fbpx

Criar o hábito da perseverança

“Não sei de nada que os membros da Igreja precisem mais do que a convicção e perseverança de Jó.” ( Élder Joseph B. Wirthlin – “Nunca Desistais”, A Liahona, janeiro de 1988, p. 6.)

Ouvimos desde sempre que temos que ter a paciência de Jó. Jó foi perseverante e temente ao Senhor e não deixou de obedecê-Lo mesmo diante de tantas adversidades, perdendo tudo que tinha e sendo extremamente tentado.

Satanás desejava que Jó amaldiçoasse e desobedecesse ao Senhor, mas Jó foi perseverante e confiou sempre no que o Pai Celestial havia prometido.

Muito se fala em perseverar até o fim. O Senhor mesmo nos aconselha a isso. Mas será que somos capazes de perseverar até o fim? Quem nunca fez essa pergunta a si mesmo?

Nas escrituras recebemos o conselho de permanecermos firmes no compromisso de ser fiel aos mandamentos de Deus, apesar das tentações, da oposição e da adversidade. Todo aquele que perseverar até o fim, será salvo.

A fidelidade ao evangelho do Senhor

Criar o hábito da perseverança significa persistir no propósito que o Senhor preparou para nós.

O apóstolo Mateus nos ensinou a respeito disso quando declarou: “ E odiados de todos sereis por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”

Precisamos ter como nosso propósito na vida a fidelidade ao Evangelho do Senhor e a observância de seu belo exemplo.

Agir de tal forma nos fará alcançar a vida eterna. Lemos que muitos profetas foram mestres em perseverar, pois não esmoreciam diante das adversidades e se mantinham fiéis ao Senhor.

Assim venciam as provações e conseguiam grandes bênçãos. Tal promessa também se aplica a cada um de nós.

Perseverar

No dicionário a palavra “perseverança” está ligada a persistência e é aplicada a todo aquele que não desiste com facilidade.

Vemos a perseverança em várias situações do dia-a-dia. Enxergamos-na naquele missionário que fora designado a servir em uma área onde se vê no desafio de lidar com pessoas de  duro coração, e que ainda relutam em aprender e viver o evangelho.

Vemos perseverança em um pai que não desiste em lutar para oferecer a sua família uma melhor condição de vida, fazendo o seu melhor para que nada lhes falte e até mesmo em uma professora diante de uma classe de alunos desordeiros, que não demonstram nenhum interesse em aprender.

Tais exemplos nos ajudam a compreender que a perseverança mesmo entre descrentes, está em todo lugar. Que sejamos então PERSISTENTES!

“ E se guardares meus mandamentos e perseverares até o fim, terás a vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus.” (D&C 14:7)

Exemplos de Perseverança

Voltando a Jó… homem temente ao Senhor, que mesmo não sendo um profeta, nos serve como exemplo de perseverança. Seu testemunho, sua vida e sua persistência em obedecer ao Senhor serve como inspiração a todos nós. Durante suas adversidades, Jó declarou:

“Vi a mão do Senhor em minha vida, tanto em minhas aflições quanto em minha prosperidade. Testifiquei destemidamente: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra: E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus.”

Vivemos em tempos difíceis, em que aquele que não perseverar será devorado pelas intempéries da vida.

Os desafios do mundo exigem muito de cada um de nós, exigência essa que requer coragem e fé para prosseguir no melhor que o Senhor tem para nós.

Veja também: Lições de Jó: Deus não é um Deus de explicações

Frequentemente nos deparamos com situações que nos fazem pensar em desistir, e é exatamente em momentos como esses que devemos respirar fundo, erguer-nos e encontrar força e apoio do alto para perseverar.

O próprio Joseph Smith vivenciou tal ajuda divina quando após constantes súplicas ouviu do Senhor:

“ Meu filho, paz seja com tua alma; tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um momento. E então se as suportares bem, Deus te exaltará no alto; triunfarás sobre todos os teus inimigos.” (D&C 121: 7-8)

Renovar sempre nossos convênios, orar e nos manter fiéis aos Senhor são três dos passos que nos ajudarão a termos sucesso no mandamento de perseverar. E então, prontos para praticar a perseverança?

| Inspiração
Publicado por: Aretha Soares
Publicitária, mórmon, designer gráfico e fotógrafa. Ama cozinhar, filmes e séries. Acha na escrita uma forma de libertação, na leitura suprimento ao cérebro e na música paz para o espírito.
assistência jurídica gratuita j reuben clark
Assistência Jurídica Gratuita em Capela Mórmon
Apóstolos mórmons
Como é escolhido um novo apóstolo?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *