fbpx

Por que os mórmons são chamados de “Mórmons”?

mulheres

Essa é uma pergunta simples de se responder: muitas pessoas que não são membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nos chamam de “mórmons”, porque cremos no Livro de Mórmon, um outro testamento de Jesus Cristo, que junto com a Bíblia, revela o Plano de Salvação.

Mórmon é o nome de um profeta-historiador – o principal escritor do Livro de Mórmon. Ele resumiu mais de mil anos de história em placas de ouro, que foram dadas a Joseph Smith, que, por sua vez, as traduziu pelo dom e poder de Deus.

O apelido “mórmon” foi cunhado primeiramente por opositores da Igreja em 1830, já que os membros da Igreja se consideravam cristãos mas tinham uma “outra Bíblia”. Os membros se dirigiam uns aos outros como “santos dos últimos dias” ou usavam a abreviação “SUD”. E assim até os dias de hoje.

Os membros da Igreja são chamados “santos” não por acharem que são perfeitos ou melhores que as outras pessoas, mas por estarem a procura do aperfeiçoamento em Cristo. Tendo feito um convênio com o Salvador, eles se esforçam para seguir o “Santo de Israel”.

Os membros da Igreja do passado também eram chamados santos (as epístolas no Novo Testamento geralmente começam com a frase “aos santos que estão na cidade de …”, e várias vezes Paulo, Pedro e outros chamam os membros da Igreja de santos, por exemplo: 2 Coríntios 13:13, 1 Pedro 1:15, etc). Contudo, os opositores da Igreja Primitiva chamavam os membros de “cristãos” – querendo assim ofendê-los. Mais tarde, o nome foi aceito como elogio e incorporado pelos seguidores do Salvador. O mesmo acontece com a palavra mórmon.

Embora os membros da Igreja prefiram ser chamados de Santos dos Últimos Dias, aceitam com gratidão o apelido mórmon. A palavra mórmon ficou bem mais famosa do que “santos dos últimos dias”. Os próprios membros da Igreja acabaram usando o termo muitas e muitas vezes.

Também é preferível usar o nome completo da Igreja: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – em vez de “Igreja Mórmon”. Todavia, às vezes, é preciso usar o termo mórmon, notadamente quando pessoas que não conhecem direito a Igreja estão na conversa – já que é uma palavra bem conhecida, como explicamos.

O Elder Russell M. Ballard explicou o nome da Igreja. Ele disse:

“[O] próprio [Jesus Cristo] dá nome à Igreja (ver Doutrina e Convênios 115:4). As palavras Igreja de Jesus Cristo declaram que ela é Sua Igreja. Dos Últimos Dias explica que é a mesma Igreja que Jesus Cristo estabeleceu quando viveu na Terra, mas que foi restaurada nestes últimos dias. Santos significa que O seguimos e nos esforçamos para fazer Sua vontade. Nossos membros ficaram conhecidos por mórmons porque acreditamos no Livro de Mórmon, mas devemos usar o nome completo da Igreja sempre que possível.” (“Por que a Igreja tem um nome tão longo?” A Liahona Abril de 2013)

Para finalizar uma curiosidade sobre a palavra mórmon: embora não saibamos o significado exato, é bem provavel que “mórmon” signifique “muito bom” ou “excelente”. Assim, um mórmon é alguém “muito bom” ou melhor, que pretende ser considerado “muito bom” perante Deus e os homens. O nome é um lembrete constante do dever de um santo dos últimos dias.

Leia mais sobre o que os críticos não sabem sobre a palavra mórmon.

Você conhece alguém que tem gostaria de receber essa resposta? Compartilhe!

| Livro de Mórmon
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Reunião Sacramental Testemunho
Por que eu quero ir à igreja todos os domingos pelo resto da minha...
bolos com tema mórmon
Sete ideias de bolos com tema mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *