fbpx

24 Escrituras Sobre Esperança

moça mórmon

Quando a vida fica difícil, é fácil ficar desanimado. Provações, oportunidades perdidas, problemas de saúde ou a morte de um ente querido podem fazer com que nos sintamos abandonados e sós.

Mas, Deus nunca se esquece de nós e Ele nunca nos deixa sozinhos. Quando colocamos a nossa confiança em Deus e em Seu Filho, Jesus Cristo, podemos encontrar paz nesta vida, superar desafios, ser perdoados de nossos pecados e voltar para casa para um Pai Celestial amoroso.

Aqui estão 24 escrituras que dão esperança e encorajamento em tempos de incerteza.

Em quem devemos ter esperança?

Jeremias 17:7 – “Porém, bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.”

Joel 3:16 – “o Senhor será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.”

Salmos 34:4 – “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”

Romanos 15:13 – “Ora, o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz na fé, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo.”

Alma 36:3 – “Aqueles que confiarem em Deus serão auxiliados em suas tribulações e em suas dificuldades e em suas aflições; e serão elevados no último dia.”

Éter 12:4 – “Portanto, todos os que creem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens, tornando-os seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus.”

Mateus 11:28-30 – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

João 14:27 – “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

Alma 7:11-12 – “E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; e isto para que se cumpra a palavra que diz que ele tomará sobre si as dores e as enfermidades de seu povo. E tomará sobre si a morte, para soltar as ligaduras da morte que prendem o seu povo; e tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades.”

O que devemos esperar?

Ressurreição

1 Pedro 1:3 – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”

Alma 11:43 – “O espírito e o corpo serão novamente reunidos em sua perfeita forma; os membros e juntas serão restaurados à sua devida estrutura, tal como nos achamos neste momento”

Alma 40:23 – “A alma será restituída ao corpo e o corpo, à alma; sim, e todo membro e junta serão restituídos ao seu corpo; sim, nem mesmo um fio de cabelo da cabeça será perdido, mas todas as coisas serão restauradas na sua própria e perfeita estrutura.”

Vida Eterna

Morôni 7:41 – “E o que é que deveis esperar? Eis que vos digo que deveis ter esperança de que, por intermédio da expiação de Cristo e do poder da sua ressurreição, sereis ressuscitados para a vida eterna; e isto por causa da vossa fé nele, de acordo com a promessa.”

Escrituras

Romanos 15:4 – “Porque todas as coisas que dantes foram escritas, para nosso ensino foram escritas, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança.”

Por que devemos ter esperança?

Edificação Pessoal

1 João 3:2-3 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Porém sabemos que, quando se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem essa esperança, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”

Alma 7:24 – “E procurai ter fé, esperança e caridade; e então fareis sempre boas obras em abundância.”

Vida Eterna

2 Néfi 31:20 – “Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna.”

Éter 12:32 – “E também me lembro de que tu disseste haver preparado para o homem uma casa, sim, entre as mansões de teu Pai, na qual o homem pode ter uma esperança mais excelente; portanto, o homem deve ter esperança; caso contrário não poderá receber uma herança no lugar que tu preparaste.”

Relacionamento entre Fé, Esperança e Caridade

1 Coríntios 13:13 – “Agora, pois, permanecem estas três: a fé, a esperança e a caridade; porém a maior destas é a caridade.”

Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.”

Alma 32:21 – “E agora, conforme falei com referência à fé — fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não veem e que são verdadeiras.”

Morôni 7:40 – “E novamente, meus amados irmãos, gostaria de falar-vos sobre a esperança. Como podeis alcançar a fé a não ser que tenhais esperança?”

Morôni 7:42-43 – “Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança. E novamente, eis que vos digo que ele não pode ter fé nem esperança sem que seja manso e humilde de coração.”

Morôni 10:20 – “Portanto, é preciso haver fé; e se é preciso haver fé, também é preciso haver esperança; e se é preciso haver esperança, é preciso também haver caridade.”

Estas escrituras nos ensinam a ter esperança em Deus, nosso amoroso Pai Celestial, e Seu Filho, Jesus Cristo. Quanto mais lermos sobre Eles, mais aprenderemos a confiar no que Eles dizem. Quando colocamos a nossa confiança em Deus e Jesus Cristo e agimos de acordo com as suas palavras, a nossa esperança – a garantia de que Ele cumprirá Suas promessas – crescerá. E com esperança, podemos ser felizes agora, não importa nossas circunstâncias.

Entenda mais as crenças dos mórmons. Solicite um Livro de Mórmon gratuito.

Este artigo foi escrito no site mormon.org. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
religião e vida cotidiana
Mãos que Ajudam - Crescendo Servindo
O Dia em Que Joseph Smith Teve Uma Visão da Mãe Celestial

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *