fbpx

O que é essa tal de disciplina positiva na educação dos filhos?

disciplina

Disciplina positiva: de onde surgiu isso?

Aqui está um cenário clássico de criação dos filhos: um de seus filhos está batendo no irmão menor ou provocando-o. Você já tentou deixá-los de castigo, tirar seus privilégios, falar com eles sobre o assunto e muitas outras coisas, mas eles ainda não se dão bem e isso testa sua paciência.

Isto certamente ajuda a ter uma perspectiva do evangelho sobre a criação dos filhos. Até os membros da primeira Presidência e do Quórum dos Doze já deram alguns conselhos incríveis sobre a criação dos filhos. Mas é difícil saber como aplicar alguns dos princípios que aprendemos na igreja em sua vida cotidiana em casa.

Definição

A disciplina positiva é para todos aqueles pais que são lutando a boa luta—e às vezes, reconhecidamente, a má luta—com seus filhos e gostaria de ter uma vida mais pacífica e feliz no lar.

Um tempo atrás eu ensinava a crianças em idade pré-escolar. Como você pode imaginar, de 25-30 crianças com idades entre 3-6 anos com dois ou três adultos é uma receita para o desastre. Mas não foi.

Uma razão para isso é porque nós professores fomos treinados em um método chamado disciplina positiva. Nossa escola também realizou seminários para ensinar disciplina positiva para os pais.

A disciplina positiva é um método criado por Jane Nelson para que tanto o pai quanto a mãe, com firmeza e bondade, ensinem às crianças que comportamento é aceitável.

Enquanto muitos métodos tradicionais focam na punição, a disciplina positiva tem somente a ver com disciplina. Ela vem da palavra latina disciplina, que significa “dar instruções ou ensinar”.

A disciplina positiva tem cinco critérios como chave:

  1. Ajudar a criança a sentir CONECTADA:Sentir que que ela é aceita em sua família/escola e sentir que é capaz de contribuir.
  2. Firmeza e gentileza: Os pais podem ao mesmo tempo incentivar e serem respeitosos ao impor limites.
  3. Metas de Longo Prazo:A disciplina positiva considera que a criança aprende a longo prazo, ao invés de fazê-los parar naquele momento.
  4. Habilidades sociais e de vida:As crianças aprendem a respeito, cuidado com os outros, resolução de problemas e cooperação no lar, na escola e na comunidade.
  5. Capacidade: A disciplina positiva respeita o arbítrio da criança; ela busca equilibrar autonomia com responsabilidade.

Aqui estão cinco dicas da disciplina positiva para seguir e suas aplicações:

1. Compreender o significado por trás do comportamento.

disciplina

As crianças geralmente querem se comportar bem. Se não estão, geralmente há uma razão para isso.

Então por que o Joãozinho pega no pé do Pedrinho? Será que é assim que ele consegue chamar a sua atenção? Ele está buscando poder? Ele é ciumento?

Se seu filho tem idade suficiente, você pode ter uma conversa sincera, gentil e segura com eles sobre isso. Pergunte-lhes se eles sabem a razão para suas ações. Pergunte a eles de que eles podem precisar.

As crianças mais novas podem não ser tão perspicazes. Você fará perguntas a eles, mas provavelmente será necessário investigar mais. Tente passar algum tempo de qualidade com seu filho e depois ver se o comportamento muda. Se você perceber que está tendo disputas de poder com seu filho, tente confiar-lhe uma responsabilidade importante.

Quando descobrir o que está causando esse comportamento, você pode corrigir o problema muito mais permanentemente. É como arrancar uma erva daninha em vez de podá-la.

2. Definir as expectativas claras e ser constante.

disciplina

Quando você estiver ocupado ou cansado, é fácil olhar para o comportamento de uma criança e só esperar que ele passe.

A realidade, no entanto, é que as crianças precisam desesperadamente de clareza e constância. Este é um dos princípios mais importantes que nós professores temos arraigado em nossas salas de aula pré-escolar.

Considere cuidadosamente quais são as regras da sua casa. Reúna-se com seus filhos para revisar juntos essas regras, incluindo as consequências de quebrá-las. Por exemplo, se seu filho bater em alguém, eles precisam saber que você irá removê-los da situação.

Quando seus filhos tiverem idade para discutir sobre as regras, você pode querer fazer outra reunião. Nela você pode se aconselhar com seus filhos sobre quais regras e consequências são justas para todos. Quando você tiver terminado, obtenha consentimento verbal ou escrito de seus filhos, afirmando que todos seguirão as regras.

Quando as regras forem esclarecidas, é importante que elas entrem em vigor de forma consistente, não importa como você possa se sentir. Isto ajudará muito sua família a longo prazo.

3. Controle você—não seu filho.

disciplina

Criar os filhos é um trabalho contínuo e cansativo. Pode ser difícil ficar sempre no controle. No entanto, a maneira mais eficaz de ensinar o bom comportamento é com bom comportamento servindo de modelo. Você pode ter regras rígidas em sua casa e ao mesmo tempo impor-lhes uma maneira gentil e generosa, mas somente se você estiver no controle de suas emoções.

Se você precisa de tempo para esfriar a cabeça, não hesite em contar até 10, respirar fundo ou mesmo dar uma volta antes de responder. Então volte para o tipo de situação e modelo com palavras gentis e habilidades de resolução de conflitos eficazes.

4. Redirecionar, redirecionar, redirecionar.

disciplina

O redirecionamento é fundamental, principalmente para as crianças mais novas. A palavra “não” pode ser cansativa e ineficaz. Em vez disso, você pode redirecioná-los para outra atividade.

Se seu filho está começando a se comportar mal na igreja ou no consultório do dentista, pode ser hora de lhes dar as chaves ou um brinquedo para brincar e redirecionar a atenção de seu tédio ou desconforto.

Se o seu filho mais velho pede para chegar mais tarde do que o horário combinado, em vez de verbalmente usando a palavra “não’, você pode dizer, “é importante que você esteja em casa no horário combinado para conseguir estar pronto para a escola amanhã”. Então fale sobre a escola ou outra coisa qualquer; não espere que eles respondam.

5. Dê atenção apenas para o comportamento que você gosta.

disciplina

As crianças farão de tudo por um pouco de atenção. Se eles perceberem que você dá muita atenção quando eles se comportam mal, suas chances de repetir a ação mais tarde podem aumentar também. Às vezes vale a pena fugir ou ignorar o mau comportamento. Então, quando a criança fizer algo de bom dê crédito por isso.

Por exemplo, sua criança pode gostar de brincar de deixar cair a colher no chão para você pegar. Em vez de jogar esse jogo, deixe-os comer a comida com as mãos. Em seguida, aponte algo de bom em sua refeição: “Você comeu todos os legumes? Que maravilha!”

Essas dicas são apenas uma amostra dos princípios e aplicações que o modelo de disciplina positiva oferece.

Fonte: Mormonhub.com

Relacionado:

https://mormonsud.net/crencas/familia/filhos-potencial/

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
pedro
Lição aprendida com Pedro quando ele andou sobre as águas
telas
Como controlar o tempo gasto na frente das telas para que elas não...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *