fbpx

5 Mitos Sobre a Prática do Perdão

casamento

É comum dizer que devemos perdoar e esquecer quando alguém nos ofende, mas a verdade é que o perdão é um pouco mais do que isso. Através de meus anos como terapeuta, trabalhei com muitos clientes que lutavam com o conceito de perdão (o que significa, como fazer, etc.). Quer seja com ofensas pequenas ou abuso severo, nós nem sempre entendemos a noção completa de perdão. Eu defino perdão como cessar de sentir ressentimento por alguém que nos ofendeu.

O perdão é bonito e pode curar corações e relacionamentos, mas penso que por vezes nós ainda não o compreendemos. Aqui estão alguns mitos comuns sobre perdão:

Mito: Perdão exige que esqueçamos

O ato de perdoar se trata de abandonar um rancor e liberar energia negativa, mas não necessariamente nunca pensar novamente sobre o que aconteceu. Particularmente com indivíduos que sofreram abuso, é impraticável (e nada saudável) esperar que eles esqueçam o que eles passaram. Também, nós aprendemos muitas vezes de nossas experiências, então por que nós iríamos querer esquecer as lições de vida que podem ter vindo de uma situação em que perdoamos alguém? Ocasionalmente pensar sobre o que aconteceu não significa reviver ou alimentar nosso ressentimento novamente; o que isso significa é que o incidente ainda pode estar em nossa memória, mas não mais nos primeiros planos de nossos corações e mentes.

Mito: Perdoar significa continuar o relacionamento

É possível perdoar alguém, abandonar aquela ferida, e não continuar seu relacionamento com ele (a). Por exemplo, no muito difícil e traumático caso de infidelidade, um homem pode escolher desistir da dor de sua esposa ter sido infiel enquanto também não continua o casamento (cada família e situação é diferente, e não estou necessariamente defendendo o divórcio!). Num nível cotidiano, mesmo se você não fez um rompimento claro emocionalmente com alguém, você ainda pode determinar limites e escolher não passar muito tempo com ele (a).

Mito: Perdoar significa não se sentir bravo ou magoado

Para parar de sentir ressentimento por alguém, você tem que primeiro sentir ressentimento! Terapeutas são achegados em dizer que devemos deixar nós mesmos experimentar aquelas emoções que naturalmente vem a nós– raiva, tristeza, etc. Se você se encontrar em uma situação onde quer eventualmente perdoar outra pessoa, primeiramente permita a si mesmo a realmente sentir o impacto do comportamento daquele indivíduo na sua personalidade. O único caminho por isso é através disso, e parte do perdão é processar esses sentimentos dolorosos.

Mito: Perdão deve acontecer imediatamente

Parece haver algo admirável a respeito daquelas pessoas que podem imediatamente esquecer dos erros dos outros. Embora seja bom aspirar ser assim, por favor entenda que não é a norma ser capaz de fazer isso. É um dom para poucos, mas para a maioria de nós, precisamos de tempo para perdoar outros que nos machucaram, não tem problema. Seja paciente consigo mesmo enquanto você trabalha para perdoar.

Mito: Perdão requer um pedido de desculpas

Um pedido de desculpas pode certamente ajudar trazer restituição e reconciliação, mas infelizmente nem sempre vem, e não é requerido para o perdão ocorrer. Eu tenho trabalhado com clientes em psicoterapia que estão abrigando mágoa por um membro da família que faleceu. Você não pode receber desculpas de alguém que morreu, mas você ainda pode conceder a si mesmo o dom do perdão para aliviar a dor.

Traduzido de 5 Myths About Forgiveness: Studio 5 de Dr. Julie Hanks, por Lucas Amon Castro

| Inspiração
Publicado por: Lucas Castro
Estudante, nascido em Curitiba, apaixonado por games e Senhor dos Anéis, adora a ciência e ama a sua fé. Está se preparando para sair em missão em 2016.
4 Dicas Para Pais Ajudarem Crianças a Evitar Pornografia
O que todo missionário Mórmon deve aprender sobre verdadeira...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *