Direto da América do Sul, um brasileiro é chamado pela primeira vez ao Quórum dos Doze Apóstolos. Esse fato histórico pode ser considerado uma manchete de capa nos jornais.

Élder Ulisses Soares

O Élder Ulisses Soares é rápido em dizer que é muito grato de ter vindo de uma terra “onde o evangelho cresce e o Senhor tem trazido muitas bênçãos para nosso povo”.

Mas o apóstolo de 59 anos disse que não fará divisões. Seu chamado apostólico, ele disse, não conhece fronteiras. Como seus colegas dos tempos antigos e modernos, seu novo ministério é uma responsabilidade global.

“Fui chamado para ser um servo, um representante de Jesus Cristo e apóstolo”, disse ele alguns dias após ter sido apoiado ao Quórum dos Doze Apóstolos em 31 de março. “Acontece que sou brasileiro e da América do Sul, mas poderia ser de qualquer lugar do mundo.”

O Élder Ulisses Soares estava se organizando em seu novo escritório no Edifício Administrativo da Igreja quando passou alguns minutos com o jornal Church News. Enquanto refletia sobre seu novo chamado mundial, ele pronunciou a palavra “extraordinário” várias vezes.

Ele estava sentado lado de sua esposa, Rosana Fernandez Soares. Eles serviram ao mesmo tempo na Missão Brasil Rio de Janeiro e começaram a namorar após um encontro casual em uma baile de estaca em São Paulo depois que a Sister Soares completou seu serviço missionário. A dedicação e parceria deles com o Senhor ficou caracterizada em suas vidas adultas.

O casal raramente diz “eu” e ao falar sobre sua vida. Eles usam o pronome “nós”.

“Nós nos sentimos muito desqualificados, mas faremos o que o Senhor nos pedir para fazer”, disse ele.

Sobre apoiar e trabalhar ao lado do marido, Sister Soares disse: “é um privilégio maravilhoso servir a Deus. Ele fez tudo por nós”

Um chamado inesperado

A vida da família Soares mudou para sempre durante uma visita ao escritório do Presidente Russell M. Nelson alguns dias antes da conferência geral.

“O Presidente Nelson entrou na sala e seus olhos eram muito penetrantes”, disse o Élder Ulisses Soares. “Ele sentou-se em nossa frente, bem próximo de nós. Ele segurou minha mão e a mão da minha esposa e então ele estendeu o chamado. Ele nos disse que o Salvador queria que eu servisse como um de seus apóstolos ”.

Foi um momento de humildade. Emoções tomavam o casal. Eles não se sentiam à altura da tarefa.

“Mas o Presidente Nelson foi muito gentil”, disse o Élder Ulisses Soares. “Ele nos disse que o chamado não tem a ver conosco, tem a ver com amar, servir e ser um representante de Jesus Cristo”.

As palavras esclarecedoras de um profeta imediatamente trouxeram-lhes conforto e confiança. Eles entenderam que Deus qualifica quem Ele chama. “Somos pessoas simples”, disse o Élder Soares, “mas estamos dispostos a servir no Reino do Senhor, não importa o chamado”.

Uma “equipe” centralizada no evangelho

Os 13 anos do Élder Soares como Autoridade Geral, inclusive seu chamado mais recente na Presidência dos Setenta, tornaram-no a face pública da família. Mas ele sabe que até o mais proeminente navio flutua perdido sem uma âncora.

“Qualquer coisa boa que acontece em nossas vidas é por causa da minha fiel e amorosa esposa”, disse ele. “Ela é dedicada a Jesus Cristo e Sua Igreja. … Ela é nossa mentora e nossa bênção.

A irmã Soares disse: “Meu eterno namorado vive para nossa família e nossos três filhos e netos”.

O conforto e felicidade deles é o conforto e felicidade do Élder Soares. “Quando ele vê que estou cansada, ele me diz: ‘Vá descansar, farei o que precisa ser feito'”, disse a irmã Soares.

O Élder Soares traz uma rica experiência profissional e eclesiástica ao seu novo chamado. É graduado em Contabilidade e Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Faculdade de Ciências Econômicas, em 1985, e depois concluiu o mestrado em Administração de Empresas. Foi contador e auditor de corporações multinacionais no Brasil e, posteriormente, diretor de assuntos temporais no escritório da área da Igreja em São Paulo, Brasil.

Apesar de seu trabalho e deveres familiares, o Élder Soares serviu como presidente do quórum de élderes, conselheiro em um bispado, sumo conselheiro, secretário executivo da estaca, agente regional de bem-estar, presidente de estaca e presidente da Missão Portugal Porto (2000-2003).

Além do português, ele fala inglês e espanhol.

O serviço do Élder Soares nos Setenta proporcionou várias oportunidades de trabalhar em estreita colaboração com membros do Quórum dos Doze Apóstolo que ele agora faz parte. Ele disse que aprendeu muito com suas instruções e exemplos. Ele observava quanto os apóstolos e suas esposas viajavam pelo mundo. Ele os via lidar com atrasos nos vôos e problemas de viagem, correndo de aeroportos a hotéis para um banho rápido, e depois correndo para encontrar com membros e missionários que estavam ansiosos para ouvir as “testemunhas especiais do Senhor. ”

Os apóstolos dos últimos dias, disse ele, “se entregam a essa causa por causa de seu testemunho de Jesus Cristo. É lindo de se ver.”

famílias e vida após a morte

Busque revelação

Em junho passado, o Élder Soares dedicou o Centro de Visitantes Sixth Crossing no oeste do Wyoming. Ele ficou por lá algumas horas depois para desfrutar de um jantar com os casais mais velhos servindo em missões em locais com tema pioneiro.

Um dos missionários perguntou ao visitante sobre como lidar com as discussões on-line frequentemente hostis sobre a Igreja, sua liderança e sua história.

Sua resposta veio em cinco palavras: Leia o Livro de Mórmon.

É a mesma orientação apostólica que ele diz que daria a qualquer um dos mais de 16 milhões de membros da Igreja, quando sua fé falha um pouco. “Quando você estuda o Livro de Mórmon, como nossos profetas ensinaram, você recebe a influência do Senhor”, disse ele.

É um veículo para o divino e um catalisador para a revelação pessoal.

“Se você alimentar sua fé através da revelação, você não vai cair”, disse ele. “Você apenas continua em frente, e você sentirá o amor do Senhor a sua volta”.

Os dons do evangelho são tão certos quanto uma equação matemática, disse a irmã Soares. Assim como 2 + 2 sempre é igual a 4, a oração + o estudo das escrituras + a adoração no templo + a freqüência às reuniões sacramentais sempre resultam em bênçãos.

“Se você fizer as coisas simples de forma constante, você será abençoado”, disse ela.

Fonte: LDS Chuch News

Relacionado:

Élder Ulisses Soares – O novo apóstolo anunciado é brasileiro