fbpx

O que o Livro de Mórmon ensina sobre a vida após a morte?

famílias e vida após a morte

“Ora, com relação ao estado da alma entre a morte e a ressurreição — eis que me foi dado saber por um anjo que o espírito de todos os homens, logo que deixa este corpo mortal, sim, o espírito de todos os homens, sejam eles bons ou maus, é levado de volta para aquele Deus que lhes deu vida.” Alma 40:11

O saber

O que acontece após a morte? As pessoas estão fazendo essa pergunta há milhares e milhares de anos. É uma das perguntas da alma mais significativa. A razão para isso é bastante simples: a morte é uma certeza da vida. Todos temos que lidar com a morte de entes queridos, juntamente com a certeza de que um dia nós também passaremos pela morte.

Os primeiros Santos dos Últimos Dias pensaram sobre essas questões como ninguém mais. Eles foram abençoados por ter recebido, através do Profeta Joseph Smith, algumas das revelações mais detalhadas sobre a vida após a morte (ver  Doutrina e Convênios 76 ;  131 ;  132: 19-24 ;  137 ). Entretanto, a primeira revelação nesta dispensação sobre a vida após a morte é encontrada no Livro de Mórmon.

O Livro de Mórmon expande e esclarece várias verdades importantes sobre a vida após a morte. Por exemplo, os profetas do Livro de Mórmon ensinaram claramente sobre o “estado da alma entre a morte e a ressurreição” ( Alma 40:11 ) Alma ensinou a seu filho rebelde, Corianton, sobre como os justos seriam “recebidos em um estado de felicidade, que é chamado paraíso”, enquanto o ímpio ficariam “em trevas e num estado de espantosa e terrível expectativa da ardente indignação da ira de Deus sobre eles.”( Alma 40:12, 14 ).

Jacó ensinou que ambos os estados acabariam por libertar “os seus mortos”, tanto os justos como os ímpios, para que a ressurreição possa ter efeito sobre eles. ( 2 Néfi 9: 12-13, 22 ). Amuleque tornou ainda mais explícito que todos ressuscitarão e serão levados a presença de Deus “tanto iníquos quanto justos” ( Alma 11:42, 44 ). Assim, o Livro de Mórmon deixa claro que a ressurreição é uma benção estendida a  todos  por meio de Cristo ( Mosias 15:20 ).

O Livro de Mórmon também é muito claro sobre a natureza física da ressurreição. Amuleque explicou: “O espírito e o corpo serão novamente reunidos em sua perfeita forma; os membros e juntas serão restaurados à sua devida estrutura, tal como nos achamos neste momento.”( Alma 11:43 ). Ele continuou: “e não se perderá um único cabelo de sua cabeça, mas tudo será restaurado à sua perfeita estrutura, como se encontra agora, ou seja, no corpo”( Alma 11:44 ). Lendo isso, não há dúvida de que a ressurreição restaurará o corpo físico de todos nós.

O Porquê

O estudioso Robert L. Millet, escreveu:

“Com a restauração das verdades divinas sobre o plano de salvação de Deus, sabemos de onde viemos. Sabemos por que estamos aqui. E nós sabemos para onde estamos iremos quando a morte convocar cada um de nós para passar pelo véu que separa o tempo e a eternidade. “Em nenhum outro lugar o plano da salvação é ensinado de forma mais clara do que o Livro de Mórmon.”

Enquanto a Bíblia ensina sobre o mundo espiritual e a ressurreição, o Livro de Mórmon aborda essas questões com clareza e simplicidade, não somente através das doutrinas ensinadas pelos profetas inspirados, mas também por meio dos relatos vívidos das manifestações do Senhor Jesus Cristo ressurreto. ( 3 Nefi 11 ).

No entanto, o Livro de Mórmon foi apenas o início da revelação sobre a vida após a morte nesta dispensação. Como mencionado acima, Joseph Smith teve várias revelações sobre o tema, e as revelações continuaram a aparecer no início do século XX, quando Joseph F. Smith recebeu uma visão da vida no mundo espiritual ( ver Doutrina e Convênios 138 ).

Graças ao Livro de Mórmon e a essas outras revelações, os Santos dos Últimos Dias hoje são abençoados com mais conhecimento sobre a vida após a morte do que qualquer outro grupo conhecido de pessoas na história. Quando a morte vem, conhecer o plano do Senhor traz conforto, esperança e segurança para aqueles que perdem entes queridos ou aqueles que sentem a morte se aproximando. Os Santos dos Últimos Dias têm o dever de compartilhar esse maravilhoso conhecimento.

Fonte. LDSLiving

Relacionado:

https://mormonsud.net/noticias/descoberta-arqueologica-livro-de-mormon/

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *