fbpx

Janelas Limpas e a Conferencia Geral Mórmon: Confiando em Deus

Templo da Filadélfia

lavando-janelas-225x300Nossa primeira casa era muita velha, ela tinha aquelas antigas janelas de madeira que abriam e fechavam para fora. Alguns dos puxadores estavam quebrados e as janelas não fechavam muito bem, para ficarem abertas era necessário colocar um pedaço de madeira entre elas e a parede. Os antigos donos da casa haviam tentado restaurar algumas das janelas, elas eram fortes e praticas, mas eram difíceis de se limpar.

Para conseguir realizar a limpeza apropriadamente, eu precisava desmontá-las e limpá-las separadamente. As que não eram possíveis serem desmontadas, necessitavam de uma grande escada para alcançar os pontos mais difíceis. Cada janela havia mais ou menos oito seções de vidros e a casa possuía quatorze janelas. Eram 112 vidros, mais o subir e descer de escadas, e claro, desmontar e montar as janelas depois de limpas. Meu corpo todo doía só de pensar.

Devo admitir que nos primeiros anos, eu não limpei muito bem as janelas. Talvez algumas passadas de pano rápidas de vez em quando na parte interna e um cuidado um pouco maior onde a sujeira era mais visível. Mas eu não podia suportar a ideia de fazer um serviço bem feito. E elas nem pareciam tão sujas assim. Afinal, eu ainda podia ver através delas. Por isso, adiei a tarefa a medida que os anos se passavam.

Então, algo maravilhoso aconteceu, a Conferencia Geral ficou disponível para se assistir via internet. A Conferencia Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acontece duas vezes por ano, é quando o profeta e seus apóstolos e outras autoridades gerais tem a oportunidade de falar para as pessoas. Os discursos são transmitidos ao vivo, e impressos na forma de revista depois que a Conferencia termina. Em plena era da internet, a igreja não perdeu tempo e embarcou na onda de publicar os discursos também online. Ainda recebíamos a versão imprensa para lermos e tomar notas, mas pensar na oportunidade de assistir ao vivo era realmente uma experiência nova e inesquecível.

Coincidentemente, foi no mesmo ano em que aquele fenômeno online aconteceu que me dei conta o quão suja minhas janelas haviam ficado. Eu ainda podia ver através delas, mas uma névoa cinza obstruía minha visão. Então, tive uma ideia. Eu podia ouvir as mensagens enquanto limpava as janelas. Eu cruzei a duração de cada discurso com cada sessão de limpeza, para ter certeza de que poderia escutar a Conferencia de qualquer lugar onde estivesse – dentro ou fora da casa – durante a limpeza.

Eu fiquei chocada o quanto as janelas haviam ficado sujas. Mesmo assim, eu coloquei minha confiança nas palavras do profeta e dos outros oradores para fortalecer minha decisão. Enquanto trabalhava, senti de que havia minha própria miniconferência acontecendo. Isto ajudou o tempo a passar mais rapidamente.

Levou vários dias até que houvesse limpado todas as janelas. Quando terminei, eu fiquei em lugar da casa da onde podia ver muitas delas. O sol entrava e neste momento eu percebi algo que nunca havia notado antes. O mundo lá fora parecia tão limpo como se eu não estivesse olhando através de vidro nenhum. O jardim do meu vizinho estava lindo, meu próprio gramado parecia vivo de tão verde, e a calçada brilhava – eu havia conseguido completar a tarefa.

Nos acostumamos com o pecado

Cristo-Cura-Betesda-mormonAlgumas vezes, desenvolvemos hábitos que não são tão bons para nós. Temos problemas com relacionamentos familiares, vícios que nos roubam tempo precioso e recursos, ou talvez tenhamos fraquezas que nos desviam de fazer melhor uso de nosso tempo ou de trilhar os caminhos de Deus. Todo mundo enfrenta situações assim de vez em quando. Reconhecemos aquilo que nos faz bem, mas desanimamos a frente do desafio de mudar. E assim como minhas janelas, o problema só piora com o tempo.

Começamos a Subestimar os Céus e o Futuro

Com o passar dos anos, eu realmente acreditava que minhas janelas estavam limpas o suficiente. Não podia ver o quão sujas realmente estavam. Eu me lembro que as vezes olhava para fora e pensava o quão triste o mundo era, não percebendo que isto era culpa da sujeira que impregnava minha visão. Minha vizinhança era linda, mas eu não podia mais vê-la. Quando estamos distraídos com nossas tentações ou pecados pessoas, nossa visão da eternidade é bloqueada. Chegamos até mesmo a duvidar das promessa do Salvador e nosso valor perante Ele. Nos perguntamos se poderemos ver com clareza novamente.

Nos Sentimos Assustados

Geralmente, quando estamos “no fundo do poço” é que somos forçados a enfrentar nossos problemas, e é ai que reside a perplexidade. Achamos que não podemos lidar com eles. Mas a alternativa – viver sob a pressão do pecado ou escravizado pelas tentações – é muito pior. Por sorte, isso frequentemente nos leva a nos ajoelharmos, quando parece que ninguém mais esta escutando. E é quando estamos ajoelhados que encontramos força para ficar de pé.

Percebemos que não podemos fazer tudo sozinhos

Ó Senhor, ouve a minha oração, inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua verdade, e segundo a tua justiça. (Salmos 143:1) Existem certas coisas que não podemos fazer sozinhos. Vencer um vicio pessoal é uma delas. Vimos isso muitas vezes nas escrituras, onde homens e mulheres de Deus se ajoelharem por auxilio. O próprio Cristo nos ensinou este padrão quando fez a grande oração intercessora em João capitulo 17. Este é um padrão estabelecido desde o inicio dos tempos. E para nossa sorte, é um padrão eterno – e ele não discrimina ninguém, não importando o tamanho do vicio, e quão frequentemente este tenha recaído sobre nós.

Permitas que o Salvador Ande ao Seu Lado

Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. (Salmos 43:3) Para mim, ouvir as palavras dos profetas modernos – palavras que ecoam o amor e o perdão do meu Salvador, Jesus Cristo, tem a oferecer – deu-me a coragem para enfrentar o desafio que eu não estava disposta no inicio. É verdade que ter janelas sujas não é nenhum crime contra o homem ou a natureza. Elas não me manterão longe de Deus. Mas elas eram algo que me incomodavam e eu não estava disposta a enfrentar sozinha. E eu não precisava, graças a tecnologia moderna. Mas, mais importante, eu pude ver o simbolismo neste evento semanal da Conferencia, os vícios em minha vida, para que eu tenha um coração espiritualmente limpo de novo.

A Tarefa Se Ilumina

Nosso Salvador nos aconselhoua Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30) Parece impossível que a tarefa de colocar sobre nos outro jugo – mesmo o do Salvador – poderia fazer o nosso próprio mais leve, mas é assim. Eu sei por mim mesma, a medida que ouço o conselho das autoridades gerais, minha mente se distraiu da tarefa que tinha a frente, e minha alma foi fortalecida. Com o tempo, as janelas estavam limpas e pude me regozijar com o resultado de meus esforços. Eu sei que isto é espiritualmente verdade também. Quando confiamos no Salvador, realmente confiamos Nele, somos fortalecidos pelo seu poder eterno de salvar e curar. Se voltar a Ele, nos dá a habilidade de ver os céus com mais clareza e saber que a gloria prometida é algo que vale a pena obter – simplesmente porque Ele nos ama o suficiente para nos ajudar em cada passo do caminho.

Olhos Espirituais Renovados

“Pois após muitas tribulações vêm as bênçãos. Portanto vem o dia em que sereis coroados de muita glória…” (D&C 58:4) Quando abrimos nossos corações ao Senhor, e permitimos que Ele caminhe conosco e nos cure enquanto caminhamos entre os desafios, nossos olhos são purificados novamente. Vemos mais claramente do que antes de permitir que o pecado e tentação corrompessem nosso espirito. Vemos além, mesmo os obstáculos passados, pois vemos como Deus vê. O que mais eu amo a respeito deste dom, é que ele esta disponível a todos nós, quantas vezes precisarmos. Na nossa nova casa, as janelas são muito mais faceia de limpar. Não toma muito de nosso tempo. Mas eu comecei uma tradição, quando ainda morávamos na antiga casa – limpamos as janelas com as autoridades gerais. Cada vez que faço, eu me alegro com os discursos da conferencia. E a cada vez, meu espirito é purificado muito mais do que as janelas jamais poderão ser.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre A Igreja de Jesus Cristo

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *