fbpx

Amanhã será a Segunda Vinda!

Cristo de Vermelho na Segunda VindaO Presidente Joseph Fielding Smith, que serviu como Presidente da Igreja nos anos 70, costuma dizer:

“Perguntaram-me se eu sabia quando o Senhor viria. Respondi: Sim. E respondo agora: Sei quando ele virá. Virá amanhã. Temos a palavra dele. Permiti-me que a leia:

“Eis que o tempo presente se chama hoje até a vinda do Filho do Homem e, em verdade, é um dia de sacrifício e um dia para o dízimo de meu povo; pois aquele que paga o dízimo não será queimado na sua vinda.” (Ai esta um sermão suficiente sobre o dízimo.) Porque depois de hoje vem a queima — falando à maneira do Senhor — pois, em verdade eu digo, que amanhã todos os soberbos e os que praticam iniquidade serão como o restolho; e queimá-los-ei, pois sou o Senhor dos Exércitos, e não pouparei quem permanecer em Babilônia.” (D&C 64:23-24)” [1]

A abordagem foi enfatizada também pelo Elder Dallin H. Oaks:

“E se esse dia [do encontro com Deus] fosse amanhã? Se soubéssemos que íamos encontrar o Senhor amanhã — devido a uma morte prematura ou por causa de Sua vinda inesperada —, o que faríamos hoje? Que confissões faríamos? O que deixaríamos de fazer? Que problemas de relacionamento teríamos que solucionar? A quem perdoaríamos? Que testemunhos íamos prestar?

Se faríamos essas coisas nessa ocasião, por que não agora? Por que não buscar a paz enquanto podemos encontrá-la?” [2]

É evidente que o Presidente Smith e o Elder Oaks queriam ensinar o princípio de que devemos estar preparados para a iminente Vinda de Jesus Cristo. Mas o próprio Senhor disse a respeito de seu advento: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe; não, nem os anjos de Deus no céu, mas unicamente meu Pai.” (JS Mateus 1:40).

Embora não possamos precisar especificamente quando o Salvador voltará – e todas as previsões de falsos profetas quanto a isso se mostraram falhas – podemos saber que Sua Volta esta próxima, ou na linguagem das escrituras “às portas” (Mateus 24:33). E adquirimos tal conhecimento devido aos sinais de Sua Vinda. “Aprendei, pois, esta parábola da figueira”, disse o Salvador, “Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão.” (Mateus 24:32). Assim como podemos saber a proximidade do verão pelos sinais na vegetação e clima, podemos saber a proximidade da Segunda Vinda, devido aos muitos sinais que Ele nos deu.

Fizemos uma lista dos sinais em outra postagem, confira aqui.

Esses sinais não devem nos alarmar, mas nos confortar – O Senhor esta no controle. A proximidade da Vinda Dele não atemoriza os santos, mas os conforta. Afinal, quando Ele voltar, a Terra se transformará em um lugar de paz, com glória paradisíaca (Regras de Fé 10).

Se estivermos preparados não temeremos (D&C 38:30). O Presidente Gordon B. Hinckley, falando no contexto das calamidades preditas para os últimos dias, que são parte dos sinais da Segunda Vinda, disse:

“Devemos viver de modo a podermos invocar o Senhor pedindo Sua proteção e orientação. Essa é uma prioridade essencial. Não podemos esperar Sua ajuda se não estivermos dispostos a cumprir Seus mandamentos.(…)

Sabemos, é claro, que a chuva cai tanto sobre justos quanto sobre injustos (ver Mateus 5:45). Mas mesmo que os justos morram, eles não estão perdidos, mas, sim, salvos pela Expiação do Redentor. Paulo escreveu aos romanos: “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos” (Romanos 14:8).

Por três quartos de século nosso povo tem sido aconselhado e incentivado a fazer esses preparativos a fim de garantir a sobrevivência, caso haja uma calamidade. Podemos reservar um pouco de água, alimentos básicos, medicamentos e roupas para manter-nos aquecidos. Devemos ter um pouco de dinheiro reservado para os dias difíceis.

Mas o que eu estou dizendo não deve provocar uma corrida aos supermercados ou coisa semelhante. Não estou dizendo nada que já não venha sendo declarado há muito tempo.

(…)

Tenho fé, meus queridos irmãos, que o Senhor nos abençoará, cuidará de nós e nos ajudará, se formos obedientes à Sua luz, Seu evangelho e Seus mandamentos. Ele é nosso Pai e nosso Deus, e nós somos Seus filhos, e precisamos merecer em todos os aspectos o Seu amor e cuidado.” [3]

Devido a nossa preparação seremos capazes de ansiar pela volta do Messias e de recebê-lo quando voltar. O sentimento de urgência não nos paralisará, atemorizará ou nos tornará mais frenéticos. Para nós, sua volta poderá se dar amanhã – e isso nos encherá de paz e alegria.

__________

NOTAS

[1] “Sinais que precedem a Segunda Vinda”, Doutrinas de Salvação, Volume 3, pg. 1

[2] “Como preparar-nos para Segunda Vinda”, Conferência geral de abril de 2004.

[3] “Se Estiverdes Preparados, Não Temereis”, Conferência Geral Outubro de 2005

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Você já assistiu "Missão Cumprida" da página Oficial "Jovens SUD"?
7 Dicas para Aproveitar ao Máximo a Conferência Geral

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *