fbpx

8 coisas que Star Wars e os mórmons têm em comum

star wars e os mórmons

 Star Wars e os mórmons têm em comum

“Que a força esteja com você!”

A saga Star Wars possui grande popularidade entre muitos membros da igreja. Uma das razões é que se pode verificar vários elementos compatíveis entre os símbolos do filme e as doutrinas da igreja. Leia e compare:

1) Força

star wars e os mósmons

Mestre Yoda líder da Força – uma possível comparação entre Star Wars e os mórmons. (imagem via mormoni.com)

A Força de Star Wars tem muitas semelhanças com sentir o espírito, também chamado de o Espírito Santo. Como diz o mestre Yoda: “Você deve sentir a força em torno de você”. Da mesma forma, podemos sentir o Espírito ao nosso redor se nós deixarmos.

2) Lutam contra o lado negro

Star Wars e os mórmonsO lado negro do Star Wars pode ser comparado a Satanás e seus caminhos. O lado negro é mau o que é exatamente como Satanás. O lado negro da Força pode manipular à vontade das pessoas. Satanás usa táticas semelhantes de alguma forma para tentar o Espírito, mas nas formas mais perversas e corruptíveis. Aliás, o Imperador Palpatine, um Lorde Sith, nos filmes usa o poder do engano e Satanás usa o mesmo método para atingir seus objetivos.

3) Heróis

Star Wars e os mórmons

Star Wars e os mórmons possuem heróis. (imagem via mormoni.com)

Luke Skywalker é como muitos dos heróis do Livro de Mórmon: todos eles têm lutado em sua própria maneira contra o mal. Por exemplo, Luke lutou contra o lado negro da força, que é o poder do mal e Capitão Moroni foi desafiado pelos lamanitas, que na época eram malignos e carnais.

4) Templos

Star Wars e os mórmons

Star Wars e os mórmons possuem templos. (imagem via mormoni.com)

O lugar onde o Jedi ia para treinar e encontrar o conselho é chamado de Templo Jedi. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem os templos onde são realizadas ordenanças e onde os membros são “treinados espiritualmente”.

5) Missões

Star Wars e os mórmons

Presidente Kimbal sendo comparado ao mestre Yoda. Star Wars e os mórmons. (imagem via mormoni.com)

Em um ponto, Luke foi enviado por Obi-Wan Kenobi para buscar Yoda no planeta Dagobah para ser treinado na arte do Jedi. Isso pode ser igualmente ligado a um(a) jovem que é chamado(a) para servir em uma missão. Um(a) missionário(a) vai por um tempo para o Centro de Treinamento Missionário e cresce espiritualmente durante essa experiência. O resultado, de passar pelo Centro de Treinamento e servir uma missão é para ser melhor preparado para combater Satanás, assim como Luke treina com Yoda para combater contra o lado negro.

(Há uma lenda urbana que Yoda foi inspirado por Spencer W. Kimball, um dos ex-Presidentes da Igreja. No entanto, embora ambos tenham pontos em comum como a voz rouca, os tufos de cabelo branco e um hábito de incentivar os outros a agir, esta lenda foi provada falsa.)

6) Dúvidas

Star Wars e os mórmons

Star Wars e os mórmons. (imagem via mormoni.com)

Existem vários personagens no universo de Star Wars, que tinham dúvidas sobre a existência da Força. Um exemplo é Han Solo que a princípio não acreditava, mas que logo muda de ideia. Da mesma forma, algumas pessoas são céticas no início sobre a existência do Espírito e, por fim, as suas mentes mudam e quando eles percebem, já sabem que o Espírito Santo é real.

7) Há vários mundos

star wars e os mórnons

Star Wars e os mórmons. (imagem via mormoni.com)

Em Star Wars, vemos muitos exemplos de vida em outros planetas, incluindo a inteligente. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ensina uma doutrina que diz que o Pai Celestial criou um número ilimitado de mundos e que há vida inteligente fora do hemisfério da nossa Terra.

 

8) Arrependimento

Star wars e os mórmons

Star Wars e os mórmons. (imagem via mormoni.com)

Darth Vader é um exemplo de arrependimento. Como Anakin Skywalker tem dificuldade em encontrar o seu lugar entre os Jedi no Episódios II e III, especialmente sendo o escolhido. Após as tentações do Imperador Palpatine em Episódio III, Anakin decide se juntar o lado escuro, executa muitas maldades e se tornar um peão do Imperador Palpatine, em comparação com Satanás.

Ao longo dos anos Vader continua sendo corrompido pelo lado negro, embora, mais tarde no episódio VI “O Retorno de Jedi”,Luke, seu filho, o ajuda a compreender, dizendo-lhe que ele ainda pode voltar para o lado bom da força. Vader percebe seu amor por seu filho e no final é ele quem mata Palpatine e salva Luke e aqueles que lutam a Aliança Rebelde contra o Império Galáctico. Antes de sua morte Vader, se redimiu ao salvar seu filho e, portanto, todos aqueles que simpatizam com a ordem de Jedi.
Não há como negar que existem alguns temas de Star Wars que têm particular relevância para aqueles que conhecem a fé mórmon.

Que outras semelhanças podem ser encontradas com a Igreja?
Que a Força esteja com você!

Esse artigo foi traduzido do italiano por Inaê Leandro, para lê-lo em sua versão original acesse aqui

| Entretenimento
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Élder Cook faz um tour com Arcebispo Católico e Sacerdotes no templo...
concentrar nas reuniões da Igreja
Três dicas para se concentrar nas reuniões da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *