fbpx

Como posso ter um bom natal se estou longe da minha família

Muitas datas comemorativas fazem mais sentido e são melhores aproveitadas se estamos em família. O Natal sem dúvida alguma é uma dessas datas em  que ansiamos por estar com nossos familiares.

Você estará  longe de seus familiares neste Natal? Saiba que você não é o único! Ao redor do mundo, muitas pessoas passarão o Natal longe de sua família. Talvez por motivos de trabalho ou estudo e até motivos contrários a vontade própria. 

A Bíblia nos mostra algumas pessoas que enfrentaram a solidão. Elias ficou vários dias sozinho junto ao ribeiro de Querite (I Re. 17:1-7). Jó perdeu os bens, família, saúde, e os únicos “amigos” que ficaram ao seu lado o acusavam de pecar. Ele estava acompanhado, porém só. Daniel ficou só na cova dos leões durante uma noite inteira. João ficou só na ilha de Patmos.

Mas talvez a maior solidão tenha sido experimentada por Jesus no Getsêmani e na cruz. Ele ficou só. Os discípulos dormiram quando deveriam orar e estavam longe quando deveriam estar perto (Lc. 22:39-46). Na cruz, Ele também estava só. Seu clamor foi “Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?” (Mt. 27:46). Ele estava só.

No entanto, o homem não foi criado para viver sozinho. Ao criá-lo, Deus declarou que “não é bom que o homem esteja só” (Gn. 2:18). Apesar de referir-se ao casamento, este texto também diz respeito aos relacionamentos, por isso Salomão diz que “melhor é serem dois do que um…” (Ec. 4:9–12).

Estar com bons amigos sem dúvida é algo maravilhoso, todavia, nada preenche a lacuna que fica por não ter o abraço e o aconchego dos familiares. E talvez, você esteja nessa situação e se pergunte: “como posso ter um bom Natal se estou longe de minha família?”

À medida que o Natal se aproxima, a angústia aumenta e a saudade aperta. Por isso, hoje gostaríamos de sugerir 4 coisas para você que por algum motivo estará longe de sua família neste Natal.

Resgatar

1)   Achegarmos a Cristo e buscarmos força Nele

Em Deuteronômio 31:6 lemos: “(…) porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará”. Não é bom saber que Ele estará sempre conosco e nunca irá nos desamparar? Através da oração sincera, sim, aquela que de fato conversamos com Deus, podemos sentir amparo e amor através das palavras de Cristo que diz “(…) e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28:20).

Se de fato buscarmos o Senhor em todas as coisas poderemos nos sentir melhores e menos sozinhos. E é exatamente isso que Ele nos aconselha, a buscá-lo em cada pensamento, não duvidar que Ele pode nos ajudar, não teimar que Ele pode nos socorrer (D&C 6:36).

sofrimento, duvidar

2)   Relembre o motivo de você estar longe de sua família

São vários os motivos que levam as famílias a não estarem reunidas nesta data. Estudos, trabalho, motivos de saúde entre tantos outros. Relembre o motivo que o levou onde você está agora. Por que você está onde está e não em casa com sua família? Tenha esse motivo em mente! Se for por algum problema, que tal ter como meta resolvê-lo no próximo ano? Em algum tempo, você poderá regressar ao lar ou trazer sua família para mais perto de você e todo esse período longe uns dos outros, será recompensado. Lembre-se sempre que muitas coisas boas vêm do sacrifício que fazemos!

medo de namorar

3)   Esteja com outras famílias e/ou amigos

Estar com outras famílias sem dúvida alguma irá lembrá-lo de sua própria família, o que pode trazer um pouco de tristeza inicialmente. No entanto, estar com outras famílias, aliviará sua solidão, trará boas risadas e momentos agradáveis. Se você mora com outras pessoas que também estão sem suas famílias, unam-se nesse momento! A Bíblia afirma que “há amigos mais chegados que um irmão” (Pv. 18:24), e estes amigos certamente poderão ajudar uns aos outros.

4)   Fale com sua família

Uma ligação, Skype ou WhatsApp  são algumas opções que podem ser bem úteis  para matar a saudade. Obviamente nada se compara ao abraço e a presença real, mas a ligação diminui a distância e reforça o amor. Se não for possível falar com sua família, escreva para eles, uma carta além de levar mensagens leva um pedaço de nós!

Ter um bom Natal estando longe de nossa família, pode ser realmente desafiador. Mas podemos confiar Nele, sentir sua presença e, acima de tudo, tenha esperança e certeza de que Deus está ao seu lado. Relembre o verdadeiro significado do Natal e sinta a alegria pela presença Dele, como sentiram os pastores ao visitá-lo em Belém(Lc 2:18).  E por fim, nunca se esqueça do que Ele afirmou: “não temas, porque Eu sou contigo…” (Isa. 41:10)

Relacionado:

Esperança – o que os profetas de hoje ensinaram sobre esse Dom Celestial

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Jordan Smith, vencedor do The Voice
Vencedor do The Voice faz parceria com o Coro do Tabernáculo Mórmon
Trump
Porque o Coro do Tabernáculo Mórmon cantará na cerimônia de posse...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *