ela gosta de ficar agasalhada dentro de casa. Mas para mim … vento, chuva e frio são divertidos. Eu impliquei com ela, porque não conseguia entender o motivo dela não querer caminhar comigo. Se eu gostava de algo, por que ela não iria gostar também?

Porque ela não é eu!

Não tem problema quando não gostamos das mesmas coisas o tempo todo. Não tem problema se a sua esposa não gosta de seu jogo chato de golfe. Não tem problema se seu marido não quer sair com você e aquela amiga chata. Deixe o outro ser ele mesmo.

Em vez disso, dizemos coisas como “por que você perde tempo jogando esse jogo chato” ou “como você aguenta sair com aquela amiga chata?”

Independentemente de quão perfeitamente compatíveis vocês pensem que são … sempre haverá discordância. As pessoas são diferentes. Homens e mulheres são diferentes. Aceite e abrace essa ideia. Torne isso num ponto positivo.

Um homem sábio chamado Spencer Kimball deu o mesmo conselho ao descrever seu próprio casamento. Ele usou um Diagrama de Venn oval para descrever sua receita para a felicidade conjugal. Ele mostrou que havia muita sobreposição no Diagrama de Venn. Estas são as coisas que Spencer e Camilla concordam e gostam juntos. Essa sobreposição é a fonte da maior felicidade. No entanto … há espaços no diagrama onde Spencer ou Camilla não vão. Eles aprenderam a não tentar ir nesses lugares. Haverá, inevitavelmente, lugares no casamento em que os dois não vão se sobrepor … de forma alguma. E não tem problema! Isso é até mesmo saudável. Vocês são pessoas diferentes, com criações diferentes, com culturas diferentes, com personalidades únicas. Vocês provavelmente odiariam a vida se vocês se casassem com alguém idêntico a vocês, porque na maioria das vezes, as coisas nas outras pessoas que mais te irritam são as coisas que você interiormente reconhece como suas próprias fraquezas e falhas.

Diagrama de Venn de Spencer e Camilla Kimball para explicar o melhor conselho sobre casamento

Aqui está a chave. Apoiem um ao outro naquilo que outra pessoa gosta. Não tente forçar a outra pessoa a gostar do que você gosta. Se você tentar forçar, nenhum dos dois vai aproveitar nada. Você vai gastar seu tempo tentando mudar a outra pessoa, batendo sua cabeça contra a parede. Será doloroso.

As pessoas nunca mudam porque outra pessoa quer que elas mudem. Na verdade … mudança coercitiva muitas vezes provoca revolta. As pessoas só mudam por causa de um desejo interior de mudar.

Aquele velho estava certo durante todos esses anos. “Não tente transformar a outra pessoa em você“. Deixe que eles sejam eles mesmos, e você seja você … e então aproveite aquilo que vocês têm em comum.

Este artigo foi escrito por Greg Trimble em gregtrimble.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Baile SUD Juventus 2016 foi um Sucesso!
Pessoas criando planejando pensando
Sou mórmon e estou desempregado(a). O que devo fazer?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *