fbpx

Por que precisamos de um profeta em nossos dias?

Profeta pregando

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo acreditam em profetas. Acreditam que eles sempre foram necessários e isso não é diferente agora. Diferentemente de muitos cristãos, acreditamos que Deus continua a chamar profetas.

Lemos em Amós que “certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos os profetas”. (Amós 3:7)

Mas o que é um profeta?

Profeta é uma pessoa chamada por Deus para falar em nome Dele. Como mensageiro do Senhor, o profeta recebe mandamentos, profecias e revelações de Deus. Cabe ao profeta a responsabilidade de dar a conhecer à humanidade a vontade e a verdadeira natureza de Deus e demonstrar o significado de seus procedimentos em relação aos homens. O profeta também denuncia o pecado e prediz as suas consequências. Ele é um pregador da retidão. Em certas ocasiões o profeta pode ser inspirado a predizer o futuro em benefício da humanidade. A sua responsabilidade principal, entretanto, é prestar testemunho de Jesus Cristo.

Com essa breve explicação, entendemos que o profeta é alguém que o Senhor chama para Sua obra. E contradizendo o que muitos podem pensar, não há mais de um profeta na Terra ao mesmo tempo! “ Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta” (Números 11:29).

Acreditamos e apoiamos o atual profeta do Senhor, Thomas Spencer Monson [1]. Não somente o apoiamos como profeta mas também vidente, revelador e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que houve um período em que a Terra ficou sem luz. Um momento de escuridão e trevas espirituais, conhecido como A Grande Apostasia [2]. As pessoas se afastaram do que era aceitável e agradável a Deus e assim Ele retirou da Terra o sacerdócio, o espírito de revelação e consequentemente profetas deixaram de existir.

Com a Restauração do Evangelho [3], o Senhor novamente enviou profetas a Terra. E continua a fazê-lo. Deus pôs profetas na Igreja (I Coríntios 12:28) e assim deve ser: a Igreja deve ser edificada sobre o fundamento de apóstolos e profetas (Efésios 2:19-20).

Dito todas essas coisas, você poderia se perguntar: por que precisamos de um profeta em nossos dias?

1)   Eles sabem o que é melhor

Os profetas sabem o que é melhor, enquanto nós frequentemente temos dúvidas e temores. O que é melhor: beber um remédio tendo a certeza que vai ser bom ou tomar um remédio que talvez seja bom? É melhor beber um remédio tendo a certeza que vai ser bom não é? Por muitos motivos: vai tirar nossa dor, vai economizar nosso tempo procurando outras opções, vai economizar nosso dinheiro comprando outros remédios e ficaremos felizes sem dor.

Essa mesma analogia se encaixa perfeitamente com os profetas. É melhor seguir o que eles nos dizem porque eles sabem o que é melhor.   Se seguirmos o que é melhor, vamos ter menos problemas, menos dores também. Não vamos perder tempo “errando e quebrando a cabeça” e claro, ficaremos felizes por saber que estamos no melhor caminho.

E então, o que é melhor: o melhor ou o possivelmente melhor?

2)   É a voz do Senhor para nós

Os ensinamentos dos profetas não são vazios. Os ensinamentos dos profetas não são suas próprias ideias, e sim o que o Senhor quer que eles nos ensinem!

“Seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo” (D&C 1:38) .

Isso não é maravilhoso? É como se o próprio Senhor estivesse falando a nós!

Assim como o Senhor admoestou Israel por meio de todos os profetas ele continua a fazê-lo. (II Reis 17:13) Que privilégio e bênção!

3)   Não nos perderemos

“Se estiverdes preparados, não temereis.” (D&C 38:30) Cada vez mais o mundo parece se perder. Os desvios são muitos. E nós precisamos estar preparados para não nos perdermos também. “Estar no mundo sem ser do mundo” é uma expressão antiga e cada vez tem se tornado mais difícil.

Acreditamos que aqueles que possuem a Luz de Cristo, têm um brilho diferente do brilho do mundo. São pessoas diferentes, pois suas condutas são louváveis. E precisamos continuar a prosseguir esse propósito. E o faremos com a ajuda dos profetas. Como lemos em Doutrina e Convênios seção 38 versículo 30: “Se estiverdes preparados, não temereis” . Se seguirmos o que dizem e o que nos ensinam os profetas, não nos perderemos!

O tempo se aproxima e tem se tornado cada vez difícil ser um discípulo do Salvador Jesus Cristo. Contudo, acreditamos que ter um profeta é essencial. E graças damos ó Deus por um profeta que nos guia no tempo atual. [4]

______________

[1] Thomas Spencer Monson

[2] A Grande Apostasia

Vídeo

O que é apostasia

[3] A Restauração do Evangelho

[4] Graças Damos, ó Deus por um Profeta, hinos nº9

| Profetas Hoje
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Young Ambassadors
BYU Young Ambassadors se apresentam em turnê pelo Brasil
Musical Jesus O Cristo
Começou ontem em Fortaleza, o Musical Jesus O Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *