fbpx

5 Símbolos de Jesus Cristo nas escrituras e o que eles significam

símbolos

Os símbolos possuem poder de transmitir verdades de maneira mais eficaz para pessoas espiritualmente preparadas. Deus frequentemente usa símbolos para nos ensinar verdades transcendentais, tal como a vida e missão do Senhor Jesus Cristo. Abaixo separamos 10 símbolos nas escrituras que indicam o Senhor Jesus Cristo.

1- Cristo é a Rocha

Jesus Cristo é a Rocha Eterna. Moisés disse:

“Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus. Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (Deuteronômio 32:3-4)

Assim Jesus Cristo é a Rocha por ser “Deus imutável” (D&C 20:17), reto (Salmos 92:15), firme e constante, “de “eternidade a eternidade” (Morôni 8:18), Ele “não pode andar por veredas tortuosas; nem se desvia daquilo que disse; nem há nele sombra de desviar-se da direita para a esquerda, ou seja, daquilo que é certo para aquilo que é errado; portanto, o seu caminho é um círculo eterno” (Alma 7:20).

Cristo é a rocha de nossa salvação (1 Samuel 2:2, Salmos 94:2). Ele é a Rocha que foi ferida e águas de salvação brotaram deste ferimento (Isaías 48:21). A Rocha é o Redentor (Salmos 78:35, 2 Néfi 4:30, 35).

Ele foi colocado como “rocha de escândalo às duas casas de Israel” (2 Néfi 18:14) – uma “pedra de tropeço” e “rocha de escândalo” (Romanos 9:33), porque o povo do convênio esqueceram da Rocha Eterna (Isaías 17:10). Entretanto, Ele veio “a ser o grande e o último e o único fundamento seguro” sobre qual alguém pode edificar sua salvação (Jacó 4:16).

É quando guardamos os mandamentos que edificamos sobre a Rocha de Cristo (3 Néfi 18:12-13, Mateus 7:24-25).

Helamã nos lembra que…

“…é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem, isso não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão.” (Helamã 5:12)

não fez

2- Cristo é o Pão que desce do Céu

O Salvador disse: “Eu sou o pão da vida” (João 6:48). O maná no deserto – uma especie de pão que milagrosamente descia do céu para alimentar a Casa de Israel na jornada do deserto, é um símbolo do Salvador Jesus Cristo. Entretanto, o maná não ttinha o condão de salvar espiritualmente. Jesus, pelo contrário – salva-nos de todas as formas – inclusive espiritualmente.

Falando aos judeus incredulos Ele disse:

“Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.” (João 6:49-51)

Quando partilhamos do sacramento, que contém o pão partido simbolizando sua carne, lembramos da ressurreição gloriosa que Ele proporcionou a todos nós. Graças a carne de Cristo podemos permanecer com Ele para sempre (João 6:56).

deuses

3- Cristo é o Cordeiro

O Cordeiro de Deus é o Filho do Pai Eterno e o Salvador do mundo (1 Néfi 13:40). Jesus Cristo é o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8, Moisés 7:47).

No passado, os cordeiros eram oferecidos como sacrifícios e holocaustos por ordem divina, como símbolo do sacrifício do Unigênito do Pai (Moisés 5:5-7). Na lei de Moisés os sacrifícios eram mais rígidos, pois o povo era mais obstinado. Porém a oferta também simbolizava o sacrifício de Cristo:

“Primeiro, assim como Cristo, o animal era escolhido e ungido pela imposição de mãos. (Tanto o título hebraico Messias como o título grego Cristo significam “o Ungido”.) Segundo, o sangue do animal tinha de ser derramado. Terceiro, ele não podia ter mácula, mas devia ser totalmente desprovido de defeitos físicos — ser completo, ileso, perfeito. Quarto, o sacrifício tinha que ser limpo e digno. Quinto, o sacrifício tinha que ser domesticado; isto é, não podia ser selvagem, mas dócil e útil ao homem. (Ver Levítico 1:2–3, 10; 22:21.) Sexto e sétimo, para o sacrifício original praticado por Adão e o sacrifício mais comum na lei de Moisés, o animal tinha de ser o primogênito e do sexo masculino. (Ver Êxodo 12:5; Levítico 1:3; 22:18–25.) Oitavo, o sacrifício de grãos tinha de ser moído e transformado em farinha e depois pães, o que nos faz lembrar do título de nosso Senhor de Pão da Vida. (Ver João 6:48.) Nono, as primícias que eram oferecidas nos lembram que Cristo seria o primeiro a ressuscitar. (Ver I Coríntios 15:20.) (Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Sacrifício”; Daniel H. Ludlow, editor, Encyclopedia of Mormonism, 5 volumes [1992], 3:1248 –1249.)

