fbpx

História da Família: Faz Bem Para a Sua Saúde?

Mórmons fazendo história da família

Existem muitas pessoas no mundo que possuem uma paixão descontrolada em traçar a sua linhagem e passar inúmeras horas pesquisando a historia dos seus antepassados. Esta exploração pela historia das gerações é conhecida como pesquisa genealógica, ou também chamada de pesquisa da historia familiar.

CU040804-015HRA palavra “genealogia” vem da palavra grega γενεαλογία, que quer dizer literalmente conhecimento das gerações. Portanto, a genealogia ou a pesquisa da historia familiar, é literalmente a obtenção de conhecimento da geração atual ou daquelas que já se foram. Este conhecimento é obtido traçando linhas familiares ou historias como “tradições orais, registros históricos, analises genéticas e outros registros a fim de obter informação sobre a família e demonstrar o parentesco e linhas de sangue de seus membros. Os resultados são frequentemente colocados em gráficos ou escritos como narrativas.”

Elder John A. Widtsoe, um membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (inadvertidamente chamada de Igreja Mórmon pela mídia) de 1921 a 1952, ensinou que:

“Aqueles que dão de si mesmos com toda a sua força e vontade para esta obra… recebem ajudam do outro lado, e não somente para reunir a genealogia. Quem quer que procure ajudar aqueles que estão do outro lado recebe auxilio de volta em todas as áreas de sua vida (John A. Widtsoe, Utah Genealogical and Historical Magazine, Julho de 1931, p. 104).

Os Laços Que Nos Unem

Para alguns, a pesquisa genealógica é somente um passatempo, mas para outros, como os membros de A Igreja de Jesus Cristo, a pesquisa que realizam tem significância tanto nesta vida, quanto na eternidade. Conhecer a historia da família nos ajuda a colocar certas coisas relacionadas a nossa família na perspectiva correta, e também nos dá um melhor entendimento de quem somos enquanto indivíduos. Através dos meios da historia da família somos ligados através das gerações.

Elder Bruce C. Hafen, uma Autoridade Geral de A Igreja de Jesus Cristo, expressou alguns pensamentos concernentes aos laços que unem as gerações:

Eles realmente podem ser um laço de um senso de pertencimento que une as gerações… Este laço nos dá um senso de identidade e proposito. Nossos laços com o mundo eterno de repente se torna muito real, refinando nossas prioridades e elevando nossas expectativas… Podemos descobrir por nós mesmos um reservatório de paciência e perseverança que jamais encontraremos sem o profundo comprometimento que cresce de um sentimento de pertencimento real.

Exercendo essa lealdade inamovível em relação a uma outra pessoa, nos ensina como amar – na verdade, como ser mais como o Salvador. Nosso senso de pertencimento uns com os outros… Prenuncia nosso pertencimento a família eterna de Deus. Nosso desejo em disciplinar nossos desejos individuais a fim de honrar nossos entes queridos, nos prepara para pertencer a Ele, que é o nosso Pai  (Bruce C. Hafen, “Planting Promises in the Hearts of the Children”, Liahona, Junho de 1998, 16).

O Papel da Historia Médica Familiar na Pesquisa da Historia Familiar

mormon-templo-sala-celestialOs que trabalham na área de saúde estão percebendo que a historia familiar é de grande ajuda, mas de um modo diferente. Os médicos estão dizendo aos seus pacientes que a historia medica da família é uma parte vital do aprendizado das raízes familiares, assim como a pesquisa genealógica.

Os profissionais da saúde estão cada vez mais procurando convencer aos seus pacientes a criar e compartilhar a historia medica da família, porque ela pode prover informações valiosas que podem ajuda-los a estabelecer planos de prevenção específicos, disse  Vence L. Bonham, Jr., chefe do Education and Community Involvement Branch of the National Human Genome Research Institute.

“É uma ferramenta que esta disponível para todos,” disse Bonham.

Por muitos anos os médicos tem confiado em testes genéticos para ajuda-los a prescrever procedimentos médicos de prevenção para os indivíduos. Entretanto, o uso de tal tecnologia é cara, e não confere ao profissional da saúde o mesmo nível de detalhe no diagnostico de uma doença hereditária, como o registro medico familiar que podem possivelmente incluir a idade em que um antepassado desenvolveu certas doenças mentais, e o diagnostico pode ser realizado em um determinado momento. A disponibilidade e o uso dos registros médicos familiares podem permitir que um medico determine se uma doença é decorrente da genética, estilo de vida ou a combinação dos dois.

Um registro de três gerações que inclui não somente os diagnósticos, mas também a idade na qual os membros da família desenvolveram certas doenças, é o ideal, disse O’Leary. Este tipo de historia pode permitir que um medico prescreva medidas preventivas e exames adicionais que podem salvar o destino de uma pessoa. Frequentemente, o conhecimento da historia familiar pode levar a tratamentos mais seletivos e eficientes. Por exemplo, um médico pode examinar um paciente com o histórico familiar de câncer de mama, procurando por causas da doença.

O histórico medico-familiar lançou uma nova luz em um velho argumento e trouxe esperança ha muitos que acreditam em destino. A genealogia é uma ótima maneira de fazer os familiares falarem sobre saúde. A saúde é um assunto familiar, tanto quanto comunitário.

Como Reunir e Compartilhar o Histórico Médico Familiar

Aqui vão algumas dicas para ajuda-lo a reunir as informações medicas familiares:

  • Converse a respeito da historia medica da família em reuniões com parentes. Os feriados e funerais são onde as pessoas estão mais propensas ha falar abertamente sobre o assunto.
  • Se assegure que todos saibam porque você esta querendo obter tais informações.
  • Se ofereça a compartilhar aquilo que conseguir reunir com os membros da família.
  • Respeite a privacidade. Alguns membros da família podem não querer falar sobre isso.
  • Use os recursos que estiverem disponíveis, tais como obituários e certidões de óbito. ( Eles contem informações essenciais)

Existem vários meios disponíveis para procurar e compartilhar a historia medica da família. Alguns destes estão disponíveis gratuitamente na internet.

Presidente Boyd K. Packer, membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sobre o trabalho de história da família como um todo, nos ensinou: “Quando pesquisamos nossas próprias linhas passamos a nos interessar mais do que apenas nomes. . . . Nosso interesse se transforma nossos corações a nossos pais, nós procuramos encontrá-los e conhecê-los e atendê-los” (Boyd K. Packer, Sua História Familiar: Como Começar, Ensign, agosto de 2003).

Recursos adicionais:

Fortalecendo das famílias

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *