fbpx

“O Que Jesus Faria?” – Uma pergunta de grande ajuda para os Pais.

Ovelha criança família

Imagem via mormon.org.

Por Mormon.org

O Que Jesus Faria?

A família é o ambiente perfeito para aprender como interagir com os outros. Nas famílias, indivíduos aprendem a amar, rir, chorar, resolver conflitos, trabalhar, brincar, e dar-se bem com os outros. E por desígnio divino, pais “(…) têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos.” (A Família: A Proclamação Ao Mundo”). Às vezes a paternidade e maternidade podem ser árduas. Mas, nestas circunstâncias desafiadoras, nós podemos encontrar melhores soluções perguntando-nos, “O que Jesus faria?”. Jesus Cristo deu-nos o exemplo perfeito de amor e compaixão para com os outros, e quando nós seguimos Seu exemplo, o caminho para sermos pais bem-sucedidos torna-se claro.

Para melhorarem como pais, vocês podem considerar estas três respostas para a pergunta: “O que Jesus faria?” ao interagir com seus filhos.

Tratar os filhos com carinho.

Embora, o mundo ensine que as crianças são inconvenientes ou dispensáveis, lembre-se como o Salvador as vê. Aos discípulos que repreenderam a aproximação de um grupo de crianças, Jesus ensinou: “Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.” (Mateus 19:14). Nós também podemos tratar os nossos filhos com carinho. Deixem-os saber que eles são importantes e estimados membros de sua família. Os filhos entenderão que eles são importantes pela forma como se sentem quando estão com vocês. Observe como as famílias tratam os filhos e foque no que mais importa.

Praticar a Paciência.

Com todos os pecados, fraquezas, e erros que nós levamos para o Senhor, Ele tem uma ampla capacidade de praticar a paciência diária conosco. Em seu amor e misericórdia Ele diz, “Sim, e tantas vezes quantas o meu povo se arrepender, perdoá-lo-ei de suas ofensas contra mim.” (Mosias 26:30). Nossos filhos podem ser desorganizados, fazer drama, e cometer muitos erros.

Mas, quando seguimos o exemplo de Cristo e praticamos a paciência com eles, eles sentirão nosso amor e melhorarão ao longo do tempo.

Ensinar e Tesfificar.

O ministério mortal do Salvador foi repleto de ensinamentos espontâneos. Para Pedro que andou sobre as águas, Ele ensinou que a fé firme é suficiente para realizar milagres (ver Mateus 14:25-31). Para a mulher junto à fonte, Ele ensinou que as águas vivas poderiam saciar sua sede espiritual (ver João 4). Para a mulher pega em adultério, Ele ensinou a necessidade de arrependimento e perdão (ver João 8). Nós podemos fazer o mesmo. Use situações informais para deixar seus filhos verem que vocês reconhecem os ensinamentos de Jesus Cristo em todos os aspectos de suas vidas. Quando alguém tratar eles mal, ensine-os a amarem seus inimigos (ver Lucas 6:27-31).

Quando as questões da vida surgirem, ensinem-os a buscarem as palavras dos profetas (ver D&C 1:38). Quando eles perguntarem quem são, ensinem-os que eles são filhos de Deus (ver Atos 17:28-29). Observe os discursos dos líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sobre a importância dos momentos de ensino informal no lar.

 

Artigo original em  mormon.org. Traduzido por Regiane Bonfim.

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Regiane Bonfim
Formada em Letras-Tradutor-Intérprete. Membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Gosta de filmes baseados em fatos reais e de comédia. Músicas dos anos 80 têm um lugar de destaque na minha playlist. Minhas áreas de interesse: tradução, línguas, culinária, artesanato, etc.
A Maldição de Ser Muito Feliz
Setenta mórmon Elder Claudio R M Costa
Serão do Elder Costa para o JAS lota capela em São Paulo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *