fbpx

Documento Mostra o Papel das Mulheres nos Primórdios da Igreja

Mulheres do começo da Igreja

Imagem via mormonnewsroom.org.

Esta notícia foi publicada em mormonnewsroom.org e traduzida para o mormonsud.net por Esdras Kutomi.

SALT LAKE CITY –

“Elas não foram apenas mulheres pioneiras de chapéu que só marcharam ao lado de seus carroções numa estrada suja. Elas estavam preparadas. Elas eram articuladas. Elas conheciam o que acreditavam. Elas sabiam como seguir em frente.”

É assim que Carol Cornwall Madsen, professora emérita de história na Universidade Brigham Young, descreve as mulheres mórmons do século 19, que são caracterizadas em uma coleção de documentos que descreve a história da Sociedade de Socorro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Os Primeiros 50 anos da Sociedade de Socorro

Os Primeiros 50 Anos da Sociedade de Socorro. Imagem via mormonnewsroom.org.

Uma compilação de documentos foi publicada pela primeira vez em um novo livro de capa dura, “Os Primeiros Cinquenta Anos da Sociedade de Socorro: Documentos Chave na História das Mulheres Santas dos Últimos Dias” (The First Fifty Years of Relief Society: Key Documents in Latter-day Saint Women’s History), que foi lançado esta semana pela imprensa de História da Igreja, uma marca do Departamento de História da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Partes selecionadas do livro estão disponíveis digital e gratuitamente em churchhistorianspress.org (somente em inglês por enquanto). Partes adicionais também serão disponibilizadas online nos próximos meses.

Este volume culmina anos de trabalho de muitas pessoas, incluindo pesquisadores acadêmicos, escritores e os editores do volume.

O Que Está no Livro?

O livro de quase 800 páginas apresenta 78 documentos escolhidos entre milhares de registros disponíveis para ilustrar o desenvolvimento da Sociedade de Socorro de 1842 a 1892. Mais de 2.000 pessoas aparecem nos documentos publicados. O livro também contém breves esboços biográficos de cerca de 400 homens e mulheres que desempenharam papéis importantes na história da Igreja.

“Este volume extraordinário nunca foi publicado em sua totalidade, então isso será algo novo para a maioria dos leitores”, disse Jill Mulvay Derr, historiador de pesquisa sênior aposentado do Departamento de História da Igreja.

Partes dos documentos foram compartilhadas em reuniões e publicadas no Woman’s Exponent, um jornal quinzenal para as mulheres mórmons que foi impresso de 1872 a 1914. Nunca antes esses documentos foram impressos na sua totalidade.

Woman Exponent

Louisa (Lula) Greene editou o primeiro número do Woman’s Exponent (1872-1914), um jornal produzido duas vezes por mês por e para mulheres mórmons. Os conteúdos incluíram discursos pessoais de mulheres, contos, poemas, relatórios sobre o movimento sufragista, artigos sobre a casa e a vida familiar, a doutrina religiosa e as atas das organizações de mulheres santas dos últimos dias. Imagem via mormonnewsroom.org.

“Portanto, temos uma coleção de documentos selecionados entre 50 anos que conta a história da Sociedade de Socorro, além também da fundação da Organização das Moças e da Organização da Primária”, acrescentou Derr. “E esta instrução para as mulheres é única. Não temos nada parecido com isso no início da Igreja”.

“Esta é a nossa história”, disse Madsen. “É importante porque diz quem fomos. Nós realmente não sabemos o que somos hoje a menos que saibamos por onde passamos e o que fomos”.

O Nascimento da Sociedade de Socorro

Fundada em março de 1842 (12 anos após a Igreja ser organizada), em Nauvoo, Illinois, a Sociedade de Socorro é considerada uma das mais antigas e maiores organizações de socorro de mulheres no mundo. Conhecida originalmente como Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo, a organização escolheu Emma Hale Smith, esposa de Joseph Smith, como seu primeiro presidente. A organização celebrará o seu 175º aniversário em 2017.

Fundação da Sociedade de Socorro - local

O local da fundação da Sociedade de Socorro que ocorreu em 17 de Março de 1842 no segundo andar do prédio conhecido como loja de tijolos vermelhos de Joseph. Imagem via mormonnewsroom.org.

“[O livro] conta a história da Sociedade de Socorro principalmente através de documentos”, explicou Matthew J. Grow, diretor de publicações do Departamento de História da Igreja. “Os documentos que as mulheres produziram, que as mulheres gravaram, que as mulheres deixaram para trás. Houve uma imensa ênfase na história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em conservar documentos”. Esses documentos incluem sermões, atas de reuniões, artigos de jornais, notas pessoais e os materiais da fundação da organização das Moças e da Primária .

“Você aprenderá sobre pessoas que você não conheceu antes”, disse Kate Holbrook, especialista em história das mulheres do Departamento de História da Igreja. “A história pode trazer conforto e compreensão, bem como o conhecimento”.

As Atas de Nauvoo

A nomeação de Eliza R. Snow como a primeira secretária da Sociedade de Socorro marcou o início da manutenção de registros institucionais por e sobre mulheres SUD. Snow registrou atas da organização em Nauvoo, incluindo seis sermões que Joseph Smith fez à Sociedade de Socorro. Estes são ensinamentos únicos registrados que Smith dirigiu especificamente às mulheres da Igreja.

Eliza R Snow

Eliza R Snow, primeira secretária da Sociedade de Socorro. Imagem via mormonnewsroom.org.

As mulheres SUD do século XIX guardavam as atas de Nauvoo, particularmente os ensinamentos de Joseph Smith para a Sociedade de Socorro. Elas compartilharam partes em suas reuniões, registraram trechos em seus diários particulares e publicaram no Woman’s Exponent (Expoente da Mulher). As atas de Nauvoo nunca foram publicadas na imprensa em sua totalidade.

“As minutas da Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo são um documento fundamental para a Sociedade de Socorro e para as mulheres SUD”, disse Derr.

Atas de Nauvoo

Este volume substancial contém as atas da Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo desde a sua fundação em 17 de março de 1842, até a sua reunião final em 16 de março de 1844. Eliza R. Snow, secretária da sociedade Nauvoo, levou o livro depois a Utah e usou com frequência ao instruir líderes e membros locais da Sociedade de Socorro. Imagem via mormonnewsroom.org.

“Os sermões de Joseph Smith incluíam instruções dadas às mulheres sobre ‘dons espirituais’ descritos no Novo Testamento, que ele descreveu pela primeira vez em 1842 como ‘o dom de línguas, profecia, revelação, visões, cura, interpretação de línguas, e assim por diante’,” disse Holbrook”. “Os primeiros santos dos últimos dias, homens e mulheres, experimentaram desses dons, incluindo oferecer bênçãos de curas pela imposição das mãos através de sua fé”.

Derr comenta que “estes são alguns dos melhores sermões gravados de Joseph Smith e algumas das instruções mais inpiradoras” sobre tópicos do evangelho, como caridade, pureza e arrependimento. “Eu acho que isso mostra tão claramente o envolvimento das mulheres na obra da salvação, e estes são sermões que foram lidos uma e outra vez”, disse ela.

Um Registro da Devoção SUD dos Primórdios

O livro descreve a devoção dos homens e mulheres da Igreja primitiva. “Isso demonstra a sua convicção espiritual”, disse Grow. “Isso demonstra como eles buscaram ser homens e mulheres de santidade. Isso demonstra o quão importante o templo foi em suas vidas. Isso demonstra o quão importante era a comunidade em suas vidas. Isso demonstra como eles tentaram cuidar dos doentes e dos pobres entre eles”.

“Você ouve as vozes das mulheres. Você sente sua devoção e compromisso com a Igreja e com o avivamento das mulheres por meio do Espírito e dando-lhes oportunidades para levar o reino adiante. E essas irmãs fizeram isso com todas as suas forças. Nós sentimos o amor dessas mulheres pelo evangelho, pelos outros e para com Deus”, refletiu Derr.

O livro traça a história da Sociedade de Socorro através de eras distintas: a era Nauvoo, que durou de 1842 a 1844; a tentativa de estabelecer a Sociedade de Socorro no território de Utah em níveis congregacionais na década de 1850; e o estabelecimento permanente e geral da Sociedade de Socorro em 1867 sob a direção do Presidente da Igreja, Brigham Young.

Enquanto se preparava para mover a Igreja para o oeste nos meses após o assassinato de Joseph Smith pela turba, Brigham Young suspendeu a atuação da Sociedade de Socorro e outras atividades da Igreja e cuidou para que essas ações fossem feitas de outras maneiras.

Brigham Young

Presidente da Igreja Brigham Young em 1866. Em 1867, o Presidente Young pediu o restabelecimento da Sociedade de Socorro em alas locais. Imagem via mormonnewsroom.org.

Grow continua, “Documentos no livro também demonstram a defesa mais tarde para o restabelecimento da Sociedade de Socorro após o estabelecimento no Vale do Lago Salgado, e seu apoio para o avanço espiritual e educacional das mulheres”. Com o apoio de Young, a Sociedade de Socorro patrocinou a educação médica para algumas mulheres, com sucesso defendeu o direito de voto das mulheres no Território de Utah e operou lojas cooperativas.

Dar Às Mulheres Uma Voz

“A Sociedade de Socorro foi um dos maiores e mais antigos apoios da defesa do direito de voto pelas mulheres”, disse Madsen.

Holbrook disse que a Sociedade de Socorro deu às mulheres mórmons uma voz. “Os projetos da Sociedade de Socorro exigiam que elas falassem quando estavam em pé na frente de pessoas ensinando uma lição, dando uma palestra, ou mesmo quando estavam reunidas nas cidades em reuniões populares falando contra a legislação anti-poligamia ou defendendo seu direito de voto”.

Utah foi o segundo território a dar às mulheres o direito de voto, em 1870, embora esse direito tenha sido revogado pelo Congresso em 1887 em uma disputa sobre a poligamia. Algumas mulheres mórmons assumiram papéis de mobilização nacional sobre a questão. O direito de voto foi completamente restaurado quando Utah recebeu a condição de Estado em 1896.

“Ler este livro me deu uma verdadeira paixão pela Sociedade de Socorro como instituição. Eu ganhei uma compreensão do quanto aquilo significava para as mulheres nos primeiros dias”, disse Holbrook. “Trabalhar nos documentos deste livro e obter uma melhor compreensão sobre os anos iniciais – especialmente sobre as personalidades fortes que ajudaram a moldar a Igreja nos primeiros dias – realmente me deu uma sensação de maior possibilidade sobre o que a Sociedade de Socorro pode ser e sobre o que eu posso ser como um membro da Sociedade de Socorro”.

“Eu sinto que meu estudo sobre essas mulheres fez delas minhas amigas”, ela continuou. “Eu sinto que elas são agora minhas companheiras … Suas histórias estão lá comigo. Suas vozes estão lá comigo – seus exemplos, o que era difícil para elas e seus sucessos – e essas coisas são parte do que eu levo comigo quando tento fazer um pouco de bem no mundo, no meu trabalho e na minha vida “.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
5 Perguntas comuns sobre a crença SUD e como respondê-las!
“Sei em quem Confiei” – Comentários da Escola Dominical: Curso...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *