fbpx

Eu não tenho amigos – Como o Evangelho pode me ajudar?

amigos

Todos precisamos de amigos. Mas às vezes nos sentimos solitários. Algumas pessoas realmente estão isoladas e não tem alguém em quem confiar. Este foi o caso de Morôni. Ele disse:

“Meu pai foi morto em combate, bem como todos os meus parentes; e não tenho amigos nem tenho para onde ir; e até quando o Senhor permitirá que eu viva, não sei” (Mórmon 8:5).

Contudo, Morôni não estava desesperado. Ele afirmou:

“Eis que o Senhor me revelou coisas grandes e maravilhosas relativas ao que em breve acontecerá” (Mórmon 8:34)

Ele também testificou:

“E então sabereis que vi Jesus e que ele falou comigo face a face; e que me falou com evidente humildade, como um homem fala com outro, em minha própria língua” (Éter 12:39)

Que incrível! Embora errante e solitário, perseguido e sem amigos – Morôni confiança no Senhor e recebera sua visita pessoal. Tal como Moisés, o Senhor falou com Morôni “face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Êxodo 33:11).

Cristo quer ser seu amigo

Mas a essa altura você deve estar pensando: eu sou bem diferente de Morôni ou Moisés. Não sou profeta. Eles passaram por provações, mas puderam ver Deus e receberam várias revelações. Minha situação é muito diferente.

Bem, sua situação pode ser diferente, mas a verdade – que nunca muda – é que Deus ama você tanto quanto amava Morôni e Moisés – e esta disposto a te ajudar, como ajudou eles. Jesus Cristo disse algo que pode ser aplicado a você e a mim:

“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (João 15:14-15)

Em outras palavras Jesus Cristo quer ser seu melhor amigo. Ele quer desenvolver um relacionamento forte e caloroso contigo, mesmo que haja um véu separando nós Dele. É por isso que Morôni fez o seguinte convite pra nós:

“E agora vos exorto a que busqueis esse Jesus sobre quem os profetas e apóstolos escreveram, a fim de que a graça de Deus, o Pai, e também do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo, que dá testemunho deles, esteja e permaneça em vós eternamente” (Éter 12:41).

Em outras palavras – se buscarmos o Senhor, conforme os profetas ensinaram – e fazermos o que Jesus mandou fazermos – teremos a graça de Deus, Jesus e do Espírito Santo sobre nós eternamente. E o que seria essa graça?

A graça é “o poder capacitador de Deus, que possibilita aos homens e às mulheres alcançarem bênçãos nesta vida e a obterem a vida eterna e a exaltação após terem exercido fé, se arrependido e feito tudo ao seu alcance para guardar os mandamentos. Tal auxílio ou força divina vem pela misericórdia e o amor de Deus. Todo ser mortal necessita da graça divina, por causa da Queda de Adão e também por causa das fraquezas humanas.” (“Graça” Tópicos do Evangelho)

Assim sendo, a graça é um auxílio, um poder, uma força que vem pelo amor de Deus – manifestado no sacrífico de Jesus Cristo. Não é assim também que descreveríamos alguém digno de ser chamado amigo? Alguém disposto a fazer sacrifícios por nós – que esta presente, auxilia e á forças?

O que aprendi sobre Jesus Cristo com a vista de Élder Oaks

Seja (antes) um amigo

Mas você deve estar pensando algo como: isso é muito bonito para um discurso, mas na prática preciso de alguém aqui do meu lado agora – conversando, fazendo coisas legais e rindo. Sei que Deus me ama e que Jesus é meu amigo. Mas gostaria de ter amigos humanos, se é que me entende…

Bem, entendo. Embora Jesus Cristo seja nosso melhor amigo, e esteja sempre perto – mesmo que não o vejamos, todos queremos e precisamos de pessoas para nos dar carinho, atenção e incentivo. É geralmente através das pessoas que Deus atende as necessidades de Seu filhos.

Assim, o segredo para ter bons amigos é primeiro ser um bom amigo. Bons amigos, conforme o Elder Robert D. Halles definiu,

“são pessoas que fazem com que nos seja mais fácil viver o evangelho de Jesus Cristo” (HALES, Robert D., A Liahona Abril 2010, pg. 51).

Então, a primeira coisa que deve fazer é viver o Evangelho de Jesus Cristo mais plenamente que puder.

Se tivermos que escolher entre agradar as pessoas e ser leais ao Evangelho, o melhor é escolher ser leal – e ficar sozinho. O Presidente Thomas S. Monson disse que

“houve ocasiões em que não havia ninguém [com ele], portanto, fiquei realmente sozinho [na fidelidade ao Evangelho]. Quão grato sou por ter tomado bem antes a decisão de permanecer forte e fiel, estando sempre preparado e pronto para defender minha religião, caso surgisse a necessidade.” (“Ouse Ficar Sozinho”, Conferência Geral, outubro de 2011).

Contudo, quando somos fiéis ao Evangelho, o Senhor nos acrescenta talentos, bênçãos e, adivinhe, amigos! De fato, a medida que o tempo vai passando você verá que não está sozinho – e que existem pessoas que desejam estar perto e ser verdadeiros amigos.

Onde você encontrará bons amigos

A Igreja, o seminário e o instituto são ótimos lugares para fazer verdadeiras amizades. Esteja atento as pessoas que estão isoladas, que são tímidas ou que são novas na Igreja. Sorria e fique perto delas. Converse com elas. Procure assuntos em comum. Com o tempo, você estará mais confiante ao falar com as pessoas. Uma autoestima elevada acaba atraindo outras pessoas. É como o Senhor disse no Sermão da Montanha sobre a luz do mundo:

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)

O Élder Ronald A. Rasband disse:

“As amizades verdadeiras têm como base o amor de Deus e o compartilhar desse amor com os outros. (…) Para ter amigos com padrões elevados, que defendam a virtude e a bondade, que sejam fiéis aos convênios, vocês precisam ser esse tipo de pessoa.” (lds.org “Jovens”)

Relacionado:

https://mormonsud.net/para-refletir/solidao-e-midias-sociais/

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
A Família, perdoar
O que significa perdoar setenta vezes sete?
O perigo da Filosofia do Comunismo em nossos dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *