fbpx

Pais e Órfãos – Quando Sentimos a Falta de um Pai no Dia Dos Pais

Jesus Cristo

Em Tiago 1:27 lemos: “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se incontaminado do mundo”. Não poderia deixar de escrever algo sobre o dia dos pais para aqueles que não sentem que possuem um pai. Não só os órfãos. Reconheço que existem muitas pessoas viúvas que são casadas, e órfãos que possuem pais vivos.

O dia dos pais não é tão agradável para alguns. Muitas pessoas sentem a falta de um homem que possam chamar de pai. E esse descontentamento não surge quando vemos outras pessoas felizes em família (é muito bom que outras pessoas e famílias estejam felizes e progredindo). Mas vem da tristeza e da falta de um pai ativo e verdadeiro no lar.

Antes de mais nada, para aqueles que possuem um pai, jamais o condenem. Lembrem-se de que todas as pessoas possuem faltas. E todas deverão prestar contas de suas más decisões perante o Senhor um dia. Mas perdoem, por mais difícil que seja. Perdoe, porque somos nós quem mais precisamos de perdão.

Nossa Identidade como Filhos de Deus

Cada um de nós é um filho de Deus. Então, temos um Pai. Podemos saber disso por meio de duas testemunhas: nosso espírito e o Espírito Santo. Romanos 8:16 diz que “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Mesmo não se lembrando de todas as coisas antes de nascermos, nosso relacionamento com o Pai é tão importante que ainda assim sentimos que somos Seus filhos. Já pensou em orar sinceramente e perguntar a Deus se Ele o ama?

Podemos sentir que Deus nos ama. O presidente Thomas S. Monson disse que “Esse amor nunca muda. Não é influenciado por sua aparência, por suas posses ou pela quantia de dinheiro que vocês têm em sua conta bancária. Não muda por causa de seus talentos ou de sua capacidade. Ele simplesmente está lá. Está lá para vocês quando estiverem tristes ou felizes, desanimadas ou esperançosas. O amor de Deus está lá para vocês, quer sintam que o mereçam ou não. Ele está sempre lá, simples assim.”

Tornar-se Filhos de Cristo

Aqueles que aceitam e vivem o evangelho tornam-se filhos de Cristo. Mosias 5:7 ensina: “E agora, por causa do convênio que fizestes, sereis chamados progênie de Cristo, filhos e filhas Dele”. Morôni 7:19 ensina “e se vos apegardes a tudo que é bom e não condenardes, certamente sereis filhos de Cristo”. Recebemos muitas bençãos por causa disso. E um dos maiores consolos referentes a essa benção está em D&C 50:41, que diz “Não temais, filhinhos, porque sois meus e eu venci o mundo”. Não seremos deixados só.

Órfãos: Um Outro Pai, o Bispo

O presidente Monson ensinou que temos um terceiro pai próximo de nós: o bispo. Ele foi chamado por revelação, autoridade, e imposição de mãos. Não ganha um único centavo com isso, e se preocupa sinceramente com o bem estar das pessoas a sua volta.

A confiança dos membros com seus bispos é essencial. Essa é uma parte que muitas vezes é subestimada. Eles tem a responsabilidade de transmitir um amor e uma misericórdia num nível celestial. O arrependimento é crucial pra podermos progredir e nos tornarmos mais semelhantes ao Salvador… e isso não pode acontecer se não confiarmos em nossos bispos, a fim de não apenas confessarmos pecados mas sentirmos o amor do Senhor através deles. Em especial, o bispo leva amor e conforto aos órfãos e às viúvas.

Faça dele um amigo.

Sou grato pelo evangelho de Jesus Cristo. Por causa Dele nunca precisamos nos sentir sozinhos. Porque Ele andou o caminho sozinho antes de nós, não precisamos andar nesse caminho a sós.

Saiba mais

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Judeus e mórmons
O Que os Judeus Podem Aprender com os Mórmons
Abertura de Terra do Templo
Igreja Anuncia Duas “Aberturas de Terra” de Novos Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *