fbpx

7 coisas que todos os pais solteiros deveriam saber

A Família Proclamação ao Mundo [1] nos diz que:

“O MARIDO E A MULHER têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos. “Os filhos são herança do Senhor” (SALMOS 127:3). Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher— o pai e a mãe—serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações”.

Entretanto, nem sempre os filhos chegam da maneira que haviam sido planejados. Algumas vezes as pessoas engravidam quando ainda são muito jovens, ou não estavam casadas. Divórcios ou morte podem transformar um dos pais em “pai solteiro”. Existem casos em que os avôs se veem levados a tornarem-se pais novamente.

Se você é santo dos últimos dias e essa é a sua situação, provavelmente vez ou outra você pode ter se sentido triste, sobrecarregado (a) e desanimado (a). Existem sete coisas que gostaríamos que os pais solteiros soubessem:

1.O Senhor compreende suas dificuldades

O desafio de cuidar dos filhos não é algo novo. Nunca foi fácil cuidar dos filhos, dar-lhes boa educação, ensinar-lhes boas maneiras, levá-los ao caminho do Senhor. Entretanto, esse desafio tem se intensificado nos últimos tempos. Através das Escrituras sabemos que nos últimos dias teríamos dias trabalhosos ( 2 Timóteo 3:1). O Senhor conhece tudo, sabe o fim desde o começo e Ele mais que qualquer outro amigo, pode dizer: Eu te compreendo.

2.Por Ele te compreender, Ele pode te ajudar

Não  há como ajudarmos alguém, se não compreendemos o que ela tem passado. Mas ao contrário de nós, o Senhor tudo sabe, logo, Ele pode auxiliar-nos em qualquer área de nossa vida. Ele sabe quando você se sente só, sabe quando sente a sobrecarga de criar sozinho(a)os filhos, entende seu desânimo, conhece os mais íntimos choros de sua alma. Ele tudo sabe. Através da oração podemos falar com Ele sobre como nós nos sentimos, pedir forças e ajuda em meio às dificuldades que enfrentamos. E através das Escrituras aprendemos que podemos buscá-lo em cada pensamento, não duvidando(D&C 6:36).

homem pensando sendado em uma passarela

3.Todo esforço valerá a pena

Às vezes o esforço realizado por pais solteiros para cuidar dos filhos não seja tão reconhecido agora. Por vezes, podemos pensar se todo o esforço e empenho de fato gerarão bons resultados. A resposta vem do próprio Salvador que diz: “Não tenhais receio de praticar o bem,  meus filhos, pois o que semeardes, isso colhereis; portanto, se semeardes o bem, colhereis o bem como vossa recompensa”(D&C 6:33). E que maior bem podemos fazer que cuidar dos filhos espirituais de nosso Pai Celestial? Se hoje nós semeamos o bem, ensinando coisas boas para os filhos, teremos uma boa colheita e os filhos trilharão bons caminhos.

4.Você não é inferior a outros pais, só por não estar casado(a)

Talvez alguém possa já ter te dito isso. Às vezes você até se sinta inferior a outros pais ou mães, por não estar casado (a). Mas a verdade é que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), todos somos iguais para Ele. De fato, o desejo Dele é que estejamos em famílias, juntos e progredindo. No entanto, algumas coisas aqui independem de nossa vontade, como muitos divórcios que têm como causa traições e maus tratos. Outras famílias não têm um dos pais por motivos de morte, o que faz com que um dos pais crie os filhos sozinhos. Todos os casos serão julgados individualmente pelo Senhor em algum tempo futuro. No entanto, enquanto aqui estamos o julgamento dos homens não deve ter valor algum para nós. Os pais solteiros não podem deixar se desanimar por isso.

5.Você é um exemplo para seus filhos

Neste sentido sua responsabilidade é dobrada. Seus filhos estão de olho em você, em todo momento e lugar. As coisas que diz, as coisas que faz são todas captadas e anotadas. Você é o exemplo de pai e de mãe que eles têm, não importa como você esteja vivendo, eles lhe observam. Ser um bom ou mal exemplo, irá influenciá-los intimamente

6.Você é parceiro eterno na obra do Senhor

Trazer filhos a esse mundo é um privilégio sagrado e cuidar dos filhos também o é. Cada mãe e pai representa a mão do Senhor aqui na Terra. Ele poderia simplesmente vir a Terra e cuidar de todos os seus filhos espirituais, mas ele deu-nos a oportunidade de servir, de cuidar, de aprender e  principalmente, de amar. Maternidade e paternidade são chamados eternos que não há desobrigação, estaremos sempre trabalhando na obra do Senhor ao sermos pais e mães.

7.O Senhor não os ama menos por estarem solteiros

Não há maior verdade que essa: O Senhor ama seus filhos, independente de qual seja a situação atual. Nunca devemos nos sentir longe do Salvador, longe de seu amor, longe de sua ajuda e muito menos indignos de suas bênçãos.

O Senhor ama seus filhos e sabe que há muitas mães e pais que dão o seu melhor para criarem seus filhos em um bom caminho. Ele pode ajudar a todos, em todas as ocasiões, suas bênçãos estão ao alcance de todos. Por mais difícil que seja o caminho, podemos acreditar.

Como dissemos anteriormente nesse artigo, muitas coisas nessa vida, independem de nossa vontade. Só o Senhor poderá julgar o porquê, mas ainda assim Ele nos ama e não ama menos qualquer de seus filhos por estarem solteiros.


Referências

[1]A Família Proclamação ao Mundo. (aqui)

 

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Entrevista Com o Autor SUD da Obra O Milagre da Conversão
Testemunho, Crença e a Arte de Não Saber

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *