fbpx

Mórmons e Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizarão 40 milhões de registros

Pesquisa familiar via internet

Family Search e Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizarão 40 milhões de imagens digitalizadas

O Family Search e o Arquivo Público de São Paulo firmaram uma parceria em Abril desse ano. O objetivo dessa parceria é fazer com que 40 milhões de documentos sejam digitalizados e disponibilizados para o público. O projeto é custeado pelo Family Search, que arcará com as despesas do projeto. Esse valor representa uma economia de quase 20 milhões aos cofres públicos. “A busca de parcerias com a sociedade civil para melhorar a eficiência do serviço público é um dos pilares da moderna gestão pública”, disse Izaias Santana, coordenador do Arquivo Público do Estado. Ao todo, o projeto prevê a limpeza, digitalização e indexação de quase 200 mil livros cartorários dos municípios de São Paulo.

O trabalho será executado por 31 funcionários da Family Search que passarão cerca de 18 meses no Arquivo Público. A digitalização desses registros, além de garantir a preservação das informações contidas, fornecerá importantes dados que permitirão aos usuários do site do Family Search encontrar dados de seus ancestrais que deixaram outros países para estabelecerem uma vida nova no Brasil.

Os documentos, no entanto, podem ser utilizados para muitos outros fins. Por exemplo, os documentos tem efeito probatório, e podem ser utilizados na comprovação de direitos ou na busca de cidadania estrangeira. Os documentos também resultarão numa rica e vasta base de dados que podem ser usadas por pesquisadores. Documentos de óbito, por exemplo, podem ser utilizados por pesquisas sobre a saúde pública, enquanto documentos de imóveis podem ser utilizados por pesquisas sobre a urbanização.

Os documentos digitalizados e indexados poderão ser usados para muitos fins. Do ponto de vista genealógico, os documentos podem ajudar pessoas a criarem sua árvore genealógica e encontrar seus antepassados. Os documentos tem efeito probatório, e podem ser usados inclusive na comprovação de direitos, como cidadania estrangeira. Outros usos desse serviço será na pesquisa, onde essa vasta base de dados pode ser utilizada por pesquisadores de várias áreas.

Family Search é a organização de pesquisa genealógica de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Essa organização de mais de 100 anos possui mais de 4 bilhões de nomes e documentos, mais de 4500 centros de história da família, e seus serviços são gratuitos e abertos a todas as pessoas.

Arquivo Público do Estado de São Paulo é responsável pela formulação de políticas públicas de gestão documental para o Governo do Estado. Eles possuem um rico acervo de documentos históricos, documentos textuais, fotografias, mapas, ilustrações, jornais, revistas e livros, com mais de 400 mil imagens de documentos digitalizados e disponíveis para consulta online. O Arquivo Público trabalha para garantir o pleno acesso às informações de interesse da sociedade.

O FamilySearch e o Governo do Estado possuem uma parceria desde outubro de 2014, e mais de 9 milhões de imagens de cartórios de registros civis já foram digitalizados.

As informações são do Arquivo Público do Estado de São Paulo, da Revista FAPESP, e da Sala de Imprensa Mórmon. Imagem principal via Sala de Imprensa Mórmon.

 

| Notícias Locais
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
tecnologia
Elder Bednar ensina a não temermos a tecnologia, mas abraçá-la!
Por Que Cavalos São Mencionados no Livro de Mórmon?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *