fbpx

Como você pode fazer as pazes com alguém?

pazes

Fazer as pazes com alguém

A Bíblia diz sobre os humanos que “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Não é fácil conviver com as pessoas. As pessoas são diferentes, cada um com sua própria personalidade e atributos. São mais de 7 bilhões de pessoas no mundo hoje e conflitos de personalidades são inevitáveis.

Você tem alguém com quem gostaria de fazer as pazes? Ou pensou em alguém com quem se desentendeu? Como podemos fazer as pazes quando isso acontece? A Bíblia dá excelentes conselhos. Ela descreve o Criador, como “o Deus da paz” (Hebreus 13:20) e se queremos paz entre as pessoas, podemos pedir ajuda a Ele. Deus quer que seus filhos tenham relacionamentos pacíficos. Analise três coisas que ajudarão você a fazer as pazes com outras pessoas.

1) Perdoe liberalmente

pazes

Assim como Deus nos perdoou, devemos nós perdoar aos outros. Paulo, em sua carta aos Colossenses ensinou: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa conta outro;assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” (Colossenses 3:13).

“Aquele que não é capaz de perdoar outros destrói a ponte sobre a qual ele mesmo terá de passar”, escreveu Edward Herbert, historiador britânico do século 17.

Talvez até exista uma razão para não querer perdoar. Talvez você se sinta no direito de não falar com a outra pessoa. E talvez até pense que é a outra pessoa que deve procurar por você. Contudo, se ela não se deu conta de que fez errado ou se ela acha que você é a parte errada, provavelmente a situação vai ficar na mesma.

Seguir o conselho da Bíblia de perdoar a outra pessoa é o melhor a se fazer. Se Deus registrasse nossos erros, nós estaríamos condenados e perdidos! (Salmos 130:3). Mas Deus é “misericordioso e piedoso, longânimo e grande em benignidade”. (Salmos 103:8), porque “Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó” (Salmos 103:14) .

2) Converse

pazes

Quando alguém nos ofende, por vezes temos vontade de expor isso ao mundo. Expor nossa dor aos outros também. Mas a Bíblia nos recomenda exatamente o contrário. “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão” (Mateus 18:15)

Sentimentos negativos, medo, raiva e vergonha talvez nos impeçam de procurar a outra pessoa para solucionar o problema. Quando o problema é grave e você acha que não consegue deixá-lo de lado, vá conversar com a pessoa. Tente resolver o problema da seguinte maneira:

  •         Prontamente: Sem demoras mesmo. Quanto mais tempo passar, pior vai ficar. É como uma folha que cai na água: se pegamos imediatamente, podemos secá-la mais fácil, mas se demoramos a pegar, ela pode se desfazer. Tente seguir o conselho de Jesus contido no livro de Mateus: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta tua oferta.” (Mateus 5:23-24)
  •         Em particular: É difícil guardar para nós quando alguém nos ofende. Precisamos resistir à tentação de sair falando a outros sobre o ocorrido. “Pleiteia a tua causa com o teu próximo, e não reveles o segredo a outro” (Provérbios 25:9).
  •         Pacificamente: Julgar quem está certo e quem está errado é o que instintivamente queremos fazer. Na maioria das vezes, vamos nos julgar como sendo os certos. Resistir a tendência de julgar quem está certo e quem está errado é importante. O objetivo é fazer as pazes e não ganhar a discussão! Tente usar a palavra “eu” em de “você”. Dizer “eu fiquei triste porque…” pode funcionar melhor do que “você me magoou”. A Bíblia traz a seguinte recomendação “Sigamos,pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação uns para com os outros” (Romanos 14:19)

3) Tenha paciência

pazes

“A ninguém torneis mal por mal”. (Romanos 12:17)

Talvez suas tentativas não vão dar certo logo de início e você logo pense em desistir. Mas, seja paciente. As pessoas têm personalidades diferentes e graus de maturidade diferentes. Algumas precisam de mais tempo para se acalmar e outras ainda estão aprendendo a mostrar qualidades cristãs. Enquanto esse processo acontece com as pessoas, demonstrar amor e bondade é um ótimo caminho.

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:21)

Para fazer as pazes, precisamos nos esforçar para sermos mais humildades, pacientes e amorosos. O processo de perdoar não acontece de uma hora para a outra, vamos ter que sair de nossa zona de conforto. Mas tudo isso vale a pena para mantermos relacionamentos pacíficos. E é somente dessa forma que estaremos fazendo o que nos pede nosso Pai Celestial: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós” (João 13:34)


Leia também: A razão de nossa esperança. Presidente Boyd K. Packer. Conferência Geral, Outubro 2014.

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
regras de fé
5 fatos interessantes sobre as regras de fé
ansiedade
Como aproveitar as reuniões da igreja se você tem ansiedade

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *