fbpx

O Élder Ulisses Soares Aconselha Formandos Sobre Como Encontrar a Verdadeira Felicidade

Élder Ulisses Soares aconselha formandos sobre a verdadeira felicidade

Conselhos para os que se formaram ou vão se formar

“O caminho de ouro para a felicidade é um de altruísmo e de demonstração de amor, amor esse que se preocupa, se interessa e tem um tanto de caridade por toda alma vivente”, disse o Élder Ulisses Soares, da Presidênica dos Setenta, aos formandos da Universidade Brigham Young – Havaí, durante Colação de Grau no dia 8 de Junho.

Durante a Colação de Grau, os formandos, de 33 países, da BYU-Havaí, ganharam 343 diplomas de graduação, sendo 260 de bacharelado e 83 de tecnólogos. Como a BYU-Havaí é bem conhecida pelo grande número de estudantes internacionais, a graduação trouxe visitantes ao campus, assim como patrocinadores virtuais por meio de streaming online, para celebrar a conquista dos formandos.

No seu discurso principal, o Élder Soares compartilhou “os caminhos para a verdadeira felicidade na vida”.

“Quando damos uma olhada pelo mundo, é muito claro que as pessoas, em todo lugar, estão procurando por alguma coisa”, disse ele. “À sua própria maneira, o que eles estão realmente procurando é a felicidade”.

A verdadeira e duradoura felicidade, disse o líder da Igreja, é mais que um prazer temporário. Ele advertiu os ouvintes a não serem buscadores de prazeres, aqueles que tem gosto em comprar coisas, que buscam as honras e os louvores do mundo através de um comportamento inapropriado ou que focam em beleza e atração físicas.

Diferente da felicidade, o prazer é aquele que é prazeroso ou gratifica por um curto período de tempo. A felicidade, Élder Soares ensinou, é encontrado apenas no caminho reto que leva à vida eterna.

“Pesquisas recentes mostram que a felicidade não é o resultado de se pular de uma experiência para outra”, disse o Élder Soares. “Ao contrário, alcançar a felicidade geralmente envolve um esforço duradouro e contínuo por algo mais importante na vida. A felicidade é determinada pelos hábitos, pelo comportamento e pelos padrões de pensamento que podemos controlar direta e intencionalmente com nossas ações”.

Outros estudos sugerem que o fator mais importante para se alcançar a verdadeira felicidade está atualmente “sobre o controle pessoal”, disse ele.

O Élder Soares compartilhou cinco “caminhos para a felicidade” ensinados nas escrituras e pelos profetas e apóstolos modernos.

1. Virtude

“A virtude é um padrão de pensamento e de comportamento baseado em elevados padrões morais; ela engloba a castidade e a pureza moral que o qualificam previamente para entrar nos templos santos do Senhor”, disse o Élder Soares. “Pessoas virtuosas possuem uma dignidade serena e força interior. Elas são confiantes por que são dignas de receber o Espírito Santo e de serem guiadas por Ele. A virtude começa no coração e na mente, e é o acúmulo de milhares de pequenas decisões e ações diárias”.

2. Retidão

Compartilhando as palavras do Élder Richard G. Scott, o Élder Soares disse que a felicidade duradoura vem do “que você é, e não do que você tem”.

A felicidade verdadeira vem de um caráter íntegro construído de um padrão de decisões corretas e consistentes.

“Precisamos garantir que nossos pensamentos, nossas palavras e ações estejam nos elevando ao nível de divindade de nossos Pais Celestiais”, disse ele.

3. Fidelidade

“É fundamental que entendamos que o Senhor nos abençoa de acordo com nossa fé”, disse ele. “A fé é a fonte do viver com propósito divino e da perspectiva eterna. Fé é um princípio prático que inspira diligência. É uma força vital e viva que se manifesta em nossa atitude positiva e em nosso desejo de voluntariamente fazer tudo que Deus e Jesus Cristo nos pedem”.

A fé motiva as pessoas a pedirem orientação à Deus, e encoraja a pessoa a agir com confiança para alcançar as coisas pertinentes à Sua vontade.

“Queridos amigos, ao seguirem pelos seus caminhos, vocês passarão por um período de testes onde serão testados para ver se vocês farão tudo aquilo que o Senhor seu Deus exigir de você”, disse ele. “Isso faz parte da experiência da vida mortal. Isso exigirá que vocês perseverem com um fé firme em Cristo, sendo guiados pelo Espírito e confiando que o Senhor lhes providenciará em suas necessidades. Por favor, lembrem-se de que vocês precisarão se manter firmes e que vocês não podem vacilar na fé.”

“Ao fazerem isso, o Senhor aumentará a sua capacidade de sobrepujar os desafios da vida. Vocês serão capazes de controlar impulsos negativos, e desenvolverão a capacidade de vencer até aqueles que parecem ser obstáculos intransponíveis.”

4. Santidade

“A santidade está relacionada à perfeição espiritual e moral. Santidade indica pureza do coração e intenção de uma pessoa”, disse ele. “A pergunta é como podemos trabalhar a cada dia para nos alimentar espiritualmente a ponto de desenvolvermos este caráter divino?”

Esforçar-nos diariamente para o autodesenvolvimento, e fazer e cumprir com os convênios do templo, eleva a pessoa a viver além dos limites de seu poder e de sua perspectiva.

“O ponto chave desse caminho é que devemos ser cuidadosos em nosso desenvolvimento espiritual e em sermos moralmente puros”, disse ele.

5. Guardar os mandamentos de Deus

Por viver os mandamentos de Deus, a vida de uma pessoa será mais feliz, mais satisfatória e menos complicada, ensinou o líder.

Extraindo das palavras do Presidente Thomas S. Monson, o Élder Soares disse: “nossas dificuldades e nossos problemas [serão] mais fáceis de suportar, e receberemos [as] bênçãos prometidas [de Deus](1). O conhecimento que buscamos, as repostas pelas quais ansiamos e a força que desejamos hoje para enfrentar os desafios de um mundo complexo e inconstante podem ser nossos, se de boa vontade obedecermos aos mandamentos do Senhor.”(2)

John S. Tanner, presidente da BYU-Havaí, falou sobre um “currículo que é ainda mais importante que o currículo profissional”.

“Enquanto seu currículo profissional que celebramos hoje seja importante no mercado, e que valha à pena celebrá-lo e fortalecê-lo, não confundam sua importância temporal com a importância eterna do seu verdadeiro currículo”, disse o Presidente Tanner. “Nos currículos lidos no céu, a grandeza secular nunca [será] um substituto para a bondade pessoal”.

O Presidente Tanner aconselhou aos formandos que “ser bom é ser excelente”.

“Assim como seu currículo acadêmico lhes abrirá portas de oportunidades nessa vida, seu currículo verdadeiro abrirá os portais dos Céus, proporcionando uma maior alegria nessa vida, assim como bençãos, honras, graça e glória além de tudo que você possa imaginar na vida após a morte”.

Outros discursantes no evento incluíram Mark Woodruff, assistente do encarregado do Sistema Educacional da Igreja, e Jared Kib Lucenta, um formando. Kaitlyn Bourne, uma cantora, cantou a seleção de músicas.


O site LDS Church News é uma pubicação oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Seu conteúdo apoia as doutrinas, princípios e práticas da Igreja.

(1) “Guarda os Mandamentos”, Presidente Thomas S. Monson, A Liahona, Novembro de 2015.
(2) “A Obdeiência Traz Bênçãos”, Presidente Thomas S. Monson, A Liahona, Maio de 2013.

Notícia escrita por Marianne Holman Prescott  no Church News. Traduzido por Nathan Kutomi.

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *