O presidente Thomas S. Monson “influenciou as vidas e moldou o destino” de milhões de pessoas em todo o mundo, disse um dos oradores que homenagearam o “poderoso profeta de Deus” durante o funeral do profeta na sexta-feira, dia 12 de janeiro.

Confira abaixo, um resumo do funeral do Presidente Thomas S. Monson:

Presidente Russel M. Nelson

“Nossa tristeza é atenuada pela Expiação do Senhor Jesus Cristo. Sua taça amarga torna o nosso luto suportável ”

“O presidente Monson nunca procurou notoriedade”, disse o presidente Nelson. “Em um mundo saturado de egoísmo, ele se modelou pelo altruísmo”.

O apóstolo sênior reconheceu as muitas condolências recebidas de dignitários de todo o mundo.

O presidente Nelson disse que o profeta deixa um legado de crescimento. Desde a sua ordenação como apóstolo em 1963, a adesão à Igreja aumentou de 2,1 milhões para quase 16 milhões “.

Ele acrescentou que a força missionária passou de 5.700 para mais de 70.000 e o número de templos aumentou de 12 para 159 templos operacionais, com outros mais em construção ou anunciados.

“Mas mesmo com tudo isso, Presidente Monson se concentrava no indivíduo. Ele nos lembrava disso com expressões como: ‘Dê um abraço em seu filho’; ‘Diga “eu te amo” com mais frequência’; Sempre expresse gratidão’; e ‘Nunca deixe um problema a ser resolvido se tornar mais importante do que uma pessoa a ser amada.'”

Presidente Nelson disse que em 1985, ele recebeu a responsabilidade de cuidar da Igreja na Europa. Este era um chamado que o Presidente Monson teve por muitos anos. “Eu era seu companheiro júnior durante este trabalho desafiador.”

Em 1988, a dupla viajou com um grupo de líderes da Igreja para a cidade Berlin Oeste, na República Democrática Alemã.

“Neste país que estava fechado ao trabalho missionário por 50 anos, sentimos a inspiração de pedir permissão para a entrada dos missionários no país. Também pedimos permissão para que os élderes dignos do país pudessem ter a oportunidade de servir ao Senhor em outros lugares como missionários.”

“Então, sob a luz do flash de diversas câmeras, Presidente Monson foi convidado a falar. Ele apresentou sua mensagem corajosamente, mas de forma gentil, expressando porque nossos missionários seriam bons para aquele país.”

“Depois do pedido do Presidente Monson, o presidente Honecker respondeu. Eu parei de respirar de tanta ansiedade. Eu nunca esquecerei a resposta do presidente Honecker: ‘Presidente Monson, nos conhecemos você! Nós o observamos por muitos anos! Nós confiamos em você! Seu pedido concernente aos missionários está aprovado!'”

Presidente Henry B. Eyring

Durante seu discurso, Presidente Eyring falou sobre as milhões de pessoas no mundo todo que compartilham o sentimento de perda pelo falecimento do Presidente Monson:

“Ele era amado por aqueles que o conheciam pelos seus discursos inspiradores e entusiasmantes, e sua liderança.”

“O cuidado com os outros aconteceu muitas vezes no ministério do presidente Monson. O amor de Deus e o amor pelos filhos de Deus permearam sua vida. Seu amor começou cedo e permaneceu com ele até o fim.”

“Ele visitava alguém que precisava de ajuda, e enquanto estava lá ele sentia que deveria visitar outra pessoa, e novamente outra pessoa. Mais do que uma vez, alguém dizia: ‘Eu sabia que você viria.’ Essa pessoa sabia, o Senhor sabia, mas Presidente Monson não sabia por onde começar. Entretanto, aqueles que sabiam que ele viria, também sabiam que Deus os amavam o suficiente para enviar Seu servo. Eles sentiam o amor de Deu através da bondade que o Presidente Monson os oferecia.”

Presidente Monson citava frequentemente a promessa de que o Senhor estaria com seus filhos no serviço fiel que eles prestavam.

“Por saber que aquela promessa era uma realidade, Presidente Monson era otimista. Isto também fez com que ele fosse corajoso. Quando ele precisava fazer uma escolha importante e difícil, ele esperava que o Senhor respondesse suas orações e mostrasse como ele deveria agir. Quando chamado para enfrentar situações que pareciam perigosas, outros estariam temerosos, mas ele não sentia medo.”

Através da ministração de anjos a Joseph Smith, o Profeta da Restauração, todas as chaves do sacerdócio foram restauradas, disse Pres. Eyring.

“Estas chaves foram passadas em uma linha ininterrupta até Presidente Monson. Com elas está incluso o poder de selar as famílias por toda a eternidade. Presidente e Sister Monson foram selados por esse poder. Eu oro por uma benção para toda sua posteridade. Que eles possam ter a certeza que o Senhor cuida de cada um deles e que todos podem ter a esperança de uma reunião de família gloriosa e eterna.”

Presidente Dieter F. Uchtdorf

Durante seu discurso, Presidente Uchtdorf disse que durante essa ocasião, sentimentos e pensamentos se tornam profundos e que “palavras são inadequadas para expressar meu amor, gratidão e pesar.”

“Thomas S. Monson é verdadeiramente um gigante espiritual. O presidente Monson foi verdadeiramente um profeta para o nosso tempo. Ele era um homem para todas as estações “, disse o presidente Dieter F. Uchtdorf

“Ele abundou em conhecimento, fé, amor, visão, testemunho, coragem e compaixão – liderando e servindo nunca de um pedestal, mas sempre olho no olho. Ele tinha um lugar especial em seu coração para os pobres e os necessitados ”

“Vamos sentir falta de sua voz, sua perseverança, sua confiança no Senhor, seu sorriso, sua inteligência, seu entusiasmo, seu otimismo, e suas histórias, as quais eu considero parábolas de um profeta moderno de Deus.”

A Alemanha e seus habitantes foram abençoadas por Presidente Monson, disse Presidente Uchtdorf, falando sobre sua terra nativa.

“Sua forte fé ajudou a aumentar a nossa durante os anos de Guerra Fria. Ele não trouxe apenas malas cheias de roupas e outras coisas para os membros na Alemanha Oriental, sua oração apostólica oferecida em 1975 prometeu bênçãos espirituais inimagináveis.”

Apesar de ter passado por uma cirurgia no pé, Presidente Monson subiu as escadas até o quinto andar de um prédio sem elevador, para fazer uma visita.

“Foi uma dolorosa subida para o Presidente Monson, mas ele foi em frente animado. Nós visitamos o irmão acamado e o Presidente Monson deu-lhe uma maravilhosa benção do sacerdócio, agradeceu-lhe por sua vida de serviço dedicado, e fez com que ele desse um sorriso.”

O presidente Uchtdorf disse que ele e o presidente Eyring visitaram recentemente o presidente em sua casa. “O presidente Monson nos deteve e disse:” Eu amo o Salvador Jesus Cristo “. E eu sei que Ele me ama. “Que testemunho terno e poderoso de um profeta de Deus”.

Sister Ann M. Dibb

Durante seu discurso, Sister Dibb, filha do Presidente Monson e antiga conselheira na Presidência geral das Moças, disse que ela era profundamente grata pelo seu legado de amor e serviço.

“Embora ele fosse o profeta, meu pai sabia que ele não era perfeito. De todo seu coração, ele humildemente tentava ser como nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.”

Sister Dibb disse que há cerca de um ano, seu pai estava trabalhando no escritório. Uma exemplar da revista Ensign estava aberta e mostrava uma foto dele.

“Meu pai apontou para a foto e disse: ‘Eu conheço esse homem. Ele tentou fazer o seu melhor.'”

“Presidente Monson, ao ‘tentar o seu melhor,’ deixou um legado inesquecível de amor. Ele amava o Senhor e amava as pessoas. Ele viu nosso potencial e acreditou sinceramente em nossa capacidade de mudar e progredir através da Expiação de Jesus Cristo “.

Ela disse que seu pai amava sua família.

“Ele amava sua queria companheira eterna, sua bela, calma, ajudante fiel e facilitadora, Frances. Ele amava sua família e cada um de seus missionários Canadenses. Ele amava especialmente seus netos e netas.”

Pessoas que ele não conhecia também sentiram o amor do Presidente Monson, ela disse.

“Uma vez, enquanto visitava uma casa de repouso, ele apertou a mão de um homem em uma cadeira de rodas. O homem olhou para ele e disse timidamente: ‘Presidente Monson, você me deu um aperto de mão, mas eu preciso de um abraço.’ Sem hesitar, papai se abaixou e abraçou fortemente aquele homem querido.”

A Irmã Dibb expressou gratidão pelos 54 anos de orações diárias que foram oferecidas, pois seu pai serviu como apóstolo e depois presidente da Igreja. Ela esteve muitas vezes do lado de seu pai, uma promessa que fez à sua mãe, Frances, antes dela falecer em 2013.

Ela disse que o desejo de seu pai de servir as outras pessoas as vezes ia além de sua capacidade de o fazê-lo, considerando suas diversas responsabilidades.

“Destemido, ele encontrou uma solução: Ele designaria outras pessoas para prover o serviço necessário em seu lugar.” Ela disse à congregação que todos podem levar o seu legado adiante ao servir as outras pessoas.

“Observando meu pai, eu percebi que ele sabia como obter a verdadeira alegria. Por meio de seu serviço devoto, ele aprendeu que a alegria vem de amar ao Senhor e servir ao próximo. Esta alegria está disponível para cada um de nós.”

“Não precisamos ser o Presidente da Igreja para notar a necessidade de outra pessoa”, explicou a Irmã Dibb. “Ao seguir as indicações do Espírito, nossos simples atos de serviço também podem ser respostas para orações, e podemos continuar esse legado ao servir aos outros”.

Cerimônia

O funeral foi conduzido pelo presidente Eyring. A música foi fornecida pelo Coro do Tabernáculo Mórmon. Seu filho, Clark S. Monson, ofereceu a oração dedicatória de sepultura no cemitério de Salt Lake City.  Élder M. Russell Ballard e Élder Jeffrey R. Holland, ambos do Quórum dos Doze Apóstolos, ofereceram as orações durante o funeral.

No dia anterior, cerca de 31.500 pessoas passaram pela urna do presidente Monson durante um velório público no Salão dos Profetas no Centro de Conferências. Seu enterro foi feito no cemitério de Salt Lake City.

No verso do programa do funeral, a família do Presidente Monson colocou uma escritura que tinha um grande significado em sua vida de serviço:

“[Ele] andou fazendo o bem… porque Deus era com ele.” – Atos 10:38

Fonte: DeseretNews

Relacionado:

Milhares visitam Presidente Monson no início de seu velório