Cordeiro é, portanto, um dos nomes dados ao Salvador que indicam que Ele se ofereceu como sacrifício em nosso favor. Ele é “manso e humilde de coração” (Mateus 11:29) e voluntariamente se entregou como um cordeiro (Isaías 53:7) para um sacrifício vicário de enormes proporções – que tirou os pecados do mundo (João 1:29).

Salvador orando no Getsêmani - nossas orações podem ser como as orações do Salvador

4- Cristo é a Serpente

Embora Satanás seja representado algumas vezes como a serpente, Jesus Cristo é a serpente que nos salva.

Todos os profetas falaram de Cristo como nossa Salvador, aquele que nos curo e redime. Um exemplo frequentemente citado nas escrituras é tirado da ocasião que os filhos de Israel foram picados por serpentes venenosas e estavam todos contaminados, a ponto de morrer, porém

“…um símbolo foi levantado no deserto, a fim de que todo aquele que o olhasse, vivesse. E muitos olharam e viveram. Poucos, porém, compreenderam o significado daquelas coisas; e isso devido à dureza de seu coração. Mas houve muitos tão obstinados, que nem quiseram olhar e, portanto, pereceram. Ora, a razão pela qual não queriam olhar era que não acreditavam que isso os curaria.

Ó meus irmãos, se pudésseis ser curados simplesmente olhando ao redor para serdes curados, não o faríeis rapidamente? Ou preferiríeis endurecer o coração na incredulidade e ser negligentes, recusando-vos a olhar ao redor, e assim perecer?

Se assim for, a desgraça cairá sobre vós; mas se não for, então olhai ao redor e começai a acreditar no Filho de Deus, que ele virá para remir seu povo e que ele sofrerá e morrerá para expiar os pecados deles; e que ele se levantará dos mortos, proporcionando-nos a ressurreição; que todos os homens comparecerão diante dele, a fim de serem julgados no último dia, o dia do juízo final, segundo suas obras.” (Alma 33:19-22)

ala

5- Cristo é a Árvore da Vida

Jesus Cristo é a Árvore da Vida. No Sonho de Leí a Árvore da Vida produz “imensa alegria” e salvação. (1 Néfi 8:12). Néfi aprendeu que essa árvore é um símbolo do amor de Deus (1 Néfi 11:22). Esse fruto é “mais desejável que qualquer outro fruto”. Prová-lo é ser santificado.

Jesus Cristo também é a “videira verdadeira” (João 15:1). Sobre isso, Ele ensinou:

“Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:2-8)

Bênção de se compreender os Símbolos

Existem ainda muitos outros símbolos de Cristo nas escrituras. Ele é o Leão, Ele é o Cristo é o Fundamento, Ele é a Palavra, Ele é a Estrela da Alva, etc. Por meio de estudo diligente podemos aprender mais sobre esses símbolos – e como transmitem verdades preciosas e que nos conduzem a salvação eterna.

Os símbolos são como as parábolas de Cristo (inclusive as parábolas são um tipo de simbolismo do evangelho):

“E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas [ou seja, por que não fala claramente – e utilizas símbolos]?

Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.” (Mateus 13:10-13)

Assim, quando aprendemos os significados dos símbolos no evangelho nossa compreensão aumenta, nossa determinação se amplia e nossa resolução de sermos fiéis é magnificada.

Relacionado:

O que significa dizer que a Expiação de Jesus Cristo foi infinita?

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
declaração
Termo ‘Mórmon’ já era — declaração sobre o nome da Igreja
YouTubers
Conheça os YouTubers mórmons que estão mudando a forma de falar...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *