Nesse artigo trazemos algumas perguntas e respostas  sobre  a BYU- Pathway Worldwide. Salientamos no entanto que não somos um canal oficial da Igreja. Respostas mais precisas podem ser encontradas acessando pathway.lds.org

Universidade On-line BYU Pathway

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou a criação de uma organização global de ensino superior, BYU-Pathway Worldwide (BYU-PW).  

Foi só a igreja realizar o anúncio que as dúvidas começaram a surgir: “O que é? Como participar? Qualquer membro pode se inscrever? É pago? É on-line?”. Vejamos como funciona essa universidade on-line.

O que é o Pathway?

universidade on-line

A universidade on-line Pathway é um caminho para realizar um curso superior.

Em inglês a palavra pathway significa caminho. Quando a igreja criou este programa a ideia era abrir um caminho para aqueles que por diversos motivos não tem ou tiveram uma oportunidade de fazer um curso superior.

O Pathway é uma oportunidade educacional de baixo custo que combina o ensino on-line com encontros presenciais uma vez por semana. Até agora o curso era oferecido pela BYU Idaho, e tem por objetivo melhorar as perspectivas de emprego, ampliar a visão dos participantes sobre as opções de educação local e em alguns casos preparar os alunos para uma formação acadêmica na BYU Idaho.

Disciplinas ensinadas  e duração do curso

universidade on-line

O Pathway é composto de três módulos de 14 semanas cada, onde os tópicos abordados são: (1) Habilidades para a vida, (2) Introdução a álgebra e finanças pessoais e (3) Escrita básica.

No curso de habilidades para a vida às três principais áreas de estudo são: aprender a aprender, autossuficiência e liderança. Em Introdução a álgebra e finanças pessoais o objetivo é ajudar os alunos a rever, aprender e reter os fundamentos da matemática e álgebra. Em escrita básica se ensina regras básicas de escrita e redação na língua inglesa.

Aulas presenciais e sua duração

univesidade on-line

Além de estudar pela internet, o aluno deverá participar de encontros semanais de duração de 90 minutos. Estas aulas podem acontecer em uma sede do instituto ou capela autorizada. Os encontros servem para discutir os conteúdos e melhorar a proficiência em inglês. 

O curso é feito todo em inglês? Que nível de inglês eu devo ter? 

universidade on-line

Para começar o curso é requerido que o aluno tenha um nível intermediário de inglês. Durante o curso, o inglês do aluno se desenvolverá ainda mais, porém uma base prévia é fundamental. 

Quando se inscrever no programa o aluno fará um teste on-line para ver se está apto a realizar o curso. Durante a inscrição o teste de inglês só poderá ser feito uma vez. Caso seja reprovado um novo teste pode ser feito depois 3 meses. 

Custos, formas de pagamento e uso do Fundo Perpétuo de Educação

universidade on-line Cada semestre custa U$ 125,00 dólares, perfazendo um total de U$ 375,00 dólares. O pagamento é feito diretamente para a BYU Idaho e não é possível usar o fundo perpétuo para pagar o curso.

Após a conclusão do Pathway, o aluno que desejar fazer cursos profissionalizantes, tecnólogos ou de bacharelado na BYU Idaho, continuará a pagar o valor por crédito aprovado para o Pathway Brasil. Atualmente, este valor é de U$ 25,00.

Processo de inscrição e prazos 

universidade on-line

O primeiro passo é acessar o link do Patway (aqui)  para encontrar o local mais próximo de sua residência e então fazer a inscrição. Em inglês o termo é “application” que significa “requerer uma admissão”.

Neste site você encontrará informação sobre as datas limite para inscrição  e os requisitos necessários. Depois de cursar as disciplinas gerais desta universidade on-line os estudantes precisam se decidir se querem realizar cursos profissionalizantes, tecnólogos ou de bacharelado. (A duração varia de acordo com cada curso).

Reconhecimento do diploma

universidade on-line

O diploma desta universidade on-line é  reconhecido pelo MEC? Sister de Castro, trabalha com o Pathway no Instituto do Caxingui, em São Paulo-SP. Em resposta para a equipe do mormonsud.net, ela disse:

Como o Pathway é um curso preparatório, ele não é reconhecido pelo MEC. Depois do Pathway, cada curso disponível on-line, precisa ser avaliado individualmente com as características exigidas pelo MEC.”

Sister Castro recomenda que os interessados procurem um Presidente de Estaca para saber onde ocorrem as reuniões do Pathway na sua região. Vale também lembrar que o programa está passando por mudanças então talvez o seu presidente de estaca não tenha todas as informações. Os sites que indicamos nesta matéria são de grande ajuda.

O que mudou com o Pathway Worldwide

universidade on-line

Presidente Dieter F. Uchtdorf.

Como a prática do programa será afetada pelo anúncio da primeira presidência do Pathway Worldwide? Por enquanto isso significa que o programa foi ampliado. Antes a administração era feita pela BYU Idaho agora ela será realizada diretamente pelo escritório da igreja em Salt Lake City.

Sobre este ponto Sister Castro declara:

Por enquanto não houve nenhuma mudança no Pathway. O que ocorre é que antes o programa era administrado apenas pela BYU Idaho e agora a Igreja criou outra entidade, chamada Pathway Worldwide, que juntamente com o Sistema Educacional, irá administrá-lo. A partir de maio a sede do Pathway se mudará para a cidade de Salt Lake. Com essa alteração, teremos muitas novidades no decorrer do ano, mas até agora nada ainda foi anunciado oficialmente.”

Porque o novo Pathway é melhor do que o antigo

universidade on-line

Grande parte desta informação será desenvolvida nos próximos meses. Para facilitar a comunicação a universidade on-line Pathway Worldwide criará um sistema on-line de suporte aos estudantes e interessados. 

A expectativa é de que o programa possa se expandir consideravelmente o que  fará com que mais cursos sejam disponibilizados e um maior número de alunos sejam atendidos.


Notas e agradecimentos de mormonsud.net:

Gostaríamos de mencionar que as principais informações aqui contidas foram traduzidas da página do Pathway em inglês. Para acesso em inglês, clique aqui

Caso tenha outras dúvidas, sugerimos que procure o seu Instituto local, seu Presidente de Estaca ou entre em contato com a administração geral dos programas. Telefones e e-mails podem ser obtidos aqui

Agradecemos pelo suporte e apoio de Sister de Castro missionária de serviço do Pathway do Instituto Caxingui, em São Paulo-SP, Sister Felippini missionária de serviço do Pathway em Ribeirão Preto-SP e do irmão Silvio Guimarães dos Serviços de Autossuficiência da Área Brasil.

Referências

lds.org Pathway.

lds.org SouthAmerica.

Newsroom.org Pathway.

lds.org Pathway Join.

BYU edu Programs.

Perguntas e respostas sobre o Pathway.

Para mais informações, endereços e telefones úteis (aqui). 

Página oficial do Pathaway (aqui). 

 

 

(Visited 795 times, 4 visits today)