fbpx

2º Pergunta da Alma: O que Jesus Cristo espera de Mim? – Livro de Mórmon tem a resposta!

O Livro de Mórmon – Outro Testamento de Jesus Cristo, é um livro de escrituras sagradas. O Presidente Ezra Taft Benson disse que o Livro de Mórmon “responde as grandes perguntas da alma” (“Inundar a Terra com o Livro de Mórmon”, A Liahona, Janeiro de 1989, pg. 3). Neste mês de março, como parte da campanha do Dia do Livro de Mórmon, o mormonsud.net irá publicar uma série de artigos sobre as “perguntas da alma” – cujo as respostas estão no Livro de Mórmon.

 

Jesus2° – O que Jesus Cristo Espera de mim?

Como o Livro de Mórmon é um Testamento de Jesus Cristo é evidente de que ele fala de Cristo, prega sobre Cristo e profetiza de Cristo (2 Néfi 25:26). Em média, a cada dois versículos encontramos um título de Cristo (Senhor, Salvador, Messias, Jesus Cristo, etc.). Então não é difícil aprender o que Cristo nos pede. De fato, o livro contém um relato da visita que o Salvador fez na Antiga América. Suas palavras naquela ocasião são válidas para nós também.

Jesus Cristo, o Salvador do mundo realizou muito por nós. Mas para aceitarmos plenamente seu sacrifício – e sermso salvos, precisamos fazer nossa parte.  Jacó, um antigo profeta explicou o que Cristo fez por nós – e o que nós precisamos fazer:

E [Cristo] vem ao mundo para salvar todos os homens, se eles derem ouvidos à sua voz; pois eis que ele sofre as dores dos homens, sim, as dores de toda criatura vivente, tanto homens como mulheres e crianças, que pertencem à família de Adão.

E ele sofre isto para que todos os homens ressuscitem, para que todos compareçam diante dele no grande dia do julgamento.

E ordena a todos os homens que se arrependam e sejam batizados em seu nome, tendo perfeita fé no Santo de Israel, pois do contrário não poderão ser salvos no reino de Deus.

E se não se arrependerem, não acreditarem em seu nome, não forem batizados em seu nome nem perseverarem até o fim, serão condenados, pois o Senhor Deus, o Santo de Israel, disse-o.

Nesta passagem aprendemos que Jesus Cristo veio ao mundo para sofrer por nós – para que ressuscitaremos e pudéssemos comparecer limpos no dia do julgamento. Ele nos ordenou que ouvíssemos sua voz, nos arrependêssemos,  fôssemos batizados e tivéssemos perfeita fé Nele.

Jesus Cristo espera que O conheçamos e O sigamos. Ele indagou:

(…) que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou. (3 Néfi 27:27)

Ser como Cristo exige que guardemos seus mandamentos. Seu primeiro pedido ao povo foi:

Levantai-vos e aproximai-vos de mim (…) a fim de que saibais que eu sou o Deus de Israel e o Deus de toda a Terra e fui morto pelos pecados do mundo. (3 Néfi 11:14)

Então a primeira coisa que Ele nos pede é para se aproximar Dele, conhecê-lo – ter fé de que Ele é o Deus que foi morto pelos pecados do mundo. Depois disso, Ele pede que sigamos seu exemplo. Ele nos pede que mudemos ou nos arrependamos (Helamã 5:29). Ele foi batizado “para cumprir toda justiça” (2 Néfi 31:5) – e nos disse:

Bem-aventurados sois vós, se derdes ouvidos às palavras destes doze que escolhi dentre vós para exercer o ministério junto a vós e ser vossos servos; e a eles dei poder para batizar-vos com água; e após haverdes sido batizados com água, eis que eu vos batizarei com fogo e com o Espírito Santo; portanto, bem-aventurados sois se crerdes em mim e fordes batizados depois de me haverdes visto e de saberdes que eu sou. (3 Néfi 12:1)

Depois de sermos batizados e recebermos o Espírito Santo precisamos  “prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna.” (2 Néfi 31:20)

Ao prosseguirmos com firmeza nosso discipulado se fortificará de modo que seremos aperfeiçoados em Cristo, negaremos toda iniquidade, amaremos a Deus com todo poder, mente e força – então, faremos jus à graça de Cristo – e seremos santificados por Ele (Morôni 10:32).

O Livro de Mórmon nos ajuda a saber o que Cristo espera em cada momento de nossa vida. Para um adolescente cheio ode perguntas as palavras de Cristo contidas no Livro de Mórmon serão um guia para achar respostas. Para uma mãe com desafios na criação dos filhos, o Livro poderá dar consolo e orientação. Para um chefe de família preocupado em sustentar e presidir um lar o Livro possui conselhos.

O livro contém – e esses são os desejos de Cristo para conosco – advertências contra o materialismo (Alma 5:53), fala sobre como agir em caso de conflitos e guerras (Alma 50-62), fala do perigo de artimanhas sacerdotais (2 Néfi 26:29) e combinações secretas (Éter 12:19), nos insta a sermos fervorosos, esperançosos e caridosos (Alma 7:24) – diz que devemos devolver aquilo que pegamos emprestado (Mosias 4:28), que devemos amar nossos inimigos (3 Néfi 12:44) e que devemos dar esmolas (3 Néfi 13:1). Ensina que devemos pedir revelação (3 Néfi 27:29) e perseverar até o fim (3 Néfi 15:9).

Além disso, o Espírito Santo pode, através da leitura atenta do Livro de Mórmon, revelar ao sincero leitor, mais do que aparentemente se vê. Afinal, o Livro contém princípios eternos que, extraídos das histórias e ensinamentos, se aplicam a uma diversidade de situações. Uma passagem que você considerou corriqueira em determinado momento de sua vida – pode se tornar muito significativa em outro.

Há pessoas que tomaram grandes decisões na vida baseadas nos ensinamentos de Cristo que estão no Livro de Mórmon. Um rapaz contou que ao ler a história de Amon e seus irmãos (Alma 17-23) sentiu que deveria fazer uma missão de tempo integral. Uma mãe ponderou os ensinamentos em Helamã 5:6 e decidiu que nome daria a seus filhos – para que os ajudasse a lembrar quem eram. Uma irmã idosa regozijou-se saber que Cristo a amava e tinha um plano para ela.

O grande segredo parece ser a atenção e diligencia que dedicamos a este livro inspirado. Podemos descobrir o que Cristo deseja de nós dia-a-dia, se o lermos com cuidado.

| Livro de Mórmon
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Opor-se às Divergências com Tolerância
Palavras do Profeta sobre o Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *